Um dia você vai estar no lugar onde sempre trabalhou para chegar

Um dia você vai estar no lugar onde sempre trabalhou para chegar

Quando a gente resolve se dedicar a uma nova atividade, muitas vezes caímos na armadilha de querer já saber tudo de uma vez e ser o melhor no assunto. Isso faz com que a gente se cobre por coisas, que só o tempo de aprender e a experiência nos trarão.

Por isso, não tenha medo de tentar. Com certeza a primeira vez não será das melhores, mas acredite quanto mais você praticar, melhor ficará. O grande segredo é entender a importância de passar por cada etapa, expandir a mente aos poucos e conhecer cada parte do caminho, devagar e… SEMPRE, com persistência e resiliência.

Tem uma frase que diz que todo atleta FAIXA PRETA, uma vez foi FAIXA BRANCA. Treine, se dedique e curta o processo que seu sucesso virá.

E se você trabalhar pontualmente, repetidamente, infalivelmente tudo o que você visualizou e depende de você, acontecerá.

Mesmo não sendo ligado ao futebol, você deve conhecer o famoso jogador português Cristiano Ronaldo. Cristiano saiu da vida simples na ilha de Madeira, onde morava com sua modesta família, para um dos maiores e mais bem pagos jogadores do Real Madrid.

Mas não foi apenas mentalizando que Cristiano chegou no topo da carreira. Um conjunto de aspectos levou Cristiano Ronaldo ao posto de melhor jogador do mundo, além da sua extraordinária vontade de vencer, que pode ser considerada o motor que move a “máquina”.

Quando o Real Madrid fez a festa no Santiago Bernabéu depois de ganhar a Uefa Champions League, o locutor do estádio disse algo que sintetiza tudo o que ele representa: “e agora aquele para quem não há limites, Cristiano Ronaldo”. Na cabeça dele, não há limites, tudo é possível, e isso faz com que ele todos os dias trabalhe mais e mais para atingir algo que não existe. Esse é o grande combustível dele, a ambição.

No livro “CR7 – Os segredos da máquina”, o jornalista Luis Miguel Pereira cita que “quando ele olha para o espelho, ele só se vê. Não se compara com ninguém, ele não quer ser igual ao Maradona, ao Pelé. Ele teve ídolos na infância, como o Luis Figo, mas não quer ser o melhor do mundo, e sim o melhor da história”.

E não é só isso, o jogador também tem 10 coisas que você também pode usar para se inspirar:

1. A FALTA DE CONDIÇÕES NÃO É UMA DESCULPA: Cristiano Ronaldo nunca teve muito dinheiro quando jovem. Os seus pais eram pobres e ele nem sempre tinha comida no jantar. Por isso, era muito mais magro do que os seus colegas de time. Os treinadores do Nacional, o seu segundo clube da carreira, por vezes ofereciam-lhe sopa ou sanduíche no final do treino, pois sabiam que ele muitas vezes não tinha jantar em casa. Mas nem essa falta de condições impediu, desde muito novo, de sonhar em ser algo mais na sua vida de jogador. Ele passava horas e horas jogando futebol sozinho.

E eu te pergunto: que desculpa você te contado para não fazer o que precisa ser feito pelo teu sucesso pessoal?

2. ARRISQUE: Com apenas 11 anos, Cristiano Ronaldo saiu do Nacional da Madeira para iniciar a sua carreira no Sporting. Essa mudança fez com que ele ficasse longe da família durante grande parte do ano. Em entrevistas, Cristiano confessou que chorava “quase todos os dias” e que ligava sempre para a sua mãe no final do dia. No entanto, alguns anos depois, ele realçou que essa mudança muito precoce ensinou-o a crescer enquanto profissional, amadurecendo mais rápido do que os seus colegas de time. Estude as mudanças necessárias, monte o plano, e arrisque.

E você, quanto tem arriscado conscientemente, de modo planejado, mas inovando, mudando tremendamente alguma coisa no seu dia a dia, que você sabe que vai trazer uma vida melhor?

3. EVOLUA SEMPRE: Cristiano Ronaldo tem sido um enorme exemplo de adaptação constante às novas exigências do futebol. Nos seus primeiros anos de carreira, o jogador português era muito magro e bastante limitado em recursos técnicos. Para evoluir como jogador, Ronaldo começou a treinar sozinho, fazendo abdominais e flexões, de forma a conseguir ficar mais forte fisicamente. Além disso, durante toda a sua carreira de jogador foi aperfeiçoando a sua forma de jogar. Deixou de jogar como lateral, passando a centro-avante, pois ele sabia que se quisesse ser um dos melhores do mundo, teria de fazer mais gols. Como diz o provérbio chinês, assim como as plantas, se você não está EVOLUINDO, está REGREDINDO. Imagine que a vida é como uma esteira rolante, e você caminha nela no sentido inverso. Se você para de caminhar (crescer, evoluir), pass a andar para trás junto com a esteira. Para alcançar o SUCESSO, precisa andar mais rápido do que a velocidade da esteira (o MUNDO).

Olhado para os últimos 30 dias, você está evoluindo ou regredindo?

4. TENHA OBJETIVOS BEM TRAÇADOS: Desde muito novo, Cristiano Ronaldo afirmava: “Vou ser o melhor jogador do mundo”. Esta mentalidade é transcendente a todos os esportistas bem sucedidos do planeta. Com apenas 15 anos, Ronaldo fez o seu primeiro treino com o time principal do Sporting e, como seria de esperar, o jogador deu o seu máximo, lutando sempre pela disputa da bola com os seus colegas de time. Ter as nossas metas bem presentes no nosso dia a dia, ajuda a sermos melhores profissionais no futuro.

Já bati muito nessa tecla: quais são os teus objetivos? Eles são claros? Você já prendeu eles no espelho do banheiro, para ter certeza de mantê-los firmes na mente todos os dias?

5. A PRESSÃO FAZ PARTE DA SUA VIDA: Cada vez que Cristiano Ronaldo toca na bola, em um campeonato como a Eurocopa, ele é extremamente vaiado, com o objetivo de provocar o jogador. Apesar de esse tipo de atitude derrubar muito jogador, para Cristiano Ronaldo isso é algo que “faz parte da vida de qualquer jogador”, e ele precisa saber lidar com isso. Utilize os obstáculos da vida e as pessoas que tentam te derrubar diariamente como forma de aprendizado. Quando você consegue ultrapassar o sentimento ruim provocado por estas atitudes, você se tornou mais forte e mais capacitado para vôos mais altos.

Quanto você tem treinado a tua resiliência? Ou você tem fugido das pessoas que te estressam ou te causam “mal estar”? Tem uma frase muito bacana que diz: “aprende a sentar na mesma mesa com Judas, sem que te roube a paz”. Quando for capaz de fazer isso, as estrelas serão o limite!

6. TRABALHE MAIS DO QUE OS OUTROS: Cristiano Ronaldo é conhecido por ficar mais tempo do que os outros treinando. Mesmo o próprio Felipão, com fama de técnico mega exigente, fez uma descrição bem interessante: “Cristiano é muito simples, muito tranquilo, sempre sorridente. Aquela pessoa que faz falta em um time, que está sempre pronto pra ajudar. É simples, humilde e participativo sempre. No futebol, é o sujeito que está sempre inventando. Quanto mais treina, mais pede para treinar. Não está satisfeito nunca”. Esta vontade de ficar trabalhando depois da hora “normal” não é uma novidade na vida de Ronaldo. Desde muito novo, ele ficava mais tempo na academia trabalhando para ficar mais forte do que os seus adversários. Quando o treino terminava, ele também ficava cobrando lances livres, de forma a aperfeiçoar os lances de bola parada. Esta capacidade de trabalhar além daquilo que é obrigatório, foi o que tornou Cristiano Ronaldo um dos melhores jogadores do mundo. Talvez os resultados demorem alguns meses para aparecer, mas quando vierem, serão em doses acima do normal. Pense que o trabalhar a mais hoje, é como juros acumulados de um investimento para receber no futuro… relativamente próximo.

E você, faz o estilo funcionário “reloginho” (nem um minuto a mais, nem um minuto a menos), ou resolveu repensar esse negócio de FAZER MAIS?

7. FOQUE NAQUILO QUE PRETENDE SER: O foco de Cristiano na carreira de jogador de futebol é a sua marca. O foco é determinante para você conseguir ter mais sucesso na sua vida. Concentrar-se em ser extraordinário naquilo que está fazendo é determinante. Algumas pessoas cometem o erro de “atirar para todos os lados”, fazendo várias coisas diferentes ao mesmo tempo, quando, se tivessem focado em UMA COISA DE CADA VEZ, no mesmo espaço de tempo, teriam muito mais resultados. Se você pensa em abrir uma loja de roupas, uma fábrica de roupas e uma distribuidora de roupas, escale o sonho de modo organizado: comece por uma coisa, construa, fortaleça, parta para a segunda, construa, fortaleça, crie processos e deixe funcionando “redondo”, e então parta para a próxima.

Você sabe o que quer SER?

8. MOMENTOS NÃO BONS TAMBÉM ACONTECEM: Apesar de todo o sucesso conseguido, Cristiano Ronaldo já teve momentos ruins na sua carreira. Quando ainda era novo, o jogador chegou a ficar suspenso por por alguns jogos no Sporting, por responder de forma arrogante ao treinador. Ainda no Real de Madrid, Ronaldo chegou a ficar algumas semanas sem fazer grandes exibições, o que rendeu muitas críticas por partes dos jornalistas e torcedores. Em todas estas situações, a resposta de Ronaldo foi sempre a mesma: “Vou continuar a trabalhar e sei que os bons momentos irão retornar”.

Quantas vezes você já desistiu nesse ano de alguma coisa importante por que coisas ruins aconteceram? Que tal ressignificar? Repete comigo: TUDO ACONTECE POR UMA RAZÃO E PROPÓSITO, E ISSO ME SERVE POSITIVAMENTE. Aceite, e continue. Não precisa entender hoje, um dia a resposta aparece.

9. DISCIPLINA: Alguém que atinja o patamar que atingiu Cristiano Ronaldo, precisa ser extremamente disciplinado. Faz tempo que um jogador precisava apenas de “talento”. Hoje em dia, é necessário certo sacrifício e força de vontade. Há alguns anos, o Jornal AS contou que Cristiano chegou a fazer 3 mil abdominais por dia, de forma a ganhar mais força. Recentemente, os atletas do Real Madrid ficaram espantados ao entrar no quarto do jogador em dia de jogo e verem-no fazendo abdominais e assistindo televisão ao mesmo tempo. Além de se tornar um jogador melhor, esta atitude tem valido a Ronaldo alguns milhões extras nas suas campanhas publicitárias. Ninguém obriga o Cristiano a ser tão disciplinado. Ele tem apenas a obrigação de ir aos treinos, comparecer nos jogos e fazer boas exibições nos jogos pelo Real Madrid. Mas ele quer mais e sabe que isso poderá fazer a diferença.

Aí te pergunto: quão disciplinado você tem sido?

10. NINGUÉM CHEGA AO TOPO POR ACASO: Como você deve ter percebido, Cristiano Ronaldo trabalhou sempre desde muito cedo para chegar ao topo do futebol. Contudo, não podemos esquecer que este percurso demorou vários anos. Desde a sua saída para o Sporting, com apenas 11 anos, até aos dias de hoje, com 32 anos, foram 21 anos de muito trabalho e dedicação diária. Por nenhum momento, Ronaldo pôde relaxar: ele sabia que todos os dias eram importantes para atingir o seu objetivo, que era chegar ao título de número um. Chegar ao topo nunca é algo que acontece por acaso, mas sim a recompensa de um trabalho constante e de uma vontade de vencer inabalável.

Agora, entende uma coisa: você não precisa de 21 anos para chegar onde quer chegar. Mas também não será em 1 mês. Por esse motivo, não importe o que acontecer, curta a estrada, aproveite o caminho, seja feliz todos os dias, e quanto você chegar lá, parabéns, construa outro objetivo e continue caminhando, crescendo, sendo a sua melhor versão.

PS: Cristiano Ronaldo nasceu em 05 de Fevereiro de 1985. #ParabensCristianoRonaldo

#saiDaMedia

Quer transformar tua vida?
Receba as próximas atualizações direto teu e-mail, e participe gratuitamente de sorteios semanais de livros. ?? LIVRE DE SPAM.

Comentarios

About The Author

Empreendedor em série, graduado em Administração de Empresas, cursou Técnico em Processamento de Dados na UFRGS e Engenharia Elétrica na PUCRS. Atua no mercado de Datacenter/Cloud desde 1998. Fundou a WeBrasil, HostNet e Cyberweb, atualmente controladora da KingHost - provedor de hospedagem de sites com 60 mil clientes. Em 2012, criou a Giga Internet, provedor de internet wireless que atende 15 cidades no Rio Grande do Sul. Em 2016, começou o projeto Riqueza Sem Limites, com visão de exportar inspiração e conhecimento de alto nível para além das fronteiras Brasileiras. Atualmente dedica 50% do tempo para estudar assuntos ligados à neurociência, psicologia comportamental e biohacking.

Related Posts

Leia o post anterior:
Muito ocupado é um mito. As pessoas criam tempo para o que é mais importante.

O Stephen King disse "Esteja muito ocupado vivendo, ou esteja muito ocupado morrendo". Outros falam que não fazem o que...

Fechar
rsl2016mmi