Ser positivo significa que você não permite que pensamentos negativos controlem a tua vida

Ser positivo significa que você não permite que pensamentos negativos controlem a tua vida

Comece o dia treinando a mente para ver as partes boas de cada situação.

Ter a mentalidade positiva não é simplesmente esperar que o melhor aconteça, mas que tudo que acontecer será o melhor para aquele momento. Percebe como invertendo a ordem dos fatores, a vida fica mais fácil?

Aconteceu algo ruim com você hoje? E se daqui a um ano você descobrir que graças a esse evento, você teve ganhos enormes? Quantas vezes isso já aconteceu com você? Ou então, já pensou que algo que aconteceu de ruim, poderia ter uma extensão muito pior?

Agradeça. Agradeça por tudo o que te acontece, sejam situações aparentemente boas, ou aparentemente ruins. Quando você coloca os acontecimentos em um contexto maior, todos viram algo positivo, desde que você seja o Capitão do seu navio.

Note que isso só acontece quando você tem o controle da direção da tua vida. Quando você não coloca a “culpa” dos acontecimentos, nos outros ou nas circunstâncias. Quando você assume que a responsabilidade pelos acontecimentos é 100% sua, tudo pode ser considerado benéfico em prol de um bem maior.

Pode demorar 1 semana; pode demorar 1 mês; pode demorar 1 ano, e até 10 anos para você entender que devido às decisões que tomou, algo aconteceu, e com base nisso novas decisões foram tomadas e você chegou onde chegou. Talvez seja onde você queria chegar, talvez seja próximo, e talvez seja um caminho completamente diferente.

É verdade também que somos baseados por um “termostato de sucesso”. Somos controlados por crenças particulares, que podem nos limitar. Já pensou por que algumas pessoas tem constantes altos e baixos na vida? Igual um ar-condicionado… o termostato está regulado para 25 graus, então o compressor trabalha para chegar em 27 graus, então ele para, a temperatura começa a cair, e quando a temperatura chega em 23 graus, ele liga novamente. Você consegue perceber que a oscilação da temperatura é entre 23 e 26 graus, com média em 25?

Nossa mente também trabalha assim, somos movidos por um termostato interno, que precisa ser atualizado se queremos crescer constantemente. Crescemos no trabalho ou financeiramente até um nível e então, fazemos um erro catastrófico que nos derruba, então começamos novamente em um nível mais baixo até subir novamente… e assim sucessivamente. Isso acontece por que eventualmente temos uma crença de “não merecimento”, seja por uma atitude desonesta, ou porque não nos permitimos ter mais sucesso que os nossos pais, ou porque o que fazemos, está em desacordo com nossos valores originais, ou porque temos medo do que pode vir depois. Já pensou que você pode querer ser MILIONÁRIO, mas não está realmente capacitado para lidar com R$ 1.000.000,00 em sua conta bancária? Percebe que querer é uma coisa, e o que o nosso cérebro entende como “estou realmente capacitado para isso”, é quem realmente vai decidir se esse dinheiro vai crescer, ou se ele vai ser usado em um mau negócio.

Outro exemplo é quando você consegue atingir um padrão de vida, com casa, carro novo, mas incrivelmente, o carro começa a estragar, ou você se acidenta com ele, enfim, coisas ruins começam a acontecer sem um motivo aparente. Isso também é auto-sabotagem. Uma falta de atenção, um descuido, um esquecimento… foi a auto-sabotagem fazendo cair a temperatura do nosso termômetro.

E como se corrige isso? Quebrando crenças, estudando educação financeira, fazendo uma imersão interna para nos colocar na situação desejada e buscando qualquer sentimento que possa agir contra essa realidade imaginada. Se qualquer sentimento negativo vier à tona, é isso que precisa ser re-escrito. Essa re-escrita pode ser por meio de uma terapia cognitivo comportamental, por uma técnica de programação neuro-linguística, ou pela mentalização de uma frase contrária.

O primeiro passo é duvidar da verdade da crença. Existe no mundo, que você conheça, que contraria essa “verdade”? Se sim, então essa crença não é uma verdade, e pode ser re-escrita imediatamente, sob pena de te manter preso ao termostato atual.

Por exemplo: “eu não devo ter mais sucesso do que os meus pais”, pode ser re-escrito para “eu posso, e eu mereço ter mais sucesso do que os meus pais”.

Outro exemplo é quando você tem um relativo sucesso, ms agindo desonestamente, em desacordo com seus valores internos. A tendência é que a auto-sabotagem irá fazer com que más decisões sejam tomadas, levando à baixar o termostato para um “nível aceitável” de merecimento frente à quebra de valores próprios. A melhor forma de corrigir este item é agir sempre honestamente.

Para finalizar, leve para o seu dia a dia, 5 ítens importantes para viver a vida mais positivamente, com uma mente blindada para eventos negativos:

1) Se for criticar, CALE-SE.
2) Se for reclamar das circunstâncias, dê uma SUGESTÃO DE MELHORIA.
3) Se for buscar culpados, busque uma SOLUÇÃO.
4) Se for se fazer de vítima, faça-se de VENCEDOR.
5) Se for justificar os seus erros, APRENDA com eles.

Nós somos responsáveis por TUDO que nos acontece: os eventos BONS e os NÃO BONS. Nós tomamos as decisões que nos levaram a estar naquele momento, naquele local, com aquelas pessoas. Ninguém mais. Pode ser um pouco difícil entender essa “lei” de responsabilidade, mas perceba que somente assim é que você consegue levar a sua vida para um patamar realmente desejado. Depender das circunstâncias, e dos outros, é deixar um barco à deriva, e barcos à deriva dificilmente dão a volta ao mundo em 50 dias.

#saiDaMedia

Quer transformar tua vida?
Receba as próximas atualizações direto teu e-mail, e participe gratuitamente de sorteios semanais de livros. ?? LIVRE DE SPAM.

Comentarios

About The Author

Empreendedor em série, graduado em Administração de Empresas, cursou Técnico em Processamento de Dados na UFRGS e Engenharia Elétrica na PUCRS. Atua no mercado de Datacenter/Cloud desde 1998. Fundou a WeBrasil, HostNet e Cyberweb, atualmente controladora da KingHost - provedor de hospedagem de sites com 60 mil clientes. Em 2012, criou a Giga Internet, provedor de internet wireless que atende 15 cidades no Rio Grande do Sul. Em 2016, começou o projeto Riqueza Sem Limites, com visão de exportar inspiração e conhecimento de alto nível para além das fronteiras Brasileiras. Atualmente dedica 50% do tempo para estudar assuntos ligados à neurociência, psicologia comportamental e biohacking.

Related Posts

Leia o post anterior:
Não é o mais inteligente que tem sucesso, mas o mais persistente

"Sem saber que não podia, ele foi lá e fez" ~Jean Cocteau É desse modo que acontecem algumas inovações. A...

Fechar
rsl2016mmi