Se hoje você pode fazer com pouco, amanhã poderá com muito!

Se hoje você pode fazer com pouco, amanhã poderá com muito

“Não há nenhum problema em ser pequeno. Você pode fazer coisas incrivelmente grandes com um pequeno time” ~Jason Fried

O que o Jason quer dizer é que antes de ser um grande investidor, Warren Buffett foi pequeno. Antes de ser um grande empresário, Bill Gates começou pequeno. Antes de ser um grande ator, Sylvester Stallone foi um ator mediano. Antes de ser um grande empresário, Flávio Augusto gastava 2 horas por dia para se deslocar para o trabalho, de ônibus.

Grande ou pequeno, o tamanho apenas amplifica o que somos. Se quer saber o que uma pessoa é de verdade, dê poder a ela, e então descobrirá. Dê mais dinheiro para uma pessoa sem inteligência financeira, e ela vai dar um jeito de torrar tudo. Dê mais dinheiro para uma pessoa com inteligência financeira, e ela vai dobrar o valor recebido em pouco tempo.

Tem uma história, a Parábola dos Talentos, que ilustra a história de um homem, provavelmente rico, que se ausentando de seu país, chama alguns de seus servos e lhes dá talentos (peça de ouro) para que administrem enquanto estiver fora. Cada um desses homens recebeu uma quantidade. Esse senhor, depois de muito tempo, volta e resolve acertar contas com os três homens que estavam incumbidos de administrar suas riquezas. Dois deles administraram muito bem, porém, aquele que recebeu menos foi duramente criticado e punido, pois não fez aquele talento que recebeu render durante todo aquele tempo – pelo contrário, com medo de perdê-lo ou ser roubado, ele enterrou e nada fez.

A mensagem que fica dessa parábola, “sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei”, relaciona-se com a gestão inteligente dos teus recursos. Se não pode com uma certa quantia, muito menos poderás com a responsabilidade de uma fortuna. Se não pode com mil reais, não poderás com um milhão. Se hoje você não administra o pouco que você tem, amanhã não pode administrar o quanto desejas.

Aqui está uma máxima da energia do dinheiro: ninguém recebe mais do que pode gerenciar, e se isso acontece, o próprio ciclo natural de autossabotagem se encarrega de restabelecer o curso natural das coisas, transferindo os excessos para quem de fato possa administrar. Note que não se trata de merecimento, mas de capacidade de administrar uma quantia maior do que você é habituado. Em outras palavras, se não pode com o pequeno, nunca poderá com o grande.

A consolidação do sucesso sempre será do menor para o maior, de menos, para mais. Bill Gates disse: “se você não aproveitar as pequenas oportunidades, nunca estará preparado para as grandes”. É simples assim: hoje, se não pode com a vida que você tem, amanhã não será possível com a vida que tu sonhas.

A boa administração faz a diferença. Na verdade, o que conta é como você gerencia o seu dinheiro hoje. Hoje, as tuas receitas podem ser pequenas, mas se você não sabe como gerir, não chegará a lugar nenhum. O dinheiro nas tuas mãos sempre terá duas opções: ser gasto ou ser investido. Só uma dessas opções vai te trazer a verdadeira liberdade financeira.

O futuro milionário é o melhor gestor hoje.

Os escravos modernos não carregam correntes, eles vestem roupas de marca, tem carros importados caríssimos, usam rolex falsificado, e devem para os cartões, para os bancos, para os amigos… e para os que já foram amigos um dia.

PS rápido para gerenciar o dinheiro:

⓵ Se você é empresário, profissional liberal ou vive de comissão, estabeleça um valor X que será seu salário mensal.
⓶ Separe 10 a 30% do valor líquido (depois de pagar os impostos) que será imediatamente investido mensalmente em um fundo de investimentos, em tesouro direto, imóveis ou terrenos.
⓷ Separe 5 a 10% do valor líquido (depois de pagar os impostos) para doar e ajudar aos outros (se você é contra, comece a entender que esse é um modelo mental de abundância)
⓸ Separe 10% do valor líquido (depois de pagar os impostos) para investir em estudos, viagens e pagamento de dívidas
⓹ Separe 10% do valor líquido (depois de pagar os impostos) para gastar com a família ou diversão, sem dor na consciência.
⓺ Separe 10% do valor líquido (depois de pagar os impostos) para investir na sua casa ou carro.
⓻ Com o restante, pague as contas.
⓼ O que sobrar, invista.

PS2: NÃO faça compras parceladas, principalmente se tiver juros. O fato de uma parcela caber na sua renda mensal, não significa que aquela compra é realmente necessária. Ela está reduzindo o teu potencial de investimento.

PS3: O valor investido não é para “emergências”, mas com foco no teu projeto d liberdade financeira.

PS4: Se hoje não dá para aplicar essa fórmula, você precisa achar um jeito, seja ganhando mais, ou gastando menos. O importante, acima de tudo, é investir pelo menos 10% da sua renda mensalmente, e se dar o prazer de gastar 10% com diversão ou lazer pessoal e familiar. Esses são dois pilares extremamente importantes, que reforçam o sucesso desse sistema.

Esta é uma fórmula que você pode começar a usar hoje. Independente da tua renda, o mais importante é formar o HÁBITO de INVESTIR. Pessoas pobres geralmente gastam tudo o que tem e o que sobra, se sobra, investem. Pessoas ricas investem primeiro e gastam o que sobra. Futuros milionários dividem a renda em partes definidas para investimentos, viagens, lazer, gastos pessoais, despesas, doações, necessidades, e investem tudo o que sobra.

Você pode se perguntar… pra que isso? Calma, esse modelo não vai transformar você em um sovina chato de galocha. Vai colocar limites nos gastos e formar uma bela poupança para… tua liberdade financeira.

A liberdade financeira é alcançada no dia em que você tem uma renda totalmente passiva (de juros ou imóveis), e pode se dar o luxo de não trabalhar (ou trabalhar no que realmente gosta, sem se preocupar com salário).

Digamos que o teu objetivo para renda passiva seja 10 mil reais. Para essa renda, seria necessário hoje, descontada a inflação, e considerando um rendimento real anual de 5% ao ano (conservador), uma poupança de R$ 2,4 milhões de reais.

Se você já tem esse valor aplicado, parabéns, você já é um milionário recebedor de uma renda passiva de R$ 10 mil reais mensais. Se ainda não tem, precisa rever seus conceitos.

#saiDaMedia

Quer transformar tua vida?
Receba as próximas atualizações direto teu e-mail, e participe gratuitamente de sorteios semanais de livros. ?? LIVRE DE SPAM.

Comentarios

About The Author

Empreendedor em série, graduado em Administração de Empresas, cursou Técnico em Processamento de Dados na UFRGS e Engenharia Elétrica na PUCRS. Atua no mercado de Datacenter/Cloud desde 1998. Fundou a WeBrasil, HostNet e Cyberweb, atualmente controladora da KingHost - provedor de hospedagem de sites com 60 mil clientes. Em 2012, criou a Giga Internet, provedor de internet wireless que atende 15 cidades no Rio Grande do Sul. Em 2016, começou o projeto Riqueza Sem Limites, com visão de exportar inspiração e conhecimento de alto nível para além das fronteiras Brasileiras. Atualmente dedica 50% do tempo para estudar assuntos ligados à neurociência, psicologia comportamental e biohacking.

Related Posts

Leia o post anterior:
Repita: eu quero, eu posso, eu mereço!

A confiança em si mesmo é a chave do sucesso! O reconhecimento dos seus próprios talentos e a utilização deles...

Fechar
rsl2016mmi