Quando o conhecimento cresce, novas oportunidades aparecem

Quando o conhecimento cresce, novas oportunidades aparecem

“A educação formal vai te dar o suficiente para viver. A auto-educação, vai te dar uma fortuna” ~Jim Rohn

Há algum tempo, percebo que a educação formal não nos ensina talvez as matérias mais importantes para a nossa vida, e para o nosso sucesso. Felizmente, algumas pessoas aprendem essas matérias com seus pais. Infelizmente, nem todos tem pais com este conhecimento, ou a disponibilidade para ensiná-lo.

Eu falo da educação financeira: aprender a comprar o que quer, apenas depois de juntar o dinheiro suficiente para isso, ou ao menos calcular o real custo de um parcelamento, e dar mais valor para o nosso dinheiro, fazendo-o crescer, investindo com o objetivo de viver verdadeiramente, a partir dos juros do nosso esforço de anos de trabalho.

Tem uma frase que diz algo do tipo… coma pão com ovo por poucos anos, para que possa comer caviar por todos os outros. Eu não sou a favor de comer pão com ovo, nem gosto da caviar, mas o sentido é o seguinte: consumir o mínimo necessário, investir com inteligência (investir em educação financeira também é um investimento, viu!) e então passe o restante da vida com uma renda extra, passiva, proveniente dos seus investimentos, sem se preocupar com os altos e baixos da economia. Meu objetivo hoje não é dar uma aula de investimentos, mas se você busca um investimento que renda seguramente 5 a 6% anuais acima da inflação, procure pelo Tesouro Direto indexado pelo IPCA + 6% (os % variam de acordo com o dia em que você compra o título).

Outro ponto que deveríamos aprender, é a arte dos relacionamentos: como nos relacionarmos com as outras pessoas com empatia, com segurança; como negociar; como pensar; um framework do sucesso – a busca de soluções ao invés da reclamação ou comiseração.

Inteligência emocional: não adianta ter dinheiro, sucesso, sem inteligência emocional para gerir os anteriores. A emoção é o oposto da razão: decisões tomadas baseadas na emoção, tem grandes chances de se tornarem más decisões. Decisões tomadas racionalmente, tem a tendência a serem mais assertivas. Eu já citei a fonte dessa “regra” em um post antigo, então… você pode fazer o teste se quiser ver se eu estou certo. Não aceite tudo o que eu digo como uma verdade: teste para ver se funciona para você, e então tire suas conclusões.

Mas o principal assunto que eu quero falar hoje, é sobre as duas maneiras que você pode auto-aprender, que é através dos LIVROS, e dos FILMES. Eu já falei de alguns LIVROS, que agem no nosso lado esquerdo do cérebro, o lado racional. Hoje vou falar de alguns FILMES, que agem no nosso lado emocional, modificando a maneira como sentimos o mundo ao nosso redor. Após citar cada filme, vou dar um breve relato do porque você deve assistí-lo. E se você já assistiu, veja de novo, com novos olhos.

? À PROCURA DA FELICIDADE (2006): Um filme estrelado por Will Smith, que interpreta a história real de Chris Gardner, um empresário que viveu uma trágica história, passou a viver nas ruas com seu filho, até se tornar proprietário de uma empresa de investimento e um dos homens mais ricos dos EUA.

?? POR QUE ASSISTIR? “Não importa de onde você vem, quais são suas decisões determinam o seu destino.” – o filme mostra apenas um fragmento da vida de Gardner. Ele termina onde Chris consegue um emprego como corretor. Quero enfatizar que para conhecer a história completa, você deve ler o livro “À Procura da Felicidade”, onde ele conta sobre todos os detalhes e como o que aconteceu depois que ele começou seu próprio império)

? JOBS (2013): O empresário mais importante da história moderna. Um filme estrelado por Ashton Kutcher, narra a vida e obra de Steve Jobs. O começo, meio, queda e ressurgimento da Apple.

?? POR QUE ASSISTIR? Ao contrário do que a maioria do mundo pensa, os empreendedores são seres humanos comuns, eles não são super-heróis. É sua vontade indomável e uma enorme paixão que leva ao sucesso. Este filme mostra o processo de crescimento de uma das maiores marcas na história dos negócios. O filme deixa duas lições valiosas: o poder de uma idéia pode mudar o mundo; para chegar ao topo você tem que pensar de forma diferente.

? O LOBO DE WALL STREET (2013): O filme conta a história do corretor Jordan Belfort, estrelado por Leonardo DiCaprio. Mostra de maneira extraordinária os efeitos negativos da ambição desenfreada e excessos que o “sucesso” podem levar a uma pessoa desequilibrada.

?? POR QUE ASSISTIR? A paixão é impressionante de Belfort e a segurança em si mesmo e no seu trabalho. Há inúmeras razões pelas quais esse filme é perfeito para empresários, ensinando a vender, ter segurança como os principais líderes, e extrair o talento das pessoas com quem você trabalha.

? PIRATAS DO VALE DO SILÍCIO (1999): Bill Gates e Steve Jobs mudaram o mundo para sempre. Como Jobs diria: “você pode concordar ou discordar com eles, mas tudo o que você pode fazer é ignorá-los”.

?? POR QUE ASSISTIR? O objetivo real de um empreendedor deveria ser mudar o mundo uma ideia. Este filme mostra os primórdios do homem mais rico do mundo (Bill Gates) e as decisões que levaram Jobs a conquistar o sucesso depois de ser demitido da empresa que ele fundou.

? JOY: O NOME DO SUCESSO (2015): Estrelado por Jennifer Lawrence, o filme mostra a história real de uma dona de casa que luta até o fim para proteger uma idéia que mudaria para sempre sua vida e sua família.

?? POR QUE ASSISTIR? O mundo precisa de pessoas que defendem seus ideais e sonhos bravamente. A conquista mais importante é o que você faz de si mesmo. Se você acha que pode, você andou somente até a metade.

? PODER ALÉM DA VIDA (2006): Um filme inspirado em fatos reais que conta a história de um ginasta olímpico dos EUA, que enfrenta um acidente antes das competições para as quais ele trabalhou toda a sua vida. Um mentor misterioso, lhe permite tornar-se a melhor versão de si mesmo e explorar o seu potencial. Mesmo depois de os médicos lhe disseram que ele nunca voltaria a andar.

?? POR QUE ASSISTIR? Este filme tem uma filosofia focada em excelência e um forte foco no cumprimento dos nossos sonhos. Você vai rever que a chave da felicidade está no caminho e não nos resultados.

? WALL STREET – PODER E COBIÇA (1987): Gordon Gekko, estrelando o lendário Michael Douglas, se tornou um dos personagens mais odiados da história do cinema, quando ele tomou a frase imortalidade “ganância é bom”. O filme centra-se em decisões ilegais e antiéticas feitas por Bud Fox, jogado pelo polêmico Charlie Sheen vindo a se tornar um milionário sem escrúpulos como Gekko, um bandido corporativo.

?? POR QUE ASSISTIR? Não confunda ambição com ganância. Dinheiro não irá torná-lo rico. É o que você faz com o dinheiro que te faz alguém bem sucedido financeiramente. Você pode chegar ao cume, ser honesto e fiel aos seus princípios, você pode levar alguns anos, mas as recompensas irão valer o tempo.

? ROCKY: Uma das mais belas obras de superação do cinema. Sylvester Stallone escreveu e estrelou esta história de Rocky Balboa, um homem que luta contra Apollo Creed, sem qualquer chance de ganhar, para ser o campeão dos pesos pesados.

?? POR QUE ASSISTIR? Embora o mundo diga que você nunca vai ter a oportunidade de ser bem sucedido, você continua aí, lutando. O espírito competitivo e sua fome de sucesso irão sim levá-lo muito longe. Eu também fiz um post sobre a história do Sylvester Stallone. A própria história dele é uma história de superação e persistência, onde ele lutou bravamente não só para que Hollywood produzisse o seu filme, mas também para ele interpretar o Rocky.

? FORREST GUMP (1994): Você é um daqueles que pensam que existem coisas impossíveis de alcançar, então deve assistir este filme. Estrelando o lendário Tom Hanks, conta a história de um jovem a quem o mundo classificou como “bocó”. Um filme que exemplifica perfeitamente que tudo o que você quer, você pode conseguir. Tudo que você precisa é de um desejo ardente de realizar os seus sonhos, e a capacidade para buscá-los.

?? POR QUE ASSISTIR? É comum as pessoas desistirem e “jogar a toalha” após uma falha. Na sequência, o sucesso pertence àqueles que são persistentes e resistentes às falhas. Àqueles que não se importam com as falhas, mas com os resultados. Falha ou sucesso, erro ou acerto, tudo são resultados. Alguns bons, outros ruins. O objetivo deve ser melhorar os resultados bons e corrigir os ruins. Imparável. Essa é a palavra que deveria te qualificar. Neste filme, você vai encontrar as respostas para essas perguntas que afligem sua mente e fazer você desistir de tempos em tempos.

? O PRESENTE (2007): Jason é um jovem irresponsável nunca trabalhou e torra o dinheiro do avô bilionário de qualquer maneira. Após a morte do avô, ele tem que cumprir um ritual com 12 tarefas que irão transformar a forma que ele e você vêem a vida, o dinheiro, o trabalho, e a caridade.

?? POR QUE ASSISTIR? O filme trabalha 12 presentes que nos trazem a viver “no presente”, com gratidão: o presente do TRABALHO, do DINHEIRO, do AMIGO (o de verdade, não aqueles que te abandonam quando descobrem que você perdeu tudo), do CONHECIMENTO (a chave que abre todas as portas), dos PROBLEMAS (afinal, todos tem, até os ricos), da FAMíLIA (não dá para escolher outra né, e nem todas são “perfeitas”), da RISADA (rir é o melhor remédio), dos SONHOS (qual o seu maior sonho hoje?), da DOAÇÃO (a maior forma de abundância), da GRATIDÃO (agradeça o que você tem HOJE), do DIA (o melhor dia da minha vida), do AMOR (o dom Supremo).

Alguns estão disponíveis no NETFLIX, outros no YOUTUBE, e outros talvez você encontre para compra em algum site. O importante é que cada um vai impactar os teus sentimentos de perseverança, força, coragem, vitória e ação!

#saiDaMedia

BOA TERÇA!

Quer transformar tua vida?
Receba as próximas atualizações direto teu e-mail, e participe gratuitamente de sorteios semanais de livros. ?? LIVRE DE SPAM.

Comentarios

Leia o post anterior:
Ser positivo significa que você não permite que pensamentos negativos controlem a tua vida

Comece o dia treinando a mente para ver as partes boas de cada situação. Ter a mentalidade positiva não é...

Fechar
rsl2016mmi