O problema não é o problema, mas a tua atitude em relação a ele

O problema não é o problema, mas a tua atitude em relação a ele

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente. Quem sobrevive é o mais disposto à mudança.” – Charles Darwin

Vou usar como introdução, uma “piada”, que infelizmente acontece de verdade. É a comparação do jeito dos Japoneses, com os Latinos.

Mindset Japonês: se alguém pode fazer, significa que eu também posso fazer. Se ninguém pode fazer, significa que que eu devo ser o primeiro a conseguir.

Mindset Latino: se alguém pode fazer, então que essa pessoa o faça. Se ninguém pode fazer, por que tenho que ser eu?

A parte triste é que isso se aplica ao nosso dia a dia, por exemplo, para juntar o lixo do chão em nosso ambiente de trabalho, em casa ou ainda, na rua. Muitos pensam assim: se ninguém faz, porque eu faria? O que o fato de viver em um ambiente mais limpo e organizado vai nos trazer de mal?

E como assim como acontece com esse pequeno exemplo, é na vida, nas tarefas maiores. Essa é a mentalidade do profissional acomodado, que acha que, por não ser da sua responsabilidade, certas coisas que podem ser realizadas ou facilitadas por ele, não precisam ser feitas.

Problemas são a razão de vivermos. Vivemos para resolver problemas, pois eles que nos fazem crescer. Pense nisso: não é o mar calmo que faz um marinheiro ser melhor. São as tempestades, os furacões e o mar revolto. Na nossa vida, isso é representado pelos problemas, pelas dificuldades. Quem vem de baixo, talvez ainda não saiba até onde pode chegar, mas sabe o quanto já percorreu. E tudo que foi conquistado uma vez, pode facilmente ser conquistado duas, e três, e quatro… quantas forem necessárias para o aprimoramento pessoal.

Não estou fazendo apologia à dificuldade, mas quero dizer que uma vez que você encara os problemas de frente, em uma atitude de coragem (coragem é a resistência ao medo, o domínio do medo, e não a ausência do medo ~Mark Twain), essa etapa foi cumprida. Como um jogo: isso você já sabe superar, e se precisar passar novamente por essa fase, já sabe como sair.

Por outro lado, evitar os problemas, o desafio, o enfrentamento, buscar a vida mansa, não faz de ninguém uma pessoa melhor. Desafios motivam as pessoas a serem mais, a se desenvolver, a criar, inventar o impossível. Walt Disney dizia que é divertido fazer o impossível, porque lá a concorrência é menor.

Atitude é a concretização de uma intenção ou propósito. É ação.

Frente à um problema, você tem cinco opções:

1) Dormir (fugir): quantas vezes você já teve sono durante o dia, quando se preparava para começar a resolver um problema ou um projeto grandioso? Cuidado, isso é auto sabotagem.

2) Evitar o confronto (fugir): o famoso “amanhã eu faço”. Picasso dizia: “apenas deixe para amanhã o que você está disposto a morrer tendo deixado de fazer”. Ou seja, se é importante, faça hoje. #FaçaHoje

3) Buscar outra coisa para fazer (fugir): o famoso “achei outra coisa mais importante”. Ok, mas cuidado para não viver encontrando outras coisas mais importantes. A família é importante? Sim! Estudar é importante? Sim! O trabalho é importante? Sim! E os problemas também devem ser tratados para que não cresçam em proporções maiores. #EncareDeFrente

4) Enfrentar e falhar: como diz o provérbio japonês: caia 7 vezes e levante 8. Não considere as falhas, fracassos. São coisas ainda não terminadas. Thomas Edison disse que “muitas das falhas da vida, ocorrem quando não percebemos o quão próximos estávamos do sucesso na hora em que desistimos”. #Persitência

5) Enfrentar até acertar: minha preferida. A famosa tentativa e erro, famosa nas áreas Tecnológicas. Não resolveu? Ajuste, mude o formato e tente novamente. Recebeu um não? Mude o discurso e tente novamente. Bônus: leia o livro AS ARMAS DA PERSUASÃO, do Robert Cialdini, para se comunicar melhor, e também para não cair nas armadilhas comerciais que estão espalhadas por aí.

E se o problema for trabalho? Eu fiz uma breve pesquisa, vou citar aqui, 35 idéias de negócios que você pode começar na sua região, com pouco investimento. Não vou aprofundar no COMO ou QUANTO, essa parte você vai precisar estudar e pesquisar. Muitos deles, podem ser anunciados nos sites fiverrbrasil.com.br, getninjas.com.br ou freelancer.workana.com – outros, podem ser anunciados no olx.com.br também. Você escolhe com qual se identifica, pesquisa e constrói uma solução com atitude realizadora.

1) Assistente Virtual (trabalhe para alguém, como um assistente, de casa mesmo)
2) Comprador pessoal (especialista em compras)
3) Organizador pessoal (especialista em organização)
4) Tradutor de textos
5) Detetive de infidelidades
6) Cliente oculto
7) Mensagens em bicicleta
8) Distribuição de panfletos e folders de porta em porta
9) Escola de artes marciais (se você tiver os requisitos)
10) Escola de Yoga e Meditação
11) Massoterapia
12) Restaurante de comida de verdade, saudável
13) Cozinha para venda de quentinhas
14) Foodtruck
15) Aulas particulares de inglês, alemão ou francês
16) Escola de futebol para crianças
17) Hotel de pets
18) Spa para pets
19) Passeador de cães
20) Adestrador de pets
21) Cemitério de pets
22) Petshop (acessórios e ração)
23) Loja de roupas e acessórios para bebês
24) Loja de produtos ecológicos e naturais
25) Fabricação e venda de bolsas ecológicas
26) Fabricação e venda de velas aromáticas
27) Organização de casamentos
28) Organização de festas de 15 anos
29) Cerimonialista de casamentos
30) Cerimonialista de festas de 15 anos
31) Corte de cabelo a domicílio
32) Chef por um dia em domicílio
33) Assador de churrasco em domicílio
34) Cuidador de adultos ou idosos
35) Revenda de semi jóias

Lembrando que são apenas idéias de negócios, não me responsabilizo pelo sucesso ou fracasso, e sugiro que você aprenda tudo que puder sobre o que vai fazer, afim de conquistar a confiança do público e ter autoridade quando for vender o teu produto ou serviço.

Para que dê tudo certo, seguem 8 hábitos para o sucesso:

1) Leia livros relevantes todos os dias, pelo menos 1 hora.
2) Foque no mais importante e faça uma tarefa por vez. Só comece a próxima depois de terminar a atual.
3) Faz da tua saúde, uma prioridade.
4) Aprende com as pessoas que você mais admira.
5) Tire as últimas horas do dia para planejar o dia de amanhã
6) Cole sua lista de metas na porta do banheiro, de modo que você releia elas todos os dias e mantenha clareza dos teus objetivos e datas que espera atingi-los.
7) Deu medo? Vai com medo mesmo! Aja apesar do medo. O medo é apenas uma projeção de que no futuro algo pode dar errado. Se der errado, vir aprendizado. Se der certo, vira experiência de sucesso. Se você não fizer, vira oportunidade perdida.
8) Tenha um porque poderoso – um propósito, uma coisa que te faça sair da cadeira para fazer a diferença no mundo, algo que te dê orgulho e que você queria deixar de legado para os teus descendentes.
9) #saiDaMedia: “Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum.” ~Jim Rohn

Quer transformar tua vida?
Receba as próximas atualizações direto teu e-mail, e participe gratuitamente de sorteios semanais de livros. ?? LIVRE DE SPAM.

Comentarios

Leia o post anterior:
Você se torna aquilo em que pensa na maior parte do tempo

"Todos os seus sonhos podem se tornar realidade se você tiver coragem para persegui-los." ~Walt Disney "Como um homem pensa...

Fechar
rsl2016mmi