Não tenha inveja. Tenha inspiração!

Não tenha inveja. Tenha inspiração!

Não é errado ser ambicioso. Errado é não viver a vida que você merece.

O Flávio Augusto, uma das atuais referências Brasileiras de empresário de sucesso, recentemente contou uma história sobre ambição.

A história se passa no primeiro dia de aula em uma escola nos EUA, onde logo na entrada, havia uma placa eletrônica que, a cada dia, apresentava avisos importantes, buscando estabelecer um canal de comunicação instantânea com os pais e alunos da escola.

Naquele dia a mensagem dizia:

Welcome back [bem-vindo de volta]
Be ambitious [seja ambicioso]

As duas frases apareciam, uma de cada vez, de forma alternada, sendo lidas por cada pai e cada aluno que entrava na escola naquele primeiro dia de aula.

O próprio Flávio propôs uma reflexão: o que aconteceria se isso acontecesse em uma escola no Brasil?

Que tipo de pessoa essa forma de construção de mentalidade (mindset) acaba gerando?

Se você fosse impactado desde cedo, com palavras positivas em sua escola: seja ambicioso; seja forte; seja corajoso; erre, corrija rápido, aprenda e continue, que pessoa você seria?

Ambição é uma palavra de origem latina (na França), tem como significado original, UM FORTE E SINCERO DESEJO DE REALIZAÇÃO OU DISTINÇÃO. Na história da palavra, com o passar do tempo, o termo foi associado à um sentido pejorativo, de algo excessivo, tendo sido também agrupado com sentido de orgulho e vaidade, ficando muito próximo da ganância.

Eu gostaria de separar a AMBIÇÃO da GANÂNCIA. Ambas compartilham alguns sinônimos, mas é aqui que mora a grande diferença: “Ganância, desejo exacerbado de ter ou de receber mais do que os outros”.

O ambicioso tem um forte desejo de crescer, de fazer mais, de alcançar mais, de fazer a diferença, geralmente, com foco coletivo: ele quer o melhor para ele, e que impacte também um todo um coletivo. O ganancioso quer tudo para ele, sem intenção de compartilhar.

Eu não sei porque, no Brasil parece que ambição e ganância são coisas iguais. E talvez isso acabe matando a possibilidade de termos MAIS PESSOAS RICAS (de dinheiro mesmo) entre a população. Talvez por isso, tenhamos uma grande desigualdade social. Se mais pessoas tiverem a crença de que a AMBIÇÃO é uma mola propulsora para aprendermos, criarmos, inventarmos, fazermos e termos mais, então teremos mais pessoas bem sucedidas, com menos crenças negativas, que acabam mais controlando a desigualdade, do que criando riqueza. Quando mais pessoas entenderem que SER RICO não é “feio”, nem pecado, menos desigualdade social e cultural nós teremos.

O controle que eu falo, se dá da mesma maneira como sempre aconteceu na história da humanidade: alguns poucos que possuem as informações, guardam para si – e usam de técnicas para que os outros não as possuam, evitando assim, que possam tomar-lhes o posto. Já viu isso em alguma empresa? E como seria se as “fórmulas secretas” fossem compartilhadas? Quantas pessoas mais, será que poderiam ajudar a melhorar o conhecimento existente? Como seria se mais pessoas ambiciosas por crescer, se desenvolver, criar, inventar, compartilhar, saíssem das suas caixas e tivessem uma visão ampliada de que TUDO É POSSÍVEL, basta COMEÇAR?

Lembra da história do mastermind, que eu escrevi outro dia? É justamente o compartilhamento de idéias e soluções para que mais pessoas possam crescer, aprender, se auto-desenvolver.

Que conhecimento você tem evitado compartilhar para manter o seu “status”?

Decida ser AMBICIOSO, ou AMBICIOSA, sem julgamentos, sem malícia, sem pré-conceito. Tenha ambição em todos os aspectos da sua vida: tenha ambição por saúde, por uma vida com mais qualidade, por uma cidade melhor, por um país melhor, por um mundo melhor, por mais conhecimento, por mais sabedoria, por suas paixões, pelo seu trabalho, pelos seus amibos, pelos seus relacionamentos e por MAIS DINHEIRO, sim!

Tudo aquilo que você INVEJA nos outros, você afasta de si mesmo. Você gera um sentimento NEGATIVO, com reações hormonais negativas. É como falar para o seu cérebro: isso é ruim, isso é ruim, isso é ruim… daí o que ele faz quando você tem a possibilidade de alcançar aquilo que INVEJA? Ele sabota, inconscientemente.

Como arruma isso? ABENÇOE as coisas que você acha INSPIRADORAS. Associando um sentimento de alegria e felicidade com o sentimento de inspiração, você tem a faca e o queijo na mão para realmente, de fato, conquistar isso. Só vai faltar.. AGIR em direção ao objetivo.

Talvez no início seja difícil, e daí, te peço só uma coisa: continue. Seja persistente. Funciona.

#saiDaMedia #abençoeAinspiração

Quer transformar tua vida?
Receba as próximas atualizações direto teu e-mail, e participe gratuitamente de sorteios semanais de livros. ?? LIVRE DE SPAM.

Comentarios

About The Author

Empreendedor em série, graduado em Administração de Empresas, cursou Técnico em Processamento de Dados na UFRGS e Engenharia Elétrica na PUCRS. Atua no mercado de Datacenter/Cloud desde 1998. Fundou a WeBrasil, HostNet e Cyberweb, atualmente controladora da KingHost - provedor de hospedagem de sites com 60 mil clientes. Em 2012, criou a Giga Internet, provedor de internet wireless que atende 15 cidades no Rio Grande do Sul. Em 2016, começou o projeto Riqueza Sem Limites, com visão de exportar inspiração e conhecimento de alto nível para além das fronteiras Brasileiras. Atualmente dedica 50% do tempo para estudar assuntos ligados à neurociência, psicologia comportamental e biohacking.

Related Posts

Leia o post anterior:
Daqui a um ano, veremos quem realmente estava trabalhando!

Aceite meu DESAFIO: agir trabalhando incansavelmente em silêncio, até que o teu sucesso faça barulho por você. Essa é uma...

Fechar
rsl2016mmi