Não importa o barco que tens, mas o capitão que você é

Não importa o barco que tens mas sim, o capitão que você é.

“Alguns gostam de previsões do futuro. Eu prefiro criar o meu.”

Eu estava pensando aqui. O que eu quero? O que você quer? Escreva, crie um plano viável (com prazos, que possa ser medido, seja específico, esteja de acordo com os teus valores, e seja 100% positivo). Agora trabalhe nisso em TODOS OS DIAS da tua vida até alcançar, aconteça o que acontecer. Faça chuva ou faça sol. Seja ecológico: não comprometa nenhum órgão do corpo, avise as pessoas próximas e siga em frente. No começo vai funcionar, as coisas vão fluir. Então vai vir a dúvida…. será?

Vai ficar difícil. Alguns, que nunca construíram nada na vida, vão rir, outros vão colocar areia. E para passar por essa fase, é importante uma coisa:

– Cada um vê as coisas pela sua ótica, pelas suas vivências, pelas suas experiências, pelos seus valores.

Eu penso que podemos aprender com quem já trilhou o nosso caminho, com quem já fez o que queremos fazer. Com livros, filmes, e também com as nossas próprias experiências, as que funcionaram, e as que não funcionaram. Acredite-me: não desiste. Vai ser difícil ver que pouco tempo depois de desistir, alguém teve a mesma idéia que você, foi lá e fez.

Se vai dar certo ou não, vai depender da qualificação de cada um: da sua, das pessoas que estiverem junto com você, e da sua persistência. Nem tudo é qualificação… os melhores professores podem ser os piores empreendedores. A prática é superior à teoria. Mas nem por isso, devemos subestimar a teoria.

Agora… nada acontece sem foco e determinação. Não tente fazer tudo ao mesmo tempo. Faça uma coisa de cada vez. Isso me remete ao equilibrista de pratos. Lembra? Para equilibrar 3 pratos girando em 3 varas, ele pega um, coloca para girar, equilibra, coloca de lado, e o prato girando. O equilibrista então pega os segundo prato, coloca na vara, gira, faz pegar velocidade, e com o prato girando, coloca o conjunto de lado. Pega o terceiro prato, a terceira vara, coloca o prato na vara, coloca o prato para girar, equilibra, então ele coloca o conjunto na testa, pega o primeiro conjunto em uma mão, o segundo conjunto com a outra mão e então o equilibrista está equilibrando 3 varas, com 3 pratos girando. Se ele tentar fazer tudo isso ao mesmo tempo, nunca vai conseguir. Uma coisa de cada vez.

O malabarista de claves também: ele começa com dois malabares, e então 3, depois 4, pega a quinta clave, a sexta, a sétima, e quando estão os 7 malabares girando, ele começa a aumentar a dificuldade, fazendo alguma peripécia adicional, como ficar sob uma perna só, ou tocar gaita, ou ainda, se equilibrar em um monociclo. A dificuldade em começar a fazer o conjunto todo, em uma única vez, seria imensa. O fato de ele começar aos poucos, um passo de cada vez, torna possível fazer o impossível.

Se você quer ter mais FOCO, dá uma olhada no link que coloquei no primeiro comentário.

O primeiro passo talvez não te leve para onde você quer ir, mas ele certamente vai te tirar da zona de conforto.

Um mar calmo, não torna perito um marinheiro. Somente um mar revolto, tempestades intermináveis de madrugada, é que o transformam em um Capitão seguro e experiente.

Por que considerar as dificuldades como algo ruim se o que somos, é o reflexo das nossas experiências? Experiências não são sobre conhecimento, nem sobre teorias, tampouco se criam em ambientes calmos. Viver é aprender com as experiências. E não é apenas viver na tranquilidade; Aquele que só viveu na tranquilidade, só poderá navegar em águas calmas. Qualquer um que tenha vivido a fúria do mar, terá a habilidade de mover-se através de QUALQUER tipo de água e em qualquer condição do tempo.

Encontrar-se com você mesmo faz você começar o dia ruim. Lee seu propósito em voz alta: Escreva em um pedaço de papel o que você quer se tornar. Então, todas as manhãs e todas as noites, leia em voz alta. Grite. Ouça o seu coração. Convidou esta visão para o seu mundo.

Quer se tornar um melhor CAPITÃO DA SUA VIDA? Dá uma olhada nas minhas sugestões e veja se te ajudo em alguma coisa:

1) WALK THE TALK -> FAZ O QUE DISSE QUE VAI FAZER.

O primeiro passo de qualquer coisa que você diz que vai fazer é simples: menos conversa, mais ação.

2) ESCREVA EM UM DIÁRIO UMA VEZ POR DIA.

Poucas linhas, talvez até mesmo uma frase, com uma rápida revisão sobre onde você está em seus objetivos, qual foi o sucesso do dia, e sobre que coisas você é grato hoje.

No final de semana, releia os teus sucessos, isso vai te dar força para começar a segunda-feira a 200 Km/h

No longo prazo, isso irá mantê-lo focado e saudável. Tudo começa com o reconhecimento. Você reconhecendo que é capaz, e que está trabalhando no que realmente importa para você.

3) DÊ UM TEMPO PARA SEUS AMIGOS MAIS PRÓXIMOS

Você pode ter todo o dinheiro do mundo, mas vai precisar de pessoas com quem vai poder compartilhar o teu sucesso. Pessoas que te apoiaram e não vão invejar o que conquistou. Os verdadeiros amigos.

4) PRATIQUE SUA ARTE

Talvez o que é agora é apenas um hobby, um dia pode se tornar algo muito especial. Se você ama isso, pratique. Não seja aquele garoto de 40 anos que conta a todos os jovens que sabe: “Eu queria ser um guitarrista!” Bem, então por que você ainda não está fazendo isso?

5) FAÇA EXERCÍCIOS

Corra ao redor de uma quadra inteira. Ande de bicicleta. Faça Crossfit, o que quer que seja, seja fisicamente ativo. Não há nada de sexy em não ser capaz de subir 20 andares de escadas.

6) CERQUE-SE DAS PESSOAS QUE REPRESENTAM O QUE VOCÊ QUER SER

Este é um hábito e uma escolha. Se você não está feliz com o lugar onde você está ou o que você está fazendo, verifique bem as pessoas ao seu redor. É mais provável que eles em 10 anos, eles estejam em um lugar semelhante e enquanto você ficar nessa situação, ninguém se sairá daí. Lembre-se que você é a média das cinco pessoas com quem você compartilha a maior parte de seu tempo, então escolha com sabedoria as pessoas com quem você se envolve.

7) APRENDA COM O BRUCE LEE

Se você não está gastando seu tempo em LER, TREINAR, MELHORAR como pessoa, OUVIR pessoas sábias que escrevem suas idéias, você nunca vai ter definitivamente maiores resultados de sua vida.

8) ACOMPANHE SUAS METAS

Não basta definir as metas, acompanhe o andamento de cada uma delas. As financeiras, as de vida, as de viagens, as pessoais… todas as coisas que você quer fazer nos próximos meses, acompanhe como se fosse uma campanha de marketing. E adivinha? Você vai perceber onde está falhando, onde poderia aproveitar melhor o tempo e quais poderia melhorar. Faça isso com freqüência e você ficará surpreso com o quanto você se promete que vai fazer e acaba fazendo menos do que pensou, e o que precisa acontecer para que você conserte esse hábito imediatamente.

9) NÃO COMA SOZINHO

Use seus almoços e jantares para compartilhar uma conversa com pessoas com quem você pode se conectar, colaborar e que você possa aprender, seja da família, esposa, filhos, ou trabalho.

10) VISTA-SE PARA O SUCESSO

Você terá mais confiança quando se sentir bem sobre a maneira que você se parece em frente à um espelho. A melhor maneira de resumir esse hábito é que você se vista como se estivesse pronto para conhecer o amor de sua vida.

11) MEDITE

Assim como o hábito de escrever um diário, você precisa ter tempo para refletir. 15 minutos. Esse é o tempo que eu uso diariamente. E não é difícil. Eu comecei com 10… Você não pode estar sempre no modo GO GO GO (se não entendeu, então você assiste poucos filmes de Hollywood). Sem um tempo para reflexão, você não será capaz de integrar adequadamente as lições que você aprendeu ao longo do caminho. Não deixe que as coisas urgentes sejam feitas antes das coisas importantes.

Existe uma classificação das coisas:

– URGENTE E IMPORTANTE
– URGENTE E NÃO IMPORTANTE
– NÃO URGENTE E IMPORTANTE
– NÃO URGENTE E NÃO IMPORTANTE.

O ideal é que você faça primeiro as coisas URGENTES E IMPORTANTES (tudo que é urgente, não foi planejado, e tudo que é urgente e importante, eu diria que… é bom fazer, ou alguém vai perder um braço)

Depois as coisas NÃO URGENTES E IMPORTANTES (as coisas planejadas)

Depois as coisas URGENTES e NÃO IMPORTANTES (os incêndios que aparecem em decorrência de um mal planejamento)

E por último, as coisas NÃO URGENTES E NÃO IMPORTANTES (aham, a escória das tarefas… tudo que não contribui em nada para os teus objetivos e ao mesmo tempo, não é nada importante)

12) ENSINE PARA OS OUTROS O QUE VOCÊ APRENDEU

Mesmo antes de sentir que você é um “especialista”, conte para os outros, ensine. Não só é bom para a humanidade, mas você vai aprender ainda mais sobre o que é que você está ensinando, quando tem que explicar para outra pessoa.

13) NUNCA MINTA

Definitivamente… NUNCA. Tem uma frase que diz: “Eu não minto para ninguém, porque eu não tenho medo de ninguém. Você apenas mente quando tem medo de alguém ou alguma coisa”.

E o pior… as mentiras se tornam hábitos. As Mentiras pelo medo de dizer verdades se tornam uma maneira de tirar sua felicidade. Tenha CORAGEM de ser honesto, de expressar o que você realmente sente. É possível que seja desconfortável, mas dói mais mentir ou ser mentido. Sabe aquela tradicional pergunta que respondemos no automático: “como você está?” “bem, obrigado”… o nosso cérebro registra esse “bem, obrigado”. Imagina que você está com diversos problemas, pré-depressão… e diz “bem, obrigado”, para todos, afinal não quer importunar ninguém. Fale a verdade: “estou com alguns problemas, mas já estou tomando providências para resolvê-los o quanto antes” (se for verdade né). Você não precisa se tornar em um mar de lamúrias, mas pode falar a verdade. Sinceridade atrai sinceridade.

14) DIVIRTA-SE

Quando foi a última vez que você foi para a praia? No sítio? Na piscina? A última vez que você fez algo SEM PENSAR NO DINHEIRO, no resultado, apenas por diversão, para rir e desfrutar? Nunca se esqueça da criança interior que você carrega dentro. Não espere ela se rebelar comprando as coisas que você não precisa, em centenas de vezes para sentir uma felicidade momentânea.

15) TENHA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Comer é um hábito. O que você come, a quantidade da comida que digere, incluindo o seu café da manhã, é um hábito que vai durar muitos anos em sua vida e que vai ter um efeito imenso no longo prazo. Um bom hábito alimentar pode te dar uma excelente qualidade de vida, e um mau hábito, uma péssima qualidade de vida. Não sou nutricionista, falo das minhas experiências. Se você se interessar em um modo de vida saudável, procure por “comida de verdade”. Comer comida de verdade é um ótimo hábito alimentar.

16) FALE COM PESSOAS DE DIVERSAS IDADES

Sua perspectiva de vida pode ser complementada pelas diferenes visões que podem te dar, desde uma criança, até um ancião. Suas experiências e opiniões podem ajudar a formar as tuas idéias.

17) INSPIRE-SE

Sua rotina é projetada para cumprir tarefas. Você tem reuniões, compromissos, relatórios e compromissos. Apenas faça e não pense sobre isso. É provável que esta não seja a melhor fonte de inspiração.

Então, vá ao cinema, visite museus e concertos. Ouça novos sons, visite novas cidades, culturas e modos de vida, sinta novos cheiros. Amplie a sua criatividade com novas idéias. Inspire-se com o novo, o desconhecido. Busque nos momentos de silêncio, os insights necessários para as idéias que ainda não teve.

18) DESLIGUE A SONECA.

Bole um método para levantar da cama no horário que colocou o despertador para tocar. Usar o botão de soneca é o mesmo que adiar os teus sonhos. O nosso corpo e mente trabalha em homeostase… se você constantemente adia o “LEVANTA!!!”, certamente está adiando todo o resto na tua vida. E ao mesmo tempo em que começar a realmente de fato, levantar, ficará mais fácil parar de adiar todas as outras coisas.

#saiDaMedia

Quer transformar tua vida?
Receba as próximas atualizações direto teu e-mail, e participe gratuitamente de sorteios semanais de livros. ?? LIVRE DE SPAM.

Comentarios

Leia o post anterior:
Pode parecer louco, mas eu amo ver pessoas felizes e bem sucedidas junto comigo. A vida é uma jornada e não uma competição.

"Se alguém te deseja o MAL, deseja o BEM a essa pessoa. Cada um oferece o que tem." Existem duas...

Fechar
rsl2016mmi