Não é o mais inteligente que tem sucesso, mas o mais persistente

Não é o mais inteligente que tem sucesso, mas o mais persistente

“Sem saber que não podia, ele foi lá e fez” ~Jean Cocteau

É desse modo que acontecem algumas inovações. A ignorância nesse caso, significa ter menos filtros, menos “impossíveis”, menos “penso” e mais “faço”.

E a ação, aliada à persistência, é que fez os maiores cientistas. Imagina se Thomas Edison ficasse eternamente na teoria… talvez demorasse mais alguns anos para alguém produzir a lâmpada em escala comercial. Ontem eu assisti o filme “O homem que viu o infinito”. Conta a história do gênio Indiano da matemática, Srinivasa Ramanujan. Sem entrar em spoilers, o Ramanujan acreditava que tudo tem um padrão, e ele transformava estes padrões que ocorrem na vida, em fórmulas matemáticas complexas. O problema é que os céticos não queriam acreditar que um rapaz de menos de 30 anos, Indiano, na época da primeira guerra mundial, quando a Índia ainda era colônia Inglesa, pudesse fazer descobertas que os Ingleses não tinham percebido ainda.

Ramanujan era muito inteligente, mas se tivesse ficado em Madras, na Índia trabalhando como contador, talvez o mundo jamais teria tido acesso às suas descobertas matemáticas. Ele bem que tentou crescer por lá, mas as pessoas não acreditavam que um mendigo (ele se vestia quase como um) pudesse ter um conhecimento matemático avançado sem nem ser graduado. Mas ele foi persistente, bateu em dezenas de empregos até chegar à administração do porto. Lá, ele teve a ajuda de pessoas que acreditaram no potencial dele e graças a isso, foi longe. Graças a isso, o legado que ele deixou, ainda hoje é usado em novas descobertas da astronomia. Se você quiser se inspirar, o filme está passando no Netflix.

E você, já sabe qual é o teu propósito? Quais os teus sonhos? Quais as tuas metas para 2016? Quanto você está disposto a persistir em busca das suas metas, sonhos, do seu propósito, de um legado?

Sabendo qual o seu propósito (seu POR QUE), os passos seguintes são:
– O QUE você está fazendo, está de acordo com o seu propósito e seus valores? Se não está, O QUE você vai fazer para se alinhar com o que acredita que é certo? Isso é DESAFIADOR? É SAUDÁVEL? É POSITIVO? Se as respostas são SIM, continue!
– QUEM vai ajudar você a alcançar o que precisa?
– QUANTO você vai precisar de dinheiro para isso? O que vai fazer para conseguir essa quantia? O que você vai de fato, fazer para atingir esse objetivo? É importante não parar tudo “por que não tenho dinheiro”. O que você pode fazer, que não precisa de dinheiro? Lembre-se: você pode VENDER a sua idéia antes de produzi-la utilizando o recurso de CROWDFUNDING, disponível na Internet.
– COMO você vai fazer para atingir o seu propósito?
– QUANDO você vai começar? E em que momentos da semana, irá trabalhar para o seu propósito, ou para os degraus do teu sucesso pessoal?
– ONDE você vai fazer isso?

Resumindo:
1) IDENTIFICAR SEU PROPÓSITO DE VIDA OU SEU SONHO
2) CRIAR PASSOS/METAS PARA ATINGIR (1)
2.1) até QUANDO?
2.2) com QUEM?
2.3) ONDE?
2.4) COMO?
2.5) QUANTO vai custar? De onde virão os recursos?

Espero ter ajudado, o objetivo é dar um pouco de clareza para você atingir seus sonhos. E se você não tiver NENHUM SONHO ou PROPÓSITO, que tal começar agora a sair da INÉRCIA da ZONA DE CONFORTO?

Sabe o que impede as pessoas a sairem da ZONA DE CONFORTO? Não é o conforto em si. É o MEDO.

É o MEDO.
O MEDO de que vai dar tudo errado. (e daí??)
O MEDO do que os outros vão falar? (e daí???)
A INSEGURANÇA de trocar o “certo” pelo “duvidoso”.
O MEDO de não ter dinheiro para o que quer.

Sobre esses dois últimos… tem um programa na Sony, chamado Shark Tank. Lá, pessoas com idéias em estágio inicial (startup), tentam vender percentuais das suas idéias, para grandes investidores. Acontece que às vezes aparecem pessoas com empregos seguros, que não estão dispostas a largar tudo para ir atrás do sonho. Elas mantém uma “ponte” de segurança, para “se não der certo, continuo com meu emprego”. E se não tivesse ponte? O que você faria? E quando dar certo é a única opção? O que você faz? É diferente de “tentar ver se a minha idéia dá certo”. Quantas empresas começaram com um produto “X” e no caminho, mudaram para um produto “XX”, por que aprenderam que o mercado buscava de fato, outra coisa? A insegurança é mortal para qualquer startup, para qualquer idéia. É como começar sabendo que vai quebrar, afinal quebrar é uma opção. E se não for uma opção? Quando a tua vida toda depende daquilo dar certo, como fez o Christopher Gardner, que precisava vender a sua engenhoca para sobreviver, e no meio do caminho, acabou virando um exímio vendedor de ações, vindo a abrir a sua própria corretora. Se você não conhece a história dele, assista o filme À Procura da Felicidade (2006) – um filme TREMENDO, de 2h e meia.

E o MEDO de não ter dinheiro? Com eu falei antes, procura por CROWDFUNDING… é uma maneira segura de lançar sua idéia:

– você faz um protótipo
– vende os produtos antes de montar o negócio
– produz com o dinheiro da venda
– se não vender, ajusta e tenta de novo.

Existem outras maneiras de captar dinheiro barato no mercado, mas isso depende muito da quantia, garantias, tipo de idéias ou projeto. Existem incubadoras que apostam em idéias, existem recursos do FINEP (Governo Federal), que são fornecidos a “fundo perdido”, ou seja, não precisa devolver, para projetos em áreas específicas…

É fácil? Não, não é.
É difícil? Também não é.
Mas precisa PERSISTIR.
INSISTIR.
ERRAR.
TENTAR DE NOVO.
ATÉ VENCER.

Eu comecei no quarto da minha casa, arriscando meu nome com crédito em banco, usando cheque especial, CDC, cartão de crédito e tudo que aparecia. HOJE eu não recomendo isso, por que sai caro. O que paguei em juros nos últimos 19 anos… poderia comprar um bom avião. Mas se eu tivesse desistido em alguma parte do caminho, não teria nada.

E se você já é PERSISTENTE, mas não se acha INTELIGENTE, associe-se com alguém INTELIGENTE, que precise da sua PERSISTÊNCIA.

#saiDaMedia

Bom Final de Semana!

Quer transformar tua vida?
Receba as próximas atualizações direto teu e-mail, e participe gratuitamente de sorteios semanais de livros. ?? LIVRE DE SPAM.

Comentarios

About The Author

Empreendedor em série, graduado em Administração de Empresas, cursou Técnico em Processamento de Dados na UFRGS e Engenharia Elétrica na PUCRS. Atua no mercado de Datacenter/Cloud desde 1998. Fundou a WeBrasil, HostNet e Cyberweb, atualmente controladora da KingHost - provedor de hospedagem de sites com 60 mil clientes. Em 2012, criou a Giga Internet, provedor de internet wireless que atende 15 cidades no Rio Grande do Sul. Em 2016, começou o projeto Riqueza Sem Limites, com visão de exportar inspiração e conhecimento de alto nível para além das fronteiras Brasileiras. Atualmente dedica 50% do tempo para estudar assuntos ligados à neurociência, psicologia comportamental e biohacking.

Related Posts

Leia o post anterior:
Motivação: motiva para a ação

"As pessoas que nunca se arriscam, morrem sem saber para que nasceram" Para que serve motivação? No primeiro post que...

Fechar
rsl2016mmi