Na escola, os mais inteligentes são os que erram menos. Na vida real, são os que cometem erros e aprendem com os erros.

Na escola, os mais inteligentes são os que erram menos. Na vida real, são os que cometem erros e aprendem com os erros.

“Ser normal é a meta dos fracassados” ~Carl Jung

O dinheiro não está em falta no mundo. O que falta são pessoas que pensam bem grande, sem medo do que os outros vão dizer.

Não se desculpe por ter padrões mais alto do que o dos outros. Exigir a excelência dos outros, faz parte de quem busca ser o melhor no que faz. O mundo precisa de mais pessoas que pensem em fazer mais e melhor, com menos.

Acorda!

Crise acontece quando as coisas mudam, e as pessoas não enxergam isso. O QUEIJO ACABOU! Mude o queijo, adapte-se, somos humanos, seres biológicos que dominam o planeta pela alta capacidade de adaptação e auto-desenvolvimento, aproveite para se atualizar:

❌ ANTES: Funcionários representavam riscos
? HOJE: Funcionários são ativos valiosos
? Seja você um empresário ou uma pessoa que trabalha para uma empresa, entenda que você deve ser visto como o ativo mais valioso da corporação. Idéias se copiam, processos se copiam, mas as mentes que executam e fazem uma empresa funcionar e ter sucesso, não são facilmente replicáveis. Torne-se indispensável para a sua empresa, invista na sua carreira, em você, dê o seu melhor. Mesmo que você pense que não é valorizado, o investimento é EM VOCÊ, e seguirá com você por toda a sua vida. Esperar que os outros invistam ou notem a sua presença é o mesmo que cortar os dois pés fora e viver alienado do mundo, em uma cadeira de rodas permanentemente.

❌ ANTES: Comunicação “de cima para baixo”. Engole e executa!
? HOJE: Comunicação aberta, em duplo sentido, colaborativa.
? As melhores empresas para se trabalhar, incluem as pessoas para que ideias sejam compartilhadas, opiniões sejam ouvidas, e juntos, todos fazem uma empresa melhor e de maior crescimento. Isso faz com que gestores fracos, não coloquem em risco a existência da empresa. Não se trata de uma democracia, mas o ambiente torna-se muito mais ecológico.

❌ ANTES: Habilidades > Comportamentos
? HOJE: Comportamentos > Habilidades
? Antigamente se falava: contrato alguém que saiba fazer o que eu preciso, e lido com os eventuais vícios da pessoa. Provou-se que se as pessoas não querem, elas não mudam, e pior, acabam contaminando todo o ecossistema empresarial, piorando o rendimento de funcionários bons, que acabam sendo influenciados pelo câncer. Hoje, preconiza-se a contratação de pessoas com pensamento positivo, incentivadoras, motivadoras, comunicativas, que agregam valor para os outros e conseguem trabalhar em conjunto, como um TIME. As habilidades? São mais fáceis de aprender do que mudar um comportamento. Se você é uma pessoa negativa, que pensa muito mais nos problemas do que nas soluções, que adora colocar uma palavrinha negativa nas ideias apresentadas, cuidado, você pode ser o próximo a ficar disponível no mercado.

❌ ANTES: Controle do tempo
? HOJE: Controle dos resultados
? Acabou a época do cara-crachá, o funcionário modelo que trabalha 30, 36, 40 ou 44 horas cravadas. Aquele que, quando deu o horário, fecha as suas coisas, arruma a mesa e corre para tomar uma geladinha em casa. Pessoas comprometidas com a causa, com os resultados que se responsabilizou em entregar, é que são mais valorizadas hoje. Os entrevistadores da atualidade, não olham mais o nome das empresas ou o cargo que você esteve, eles querem saber que resultados você trouxe para as empresas onde trabalhou. Entrevistadores de hoje querem saber que diferença você fez na sua função, ou se apenas cumpriu ordens, sem sugerir melhorias.

❌ ANTES: Controle rígido dos horários
? HOJE: Flexibilidade nos horários
? Como ativos mais importantes das organizações, as pessoas que trabalham para as melhores empresas, conquistam flexibilidade para decidir o horário que vão trabalhar, baseado nos resultados que vão apresentar. Acabou o ponto? Infelizmente a nossa legislação trabalhista ainda exige o “ponto”, pois ainda existem empresas que não estão nesse novo patamar. PS: apenas pessoas mais maduras conseguem ter flexibilidade de horários. Você não daria uma faca afiada para uma criança de 3 anos, certo? Do mesmo modo, alguns profissionais ainda não conquistaram a maturidade suficiente para terem horários flexíveis. Minha dica é: treine a sua pontualidade, chegando pelo menos 5 minutos antes de cada compromisso assumido. Esse fato, indiretamente diz que você valoriza a outra pessoa com quem assumiu o compromisso.

❌ ANTES: Cada um com a sua mesa fixa
? HOJE: Mobilidade, co-working
? Não importa onde, o importante é gerar resultado, e valor para os clientes e demais colegas de trabalho.

❌ ANTES: Jargões corporativos
? HOJE: Comunicação efetiva, com honestidade
? Chega de “checheche” ou “mimimi”. A comunicação precisa ser assertiva. Aquela história de “para bom entendedor, meia palavra basta” é o maior besteira que inventaram. Cada um entende as palavras de acordo com a própria vivência e as próprias experiências. Quanto mais específica for a comunicação, mais clara e objetiva, melhor será entendida. E menos problemas de comunicação você terá.

❌ ANTES: Medo do erro
? HOJE: Falhe eventualmente, aprenda e corrija rápido
? Tentativa e erro, tentativa e erro… é assim que se faz um programa, um sistema, um site. Você faz o código, testa, corrige o que está errado, ou ajusta o que pode ficar melhor. E assim DEVE ser tudo na tua vida. Com medo de errar, ninguém aprende, ninguém gera novos aprendizados, muito menos descobertas. Errar faz parte da ciência do sucesso. Erre, eventualmente, aprenda com os erros, e corrija rápido antes que gere impacto negativo sobre alguém.

❌ ANTES: Ter muito dinheiro
? HOJE: Ter qualidade de vida, viver o momento presente, e ter muito dinheiro
? Dinheiro deve ser a consequência. Trabalhe com afinco, seja no próprio negócio, ou no negócio de outra pessoa, aprenda, cresça, se dê o momento de presente, faça meditação, controle seus impulsos emocionais, tenha qualidade de vida, INVISTA ANTES DE GASTAR, tenha qualidade de vida, e então tenha dinheiro. O maior erro dos pobres é que eles gastam tudo o que tem, e se sobrar, investem. Os ricos, pelo contrário, tem um cota dos seus ganhos, para investimentos, e o que sobrar, eles gastam. Percebe a TREMENDA diferença? Investir é um hábito, e se você não tem o hábito, nem o dinheiro, faz como eu, começa com 1 real por dia. Depois aumenta para 10 reais por dia, e assim por diante, até chegar em um número bom para você atingir um objetivo. Dica: você precisa investir 50% da sua renda durante 20.5 anos (vinte anos e meio), para ter 100% da sua renda vitalícia, ISENTA de INFLAÇÃO, ou seja, independente da inflação, o seu dinheiro terá o mesmo poder de compra que hoje. Se eu tivesse descoberto essa fórmula antes, teria começado hà pelo menos 20 anos atrás ?

❌ ANTES: Investimento de dinheiro em marketing
? HOJE: Investimento de dinheiro em geração de valor gratuito.
? As empresas que continuarem investindo em propaganda “fria”, sem criar VALOR para os seus clientes, e quando eu digo VALOR, é dar conteúdo, informações úteis, histórias que ajudem os clientes a serem MAIS, vão ter que gastar cada vez mais. As que se derem conta de que podem investir na geração de conteúdo, uma coisa de poder vitalício, cujos clientes vão entender que recebem uma informação útil e de QUALIDADE, terão maior afinidade por esta empresa, e consequentemente, terão maior tendência a comprar produtos dela, do que as que fazem anúncios frios (sem relacionamento).

E para finalizar, qual a diferença dos hábitos entre RICOS e POBRES?

? RICOS TRABALHAM PORQUE AMAM O QUE FAZEM.

As pessoas ricas, são ricas porque nunca param de trabalhar com o que amam. Eu não disse que isso é fácil, afinal o nível de dificuldade de um trabalho pode sempre ser aumentado, para se obter mais resultados. São pessoas que tiram poucas, mas verdadeiras férias, com 100% de presença, e não para “desestressar”, pois como amam o que fazem, o trabalho faz sentir que vivem com propósito.

Isso é algo que a pessoa mediana nunca vai entender, porque a grande maioria trabalha não por amor, mas por dinheiro. Tomemos por exemplo as pessoas que ganham na loteria. Como não desfrutam da própria vida, a primeira coisa que fazem, é ir à procura de algo para preencher o próprio vazio existencial. O propósito era o dinheiro, e agora que tem dinheiro, a vida perde o sentido… E como nada preenche esse vazio, eles passam a gastar, gastar, gastar, gastar, gastar, gastas, e continuam gastando, na esperança de em breve estarem satisfeitos com a vida, até que o inevitável acontece, e… ops, acabou o dinheiro.

? RICOS NÃO SE ATIRAM EM QUALQUER “OPORTUNIDADE”

Observe que mais de 80% dos milionários no mundo, construíram sua riqueza a partir do ZERO. E é precisamente por isso que conhecem o verdadeiro valor do dinheiro. Ao contrário das pessoas que ganham na loteria ou herdam grandes somas de dinheiro, as pessoas que construíram sua fortuna a partir do ZERO, sabem que o dinheiro é o RESULTADO de todos os seus ESFORÇOS, e é por isso que não se atiram em qualquer oferta ou oportunidade para investir ou gastar o dinheiro conquistado.

? RICOS FAZEM O DINHEIRO TRABALHAR PARA ELES.

Warren Buffet disse uma vez: “nunca dependa de uma única fonte de renda”. Eu mesmo coloquei acima, que se você investir 50% da sua renda mensalmente em uma aplicação conservadora (Tesouro Direto IPCA+6% por exemplo), em 20 anos terá o suficiente para receber de Juros, mensalmente, 100% da sua renda “atual”, atualizada no valor equivalente de 2036, com o mesmo poder de compra de hoje. A maneira mais fácil de fazer isso é, no recebimento dos seus rendimentos, seja salário, pró-labore, lucros ou comissões, separar 50% do dinheiro e procurar viver com apenas a outra metade. Lembre-se: os ricos investem primeiro, e gastam o que sobra. Os pobres gastam o dinheiro, e se sobrar, investem. Qual você acha que é o foco aqui? Investir ou Gastar? E o que você foca.. EXPANDE.

Infelizmente, a maioria das pessoas gastar o que der, e poupar o que sobrar. É por isso que a maioria nunca será livre, porque eles vêem o dinheiro como um meio de aproveitar o presente. Ao contrário da maioria, os ricos vêem o dinheiro como um meio que lhes permita construir no presente, para desfrutar o futuro.

Isso é LIBERDADE FINANCEIRA. É trabalhar para engordar o boi, não para pagar as contas. E se você quiser, poderá tirar 1 ano sabático de férias, aprendendo mais e conhecendo outras culturas, outras idéias, outros modos de produção.

? RICOS NÃO TENTAM IMPRESSIONAR OS OUTROS, MAS A SI MESMOS

As únicas pessoas que procuram impressionar os outros são pessoas que se sentem vazios por dentro, as que não tem nada. Porque os não-ricos sentem que está faltando alguma coisa, buscam algo para preencher esse vazio com a aceitação e admiração dos outros, e isso até pode acontecer, mas será muito rápido e esporádico. Quando a sua riqueza vem de fazer o que você ama, as suas necessidades são diferentes do resto. Quando você vive o seu propósito, a única pessoa que você quer impressionar, é a si mesmo, porque você sabe que está cada vez mais perto de realizar o que você se propôs. Já viu um rico ir ao banco de terno e gravata? Só se ele for o dono do banco! Ricos geralmente andam sossegados, de bermuda, camisa limpa e sandálias, afinal ele não precisa impressionar ninguém.

O que eu coloquei hoje, é uma sugestão do QUE você pode fazer. O COMO você faz isso tudo, vai depender unicamente de você. No meu livro, que irei lançar em Setembro, eu vou te contar COMO EU FIZ 😉

#saiDaMedia

Quer transformar tua vida?
Receba as próximas atualizações direto teu e-mail, e participe gratuitamente de sorteios semanais de livros. ?? LIVRE DE SPAM.

Comentarios

About The Author

Empreendedor em série, graduado em Administração de Empresas, cursou Técnico em Processamento de Dados na UFRGS e Engenharia Elétrica na PUCRS. Atua no mercado de Datacenter/Cloud desde 1998. Fundou a WeBrasil, HostNet e Cyberweb, atualmente controladora da KingHost - provedor de hospedagem de sites com 60 mil clientes. Em 2012, criou a Giga Internet, provedor de internet wireless que atende 15 cidades no Rio Grande do Sul. Em 2016, começou o projeto Riqueza Sem Limites, com visão de exportar inspiração e conhecimento de alto nível para além das fronteiras Brasileiras. Atualmente dedica 50% do tempo para estudar assuntos ligados à neurociência, psicologia comportamental e biohacking.

Related Posts

Leia o post anterior:
Preenche tua mente com sonhos. E tua agenda com ações

"Sem SONHOS, não alcançamos nada. Sem AMOR, não sentimos nada. Sem DEUS, não somos nada. Sem FÉ, não fazemos nada."...

Fechar
rsl2016mmi