Mindset: afinal que bicho é esse? Monte um mindset vencedor e vença crenças limitantes

Ultimamente, assim como surgiu o cachorro-quente gourmet, a cerveja gourmet, o picolé gourmet, o café gourmet, outro nome passou a coexistir no nosso dia a dia é o MINDSET. As pessoas dizem: “você tem que mudar o mindset”, ou, “o segredo é o mindset”. Aí mais da metade das pessoas que eu conheço, me perguntam: o que é mindset?

Alguns falam e repetem sem saber, outros ficam quietos, boiando, e outros… bem, os outros entendem.

Você quer entender?

Então continua lendo – prometo que você vai passar a pertencer ao grupo que entende o que estão falando quando ouvir a palavra mindset.

Para começar, mindset se pronuncia “maind-séth“. Para a nossa sorte, o termo entrou no vocabulário Brasileiro com a mesma pronúncia original, então não vai ser como o e-mail que cada um fala de um jeito (“í-meil” ou “e-meio” ou a tradicional pronúncia como se escreve “e-mail”) – desculpa, fugi do assunto.

Mindset

MINDSET

Traduzindo ao pé da letra, mindset significa “configuração da mente”, ou ainda como sua mente está “programada” para interpretar as coisas à sua volta que te afetam e como essa “programação” mexe com a tua vida e a própria mente, teus pensamentos, sentimentos, ações, resultados…

Falando em programação, imagina que a tua mente é um programa de computador, mais precisamente o editor de textos mais famoso que conhecemos, o Microsoft Word (se for adepto de outro programa, pode imaginar o que você usa, desde que possa ser configurável). No Microsoft Word, você pode alterar a fonte, o tamanho da fonte, inserir tabelas, mudar parágrafos, e escrever o que quiser, da maneira que quiser. O mindset são as configurações que você pode alterar no Word, para que o teu texto saia da maneira como pensou. E tal como as configurações do word, o teu mindset pode ser alterado conforme você achar necessário.

CONFIGURAÇÕES DO PROGRAMA WORD = TEU MINDSET = Pode ser alterado

TEXTO DO WORD = RESULTADOS DA TUA VIDA

 

Do mesmo modo como alterando as configurações do word, você tem um texto diferente, se mudar o mindset, os teus resultados na vida também irão mudar. Show!

Entendeu até aqui? Espero que sim, agora vou aprofundar um pouco mais.

Hoje o teu mindset está programado para o emprego que você tem, com a renda que você tem (ou tinha se estiver desempregado), com a esposa que você tem (ou namorada ou ninguém) e para obter o resultado previsível baseado nesta configuração (neste mindset), seja qual for, feliz ou infeliz ou tanto faz.

Um exemplo famoso é o caso do bilionário americano e atual candidato à Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Trump é um cidadão “bem nascido” – seu pai, Fred Trump, foi um bem sucedido empresário do setor imobiliário, que morreu de pneumonia aos 94 anos, com um patrimônio de 300 milhões de dólares. Trump foi criado desde criança, com o mindset “milionário” de um investidor em imóveis, área em que é especialista até hoje, baseado no aprendizado com o seu pai. Mas ele aprendeu sozinho a chegar no bilhão, e sozinho, perdeu tudo na década de 90. Em menos de 10 anos, recuperou o patrimônio e hoje, segundo a revista Forbes, tem um patrimônio de 4,5 bilhões de dólares. Como assim o cidadão sai de falido para bilionário em menos de 10 anos? Simples: ele já sabia como chegar no nível de bilhões de dólares, pois ele tinha: conhecimento, mindset e contatos.

IconeEinsteinLembre-se que as pessoas podem tirar tudo de você, menos o seu conhecimento”
Albert Einstein

 

Como o Trump já conhecia o caminho para voltar a ser bilionário, ele sabia que isso seria possível e acreditou que iria conseguir, pois a configuração da mente do Donald era própria para ter um bilhão de dólares. Mas quando você não conhece esse caminho (como acertar o mindset), sua forma de pensar pode ser crítica com relação a isso, levando você a pensar que isso é impossível pra você.

Eu mesmo em minha vida profissional, precisei recomeçar por duas vezes, e em cada uma delas, o mínimo que eu estava disposto a alcançar era o nível que eu estive na situação anterior. Em cada recomeço, o tempo que eu demorei para levar minha empresa ao nível de faturamento igual ao máximo que eu já havia obtido, foi reduzido a 1/3. Eu não tive qualquer resistência, pois mesmo com qualquer adversidade de mercado, eu tinha certeza de que tinha total conhecimento e mindset para chegar novamente à posição que havia perdido.

Você consegue perceber que não basta ter os contatos, o conhecimento (o texto do word) se o mindset (a configuração) não é adequado para o objetivo que você quer? Você entende agora por que algumas pessoas ficam por anos e décadas na mesma vida, sem crescer, sem mudar de posição, de cargo, de remuneração? Parece que esbarram em um teto, um limite – que elas mesmas impõe para si próprias, que está registrado no mindset.

Não é ruim você querer manter a vida no estado atual, sem crescer, sem mudar. Se você é feliz assim, ótimo, esse é o objetivo da vida: ser feliz.

O mindset é a configuração que permite você crescer ou te prende no nível atual da tua vida.

IconeHarv“Se você não está crescendo, está morrendo”
T. Harv Eker

 

Ops, desculpa, eu precisava escrever isso. O Harv fala que o ciclo natural de todo ser vivo é: nascer, crescer e morrer. Pensa no ser menos complexo, a flor. Se a flor não está crescendo, ela está morrendo. Não existe flor “vivendo”. São as únicas certezas de nossa vida e, por isso, devemos estar em constante crescimento. Quando abrimos mão de crescer, aprender, trabalhar e nos divertir, estamos abrindo mão de viver. A vida deve ser um constante aprendizado, principalmente quando levamos em consideração que as escolhas não ensinam (ou pouco ensinam) a ganhar mais dos 3 maiores desejos das pessoas em geral: dinheiro, felicidade e amor. É possível você conquistar mais nesses 3 aspectos simplesmente ao condicionar sua mentalidade, canalizando a energia positiva. As pessoas costumam ficar presas em seu mindset de que “nasci pobre, e assim morrerei”, “não nasci para ser feliz” ou “nunca serei amado por ninguém”. Pode parecer absurdo, mas esses simples pensamentos já afastam quem pensa assim, da riqueza, da felicidade e do amor.

Legal, agora você talvez esteja se perguntando: e como eu mudo o mindset do meu vizinho, aquele chato? Ou da minha esposa? Não muda. Desculpa, você só consegue mudar o teu próprio mindset. Você pode influenciar os outros a mudarem seus mindset, mas se eles não quiserem, fica tudo igual. O mesmo acontece com você: eu posso tentar te influenciar a mudar o mindset para crescer ou para enriquecer, mas se você não quiser, nem com telepatia vou mudar alguma coisa.

Crencas Limitantes

Mindset também pode ser entendido pelas tuas crenças limitantes. Opa, mais um nome que tá na moda. Crenças limitantes, como o próprio nome diz, são comandos inconscientes que você recebeu ao longo da vida, seja na infância, na adolescência ou na fase adulta, que foram gravados na tua mente, fazendo parte do teu mindset, basicamente em 2 situações:

  1. Por repetição do comando: podem ser frases que repetimos exaustivamente, diariamente, e que impregnam na mente, gerando um novo comando mental sob o qual vão se basear nossas ações. Sabe quando você se pega falando “eu não posso” ou “eu não consigo”? Já explico.
  2. Em uma ocasião de forte impacto emocional: uma surra dos teus pais, um assalto, a perda de um familiar, um abuso sexual, uma cena que te deixou transtornado. Qualquer informação que passou na tua cabeça naquele instante, gravou e ficou registrado. Seja boa ou ruim, a configuração está aí, gerando resultados até hoje.

Eu gosto desse exemplo do “eu não posso” ou “eu não consigo”, por que é comum nos pegarmos falando essa besteira, que nada mais é do que a repetição de um comando para a nossa mente de que somos incapazes. Preciso firmar um acordo com você: a partir de agora, você vai cuidar o que pensar e sempre que se descobrir pensando ou falando qualquer coisa negativa contra você, vai parar imediatamente e substituir por “eu sou capaz” ou outro termo positivo. O comando “eu sou” é muito eficiente para o cérebro registrar novas crenças. “Que merda”, “Agora não” são outros comandos que você deve abolir imediatamente da tua vida. Fazendo este pequeno exercício, em uma semana será visível uma melhora na tua vida. As coisas começarão a dar “mais certo”. Não precisa nem acreditar, apenas comece agora.

Não entendeu o que deve pensar? Assim: sempre que você se pegar pensando ou falando alguma frase NEGATIVA contra você, com “eu sou” ou “que …”, VAI SUBSTITUIR por um equivalente POSITIVO, e repetir em voz alta, para que o teu cérebro registre nas formas mental e auditiva. É importante evitar o uso da palavra “não”. A neurolinguística prova que o nosso cérebro tem tendência a ignorar o “não” em uma frase de comando.

Quantas vezes escutamos que a profissão do Professor não dá dinheiro, que Professor morre de fome? Pois bem, está aí instalado dentro da nossa cabeça uma crença limitante, um gatilho negativo que limitará  de maneira indireta um Professor de crescer financeiramente. E te digo com conhecimento de causa: eu conheço histórias de Professores milionários. Com menos de 30 anos. Como? mindset. O mindset deles não tem esse bloqueio. Por sorte, ninguém falou pra eles que professor morre de fome. Ou eles aprenderam a driblar esse comando negativo. Quer saber qual a profissão do futuro e que será das mais bem remuneradas? Professor… outro dia conto mais sobre isso, quais minhas referências e como essa profissão tão bela vai ser valorizada como nunca.

Então, isso é mindset. Tudo que acontece na tua vida é reflexo do teu mindset e das tuas crenças limitantes, que alguém ou situações da tua vida acabaram configurando para que o teu texto seja impresso da maneira como é hoje. E se é bom ou ruim, cabe a você decidir.

Juliano“O mindset estrutura a forma de pensar”
“O mindset vencedor estrutura a forma de pensar para obter melhores resultados”
Juliano Primavesi

 

Ficou inspirado para mudar o teu mindset? Na próxima semana (terça-feira 31/05), eu conto mais sobre como funciona a mente de um empreendedor e o como você pode mudar o teu mindset para crescer. Penso que a mente empreendedora é uma das mais simples de explicar para promover uma mudança rápida na tua vida – e tenho total propriedade para escrever sobre esse assunto, afinal sou empreendedor em série, com mais sucessos do que fracassos há 19 anos.

Vai te preparando: qual a tua ideia de crenças limitantes? Você sabe usá-las a teu favor, ou ainda se limita com medo de crescer?

Não podemos ter medo da evolução em uma sociedade que constantemente está passando por modificações. A quarta revolução industrial está chegando (hã???) e bem, tudo vai mudar novamente (talvez você não tenha ideia que a sociedade mudou drasticamente em cada revolução industrial que tivemos). É preciso entender que para crescer precisamos planejar e nos organizar, mas antes de mais nada, os nossos pensamentos devem estar alinhados com as nossas decisões. Se optarmos por crescer, que seja visando sempre o céu, afinal de contas, não vamos buscar algo pensando que já perdeu.


PS: Sobre a quarta revolução industrial, trata-se da inclusão na nossa vida, da IoT, IoE e M2M. Respectivamente: Internet das Coisas, Internet de Todas as Coisas e comunicação Máquina a Máquina. É o aprofundamento da internet na nossa vida, literalmente impregnada em nossas roupas e inclusive na caixa de leite que estiver na geladeira. É um movimento que ainda vai demorar uns 5 anos para crescer forte no Brasil.

 

Quer transformar tua vida?
Receba as próximas atualizações direto teu e-mail, e participe gratuitamente de sorteios semanais de livros. ?? LIVRE DE SPAM.

Comentarios

Mais em Abundancia, Crencas Limitantes, Felicidade, Mindset, Mindset empreendedor, Mindset vencedor
Testosterona: aprenda aqui a aumentar a testosterona naturalmente

Testosterona A testosterona é o principal hormônio esteroide do sexo masculino. E também muito importante para as mulheres! A testosterona é encontrada no corpo...

Fechar
rsl2016mmi