Meu segredo é simples: eu nunca desisto!

O talento não pode substituir a persistência: é comum existir pessoas talentosas e sem sucesso.
 
A genialidade não pode substituir a persistência: gênios não recompensados viram provérbios.
 
A educação não pode substituir a persistência: há muitas pessoas educadas e sem objetivo.
 
Entretanto, a persistência e a determinação sozinhas são onipotentes. O slogan “Siga em frente” resolveu e sempre resolverá os problemas da raça humana. ~Calvin Coolidge (adaptado)
 
Persistência é a capacidade de continuar agindo sem se importar com os seus sentimentos. Você segue em frente mesmo que tenha vontade de desistir.
 
Por que desistimos? Porque ficou difícil? Porque o objetivo repentinamente mudou? Porque vimos uma chance de fracassar, então ao invés de falhar, desistimos?
 
Aconteceu há alguns anos atrás, em um diálogo entre um sábio e um aprendiz. Estavam ambos, na cozinha da residência onipotente, recheada de detalhes em madeira de lei, chão de mármore, e no centro, um balcão brilhante pela claridade do sol que entrava pela grande janela em frente à pia. Em cima do balcão, duas xícaras e um grande bule cheio de café quente, recém passado, com aquele aroma peculiar de café orgânico torrado na fazenda.
 
Então o sábio começa a derramar o café no chão, propositalmente. O aprendiz interpela: “mestre, o café está derramando longe da xícara”… sem se abalar, o mestre continua, fazendo uma lambança no chão, ao que ele esclarece:
 
O talento é como o café, a disciplina é como a xícara: veja, aprendiz, este café representa a forma como seus talentos estão sendo banalmente desperdiçados. Sem xícara, o café é inútil, mesmo em grande quantidade. Seus talentos são inúteis sem disciplina.
 
Então eu te levo à uma reflexão: qual o tamanho da tua xícara?
 
O que você tem priorizado na sua vida? O que é importante para você, ou o que é urgente para os outros?
 
A autodisciplina exige que você desenvolva a capacidade de dedicar um tempo àquilo que é necessário. Muitos problemas são criados quando nos recusamos a dedicar algum tempo àquilo que precisa ser feito – e fazê-lo corretamente. Estes problemas vão desde uma mesa de trabalho bagunçada até uma caixa de e-mails abarrotada. Em ambos os casos um dos fatores contribuintes é a recusa a fazer aquilo que precisa ser feito, buscando atalhos, coisas mais legais para fazer no lugar do que precisa ser feito.
 
Algumas vezes, o que precisa ser feito é bem claro. Às vezes, não. Ignorar a bagunça não vai ajudar de jeito nenhum. Se você não sabe o que precisa ser feito, o primeiro passo é descobrir. Isso pode exigir que você busque conhecimento, ou aprenda coisas novas. Talvez isso leve um tempo, não quer dizer que será fácil, mas é necessário.
 
Pequenas coisas, como juntar o lixo do chão, manter o quarto arrumado, não deixar as bagunças acumularem, nem as tarefas do trabalho, da faculdade ou do dia a dia, são fatores que contribuem para o hábito da disciplina. Não quero dizer: “seja inflexível”, mas… treinar a disciplina faz bem para a resiliência.
 
Porque você vai precisar de resiliência quando tiver um GRANDE MOTIVO para desistir de algo. Na verdade, vai precisar de duas coisas:
 
UM GRANDE MOTIVO PARA PERSISTIR, e RESILIÊNCIA.
 
O GRANDE MOTIVO para continuar, é o seu “PORQUE”, e quanto MAIOR ele for mais fácil será continuar, pois os desafios serão pequenos perto do “GRANDE PORQUE”.
 
Imagino que você nessa altura, já teve aula de Física Óptica, então imagine que à sua frente, tem um obstáculo maior do que você, com o dobro do tamanho, mas atrás desse obstáculo, está o seu GRANDE PORQUE, 10x maior do que o obstáculo. Mirando no GRANDE PORQUE, fica mais fácil ultrapassar o obstáculo, ele fica praticamente invisível, irrelevante.
 
A resiliência é a capacidade de tomar porrada e se recuperar rapidamente, seguindo em frente, por que, sim, você vai tomar porrada em alguns obstáculos, e o grande lance aqui é que isso vai te fazer mais FORTE. Cada obstáculo, cada dificuldade que você passar, precisará ser alguém que você ainda não é para ultrapassar, precisará de novos conhecimentos para superar, e então você passou de nível, ficando mais próximo do GRANDE PORQUE (ou BIG WHY).
 
#saiDaMedia
Quer transformar tua vida?
Receba as próximas atualizações direto teu e-mail, e participe gratuitamente de sorteios semanais de livros. ?? LIVRE DE SPAM.

Comentarios

About The Author

Empreendedor em série, graduado em Administração de Empresas, cursou Técnico em Processamento de Dados na UFRGS e Engenharia Elétrica na PUCRS. Atua no mercado de Datacenter/Cloud desde 1998. Fundou a WeBrasil, HostNet e Cyberweb, atualmente controladora da KingHost - provedor de hospedagem de sites com 60 mil clientes. Em 2012, criou a Giga Internet, provedor de internet wireless que atende 15 cidades no Rio Grande do Sul. Em 2016, começou o projeto Riqueza Sem Limites, com visão de exportar inspiração e conhecimento de alto nível para além das fronteiras Brasileiras. Atualmente dedica 50% do tempo para estudar assuntos ligados à neurociência, psicologia comportamental e biohacking.

Leia o post anterior:
Eu profetizo uma semana vitoriosa!

"Profetizar: predizer o futuro, por um dom especial ou por inspiração divina"   Você já profetizou as tuas vitórias hoje?...

Fechar
rsl2016mmi