Mesmo que você ainda não tenha a vida que sonhou, provavelmente tem a vida que muitos sonham. Dê valor.

A neurociência explica o poder da gratidão na nossa vida, manifestada em nosso corpo através do sistema hormonal.

Quando geramos sentimentos de gratidão em nossos pensamentos, ativamos o sistema de recompensas do nosso cérebro, localizada numa área chamada Núcleo accumbens (ou NAc). Este sistema é responsável pela sensação de bem estar, prazer, impulsividade e comportamento maternal do nosso corpo.

Quando o cérebro identifica que algo de bom aconteceu, que fomos bem sucedidos e que existem coisas na nossa vida que merecem reconhecimento e somos gratos por isso, ocorre liberação de DOPAMINA, um importante neurotransmissor que aumenta a sensação de prazer. Por isso, pessoas que manifestam gratidão pelas coisas que lhes acontece, vivem em níveis elevados de emoções positivas, satisfação com a vida, vitalidade e otimismo.

A gratidão precisa ser construída pelo nosso pensamento consciente. Para que isso torne-se um hábito, é preciso que você construa o reconhecimento interno pensando em suas conquistas. Por isso se diz que devemos ser gratos pelas menores conquistas, assim mantemos ativo este incrível canal hormonal de satisfação.

Por outra via neural, a gratidão estimula as vias cerebrais para a liberação de outro hormônio chamado OXITOCINA, que estimula o afeto, traz tranquilidade, reduz a ansiedade, o medo e a fobia.

Exercitar o sentimento de gratidão dissolve o medo, a angústia e os sentimentos de raiva. Fica mais fácil CONTROLAR os estados mentais tóxicos e desnecessários, e por fim, ser resiliente a ponto de controlar internamente qualquer coisa que venha de fora (fatores externos).

O nosso cérebro não é capaz de sentir, ao mesmo tempo, gratidão e infelicidade, portanto, você é que faz a escolha.

Ocupe seu espaço interno e exercite diariamente a gratidão. Para fazer com que seu dia comece de forma positiva, já pela manhã experimente pensar nos diversos motivos que você tem para sentir gratidão.

E termine seu dia refletindo sobre as realizações que lhe deram prazer.

Eu costumo anotar ao final do dia as minha conquistas, e reler de tempos em tempos. Isso reforça ainda mais todo o meu sistema interno de gratidão.

#saiDaMedia #ViverAltaPerformance

Quer transformar tua vida?
Receba as próximas atualizações direto teu e-mail, e participe gratuitamente de sorteios semanais de livros. ?? LIVRE DE SPAM.

Comentarios

Texto publicado no Facebook @RiquezaSemLimites

About The Author

Empreendedor em série, graduado em Administração de Empresas, cursou Técnico em Processamento de Dados na UFRGS e Engenharia Elétrica na PUCRS. Atua no mercado de Datacenter/Cloud desde 1998. Fundou a WeBrasil, HostNet e Cyberweb, atualmente controladora da KingHost - provedor de hospedagem de sites com 60 mil clientes. Em 2012, criou a Giga Internet, provedor de internet wireless que atende 15 cidades no Rio Grande do Sul. Em 2016, começou o projeto Riqueza Sem Limites, com visão de exportar inspiração e conhecimento de alto nível para além das fronteiras Brasileiras. Atualmente dedica 50% do tempo para estudar assuntos ligados à neurociência, psicologia comportamental e biohacking.

Leia o post anterior:
Quando você dá para as pessoas um motivo bom o suficiente, elas encontram o como

Liderança é a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e...

Fechar
rsl2016mmi