Lidere pelo exemplo!

Lidere pelo exemplo

Você se torna aquilo que pensa na maior parte do tempo, e temos uma capacidade inigualavelmente superior de copiar, espelhar e repetir comportamentos de pessoas próximas a nós.

Já se perguntou por que tanta gente repete aquela frase famosa do Jim Rohn “você é a média da 5 pessoas com quem mais convive”? A resposta é: por que somos copiadores. Nascemos copiadores, copiando os comportamentos, falas e atitudes dos nossos pais ou de quem passamos a maior parte do tempo na infância.

E em um certo momento, trocamos de lado, passamos a ser o exemplo que os outros buscam para copiar, seja nossos filhos, pessoas de convívio próximo ou pessoas que trabalham conosco e buscam inspiração, ou simplesmente: aprender como fazer.

Liderar pelo exemplo é buscar fazer aquilo que é certo, mesmo quando pensa que ninguém está olhando, isso também é chamado integridade.

Liderar pelo exemplo é passar as informações com clareza, riqueza de detalhes e se certificar de que a comunicação foi corretamente entendida.

Liderar pelo exemplo é fazer mais em menos tempo. E isso é possível, veja só: a Universidade de Stanford fez um estudo que mostra que a produtividade por hora diminui drasticamente quando a semana de trabalho excede 50 horas.

Uma das maneiras de manter esse nível de trabalho equilibrado, é balancear os dias de trabalho com períodos de repouso, mais ou menos como o hiperfoco, que comentei no post anterior.

Para começar a semana em 110% de produtividade, dá uma lida nessas práticas recomendadas:

?? DESCONEXÃO: desligar é a estratégia de fim de semana mais importante nesta lista, porque se você não consegue encontrar uma maneira de se retirar eletronicamente do seu trabalho entre o final da sexta-feira, até a manhã da segunda-feira, então você não parou de trabalhar.

Estar disponível 24 horas por dia, nos 7 dias da semana, expõe a um nível constante de estresse que impedem de se recarregar. Se não for possível ficar sem acesso a e-mails e telefone apenas por um final de semana, tente fixar horários específicos no sábado e domingo para verificar e-mails e responder às ligações realmente importantes.

?? REFLEXÃO: a reflexão semanal é uma ferramenta poderosa para a melhoria contínua pessoal. Use o fim de semana para contemplar as forças maiores que estão moldando o seu mercado, sua empresa ou sua carreira. Sem as distrações do dia a dia, você será capaz de ver as coisas sob uma nova ótica. Use esta visão diferente para mudar a sua abordagem para a próxima semana, melhorando a eficiência e eficácia do seu formato de trabalho.

?? EXERCÍCIOS: está sem tempo para se exercitar durante a semana? Olha isso então: você tem 48 horas a cada semana para praticar exercícios. Mantendo o seu corpo em movimento por pelo menos 10 minutos libera GABA, um neurotransmissor calmante que reduz o estresse, estimula a glândula pituitária e ajuda a aumentar a hormônio do crescimento (GH), que na fase adulta, é responsável por retardar os sintomas da velhice. O exercício também é uma ótima maneira de ter insights de novas ideias. Isso acontece por que durante o exercício físico, você está geralmente 100% no tempo presente (sem pensar nos erros do passado, nem nos problemas do futuro). Estar no momento presente, segundo Eckhart Tolle, é um dos pré-requisitos para inovação. Pessoas inovadoras e pessoas de sucesso, sabem que estar praticando exercícios em uma academia, surfando ou praticando ao ar livre, muitas vezes gera faíscas de criatividade e insights poderosos. Se a segunda, terça, quarta, quinta, sexta não deixam folga para os exercícios, aproveite o final de semana. O truque é encontrar uma atividade física que faz isso para você e, em seguida, torná-la uma parte importante da sua rotina de fim de semana.

?? PAIXÃO: você pode se surpreender com o que acontece quando usa o final de semana para fazer algo que ama. Entregar-se às suas paixões é também uma ótima maneira de escapar do estresse e abrir a mente para novas maneiras de pensar. Atividades como música, leitura, escrita, pintura, ou mesmo jogar bola com seus filhos, pode ajudar a estimular diferentes modos de pensamento que podem gerar retornos enormes ao longo da semana seguinte.

?? PASSAR MAIS TEMPO DE QUALIDADE COM A FAMÍLIA: vamos esclarecer esse negócio de tempo de qualidade.. é estar 100% presente, sem celular, sem pensar no amanhã, nem no ontem. É estar naquele momento, dando total atenção para as pessoas que estão com você. Passar um tempo de qualidade com sua família no fim de semana é essencial se você quiser recarregar e relaxar. Aproveitar para passear no parque, ir à um restaurante favorito, ao cinema, teatro, fazer uma viajem relaxada ou visitar seus pais, são ótimos programas familiares.

?? MICRO AVENTURAS: fazer algo inusitado, incomum até hoje para você, por exemplo, caminhar ao ar livre ao invés de usar uma esteira; se hospedar em um hotel de luxo que abriu na sua cidade para ter o prazer de ser bem atendido (alguns inclusive tem descontos para finais de semana); alugar um carro que você sempre quis dirigir; conhecer um parque, um museu, um pôr do sol ou até mesmo, uma cidade nova. Tente algo que você não tenha feito antes ou que talvez, não faz há muito tempo. Saber que você tem algo interessante planejado para o próximo sábado, não só vai ser divertido chegar no sábado, mas vai melhorar significativamente o seu humor durante a semana.

?? ACORDAR SEMPRE NO MESMO HORÁRIO: eu sei, é tentador dormir mais no fim de semana para recuperar o atraso do sono. Apesar de isso ser prazeiroso, estraga completamente o seu ciclo circadiano. O corpo rotineiramente percorre uma elaborada série de fases do sono para que você possa acordar descansado e revigorado. E a fase final, envolve o aumento do hormônio cortisol, e redução do hormônio melatonina, para que você “desperte” sozinho, e é por isso que as pessoas muitas vezes acordam pouco antes de seu despertador tocar, afinal o cérebro está treinado e pronto para isso! Quando você dorme a mais no fim de semana, acaba se sentindo molenga e cansado. Isso não é apenas prejudicial para o seu dia de folga, como também te torna menos produtivo na segunda-feira, porque seu cérebro não está pronto para acordar no horário regular. Você estragou com o seu ciclo circadiano no sábado e domingo, lembra? Se você sente que precisa colocar o sono em dia, basta ir para a cama mais cedo.

?? A MANHÃ É MINHA: encontrar uma atividade que você tem prazer de fazer para ser a primeira coisa a fazer pela manhã, vai te ajudar a sentir-se mais feliz e clarear a mente, não só nos finais de semana, mas em todos os dias. É uma ótima maneira de aperfeiçoar o seu ciclo circadiano, te forçando a despertar na mesma hora todos os dias, inclusive no sábado e domingo. A mente alcança um desempenho de pico de três a quatro horas depois de despertar, então levante-se cedo para fazer alguma atividade física, e, em seguida, sente-se e envolva-se em algo mental, enquanto sua mente está em seu auge de produtividade. Geralmente isso acontece pelas 11h da manhã.

?? PLANEJAR A SEMANA SEGUINTE: o fim de semana é um ótimo período para passar alguns momentos planejando a sua próxima semana. Apenas 30 minutos ou uma hora de planejamento podem gerar significativos ganhos de produtividade e redução do estresse. Também é bom aproveitar esse momento para planejar uma parte das suas próximas férias, uma vez que geralmente ocorrem promoções de passagens aéreas nos finais de semana. A semana vai parecer muito mais leve se começar com um plano, porque tudo que você tem que fazer é focar é na execução.

#saiDaMedia

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Empreendedor em série, graduado em Administração de Empresas, cursou Técnico em Processamento de Dados na UFRGS e Engenharia Elétrica na PUCRS. Atua no mercado de Datacenter/Cloud desde 1998. Fundou a WeBrasil, HostNet e Cyberweb, atualmente controladora da KingHost - provedor de hospedagem de sites com 60 mil clientes. Em 2012, criou a Giga Internet, provedor de internet wireless que atende 15 cidades no Rio Grande do Sul. Em 2016, começou o projeto Riqueza Sem Limites, com visão de exportar inspiração e conhecimento de alto nível para além das fronteiras Brasileiras. Atualmente dedica 50% do tempo para estudar assuntos ligados à neurociência, psicologia comportamental e biohacking.

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