Imperdível: como você gerencia o teu dinheiro? Use o famoso Método dos Potes ou Jars System

Chega o final do dia 05 e você entra em desespero por que o salário já foi quase todo e ainda tem 30 dias pela frente para viver até o próximo holerite? Ou você se descabela lá pelo dia 25 do mês por que tem um show no próximo final de semana e você gastou em outras coisas? Ok, você é avarento mesmo e não sabe se divertir… eu vou te contar como mudar isso!

Seus problemas terminaram. O T. Harv Eker, sim, ele denovo, criou um sistema há mais de 10 anos que ele chama de “Jars System” ou “Sistema dos Potes” – que você pode utilizar com potes ou diferentes contas bancárias. E eu diria que para quem era um perdido completo como eu, é um excelente jeito de começar a organizar as finanças sem precisar de um Coach Financeiro para isso, fazendo tudo por você mesmo, dentro das suas possibilidades.

Por que gerenciar o dinheiro?

“Pessoas ricas gerenciam bem o seu dinheiro. Pessoas pobres são desleixadas com o dinheiro”.

“Pessoas ricas não são mais espertas que as pessoas pobres. Elas apenas tem hábitos melhores e mais eficientes do que as pessoas pobres”.

T. Harv Eker

Muitas pessoas tentam ficar ricas, tentando copiar as estratégia de investimento do bilionário Warren Buffett. Bem, isso funciona, se você considerar um ingrediente extremamente importante: uma das razões pelas quais Buffett é tão rico, é porque ele também leva uma vida “low profile”:

  • Buffet ainda vive na mesma casa modesta, de 3 quartos, no distrito de Omaha, que comprou quando casou, há mais de 50 anos, por USD 31.500. Diz ele que tem tudo o que precisa na casa. A casa não possui muros nem cercas (assim não precisa ficar pintando a cerca como fazem os vizinhos de tempos em tempos).
  • Dirige seu próprio carro para todo lugar, e não tem motorista particular, nem equipe de seguranças à sua volta.
  • Quando seu primeiro filho nasceu, Buffett transformou uma gaveta em um berço.
  • Para seu segundo filho, ele pediu emprestado um berço.

Buffett administra seu dinheiro e riqueza no princípio de zelar por cada centavo gasto. Cada centavo não gasto hoje significa muito mais dinheiro para investir, ou usar, no futuro. No livro O Milionario Mora ao Lado, Stanley e Danko  descobriram algumas verdades interessantes sobre muitas famílias milionárias Americanas – a maioria delas não têm um estilo de vida extravagante com itens de luxo, como relógios caros, ternos de alta costura e carros esportivos. Elas acumulam muita riqueza exatamente porque vivem abaixo das suas possibilidades.

Quanto da sua renda você gasta todo mês? Você merece coisas caras? Você está maduro o suficiente para elaborar um orçamento? Você está descuidado e gasta acima do que pode? Você comprou sua casa dos sonho, só que agora você não pode se dar o luxo de mantê-la? Você costuma comprar itens supérfulos como sapatos caros que não combinam com nada em seu guarda-roupas, ou dois litros de ketchup porque a loja tinha uma promoção especial de compre dois e leve 1? Você é viciado em  shopping? Jogos de azar? Quanto do seu salário vai para barzinhos e boates? Você talvez nem saiba quanto gasta e quanto ganha e precisa desse método para viver uma vida mais feliz!

Talvez você esteja envergonhado ou cansado vive quebrado? Quando os seus amigos se reúnem, você diz que não pode – porque você não pode se dar ao luxo de comer fora? Se você tem uma família, você é capaz de dar apoio a seus entes queridos sem fazer empréstimos? Nesta semana você vai preservar o teu orgulho ou alimentar as crianças? Você está em apuros e precisa desse método para sair dessa enrascada financeira que virou a tua vida!

Ou talvez você seja uma pessoa avarenta… Você renuncia à qualidade para economizar alguns reais? Você espreme cada prestador de serviços que você contrata e mesmo assim exigiu um tratamento especial por ser um “bom cliente”? Você é um pão-duro e precisa desse método para aprender a se divertir com sabedoria e liberdade!

“Pare de esperar para gerenciar o teu dinheiro. O hábito de gerir o teu dinheiro é mais importante do que a quantidade” 

T. Harv Eker

Como assim? Assim: você não tem que esperar “ficar rico” ou “sobrar dinheiro” para começar a gerenciá-lo. Começando agora, com o que você tem, dará início ao hábito de gerenciar bem seu dinheiro, e de crescer seu fundo de liberdade financeira.

O que é a liberdade financeira?

Liberdade financeira é um nível que você atinge com seus investimentos de modo que você não depende mais do teu trabalho para viver. Atingindo este ponto, você pode trabalhar com o que quiser, quando quiser, com o único objetivo de aumentar o seu pote de investimentos, já que as tuas despesas serão cobertas apenas pelos rendimentos do que você já acumulou.

E por que você faria isso? Dois grandes motivos para você pensar nesse assunto seriamente a partir de agora:

1. Problemas de Saúde

Já imaginou ter um problema de saúde que impeça você de trabalhar, ou ainda, você seja requisitado a cuidar de um parente que precisa de cuidados permanentes? Como você faria se tivesse que trabalhar para sustentar você e a tua familia se não tiver uma renda adicional, que não dependa do teu trabalho?

2. Desemprego

Já imaginou perder o emprego e ficar meses sem ser chamado para uma entrevista ou outra empresa? Tendo a tua liberdade financeira garantida, você consegue buscar novos desafios em outras regiões, outras áreas e inclusive dar um ano sabático para colocar os estudos em dia, e aprimorar e voltar para o mercado de trabalho a todo vapor.

3. Aposentadoria

Já imaginou não depender da nossa falida Previdência Social? Você trabalha 55 anos para receber uma valor limitado, que perde poder de compra a cada ano. E a Previdência Privada? Apesar de parecer bom, é um excelente método para rasgar dinheiro que os bancos tentam te empurrar com o único objetivo de baterem metas e ampliarem a já ótima rentabilidade que eles possuem.

E como você monta um plano de Liberdade Financeira? Começando pelo Sistema de Potes! Me segue… →

O que é o Sistema de Potes?

Basicamente, usando este sistema, você vai dividir o seu dinheiro em seis contas diferentes, com porcentagens distintas para colocar em cada conta. Você pode usar contas bancárias, envelopes, potes ou frascos. Eu particularmente uso um pote real para a minha conta de liberdade financeira, onde coloco além de um percentual mensal, um valor diário com o objetivo de reforçar o hábito de investir para o futuro. 

O conceito dos 6 potes para Gestão de Riqueza

A coisa mais importante é depositar seus rendimentos mensais de forma consistente nos potes da seguinte forma:

* Se você for casado e junta a sua renda com a da sua esposa, deve considerar todas as rendas e despesas unificadas. Se você é casado, mas não mistura a renda, use este sistema para a renda e despesas de sua responsabilidade.

* É importante considerar que estou falando aqui da sua renda líquida – já descontado o imposto de renda! Se você é do tipo que paga um adicional de imposto de renda todo ano, faça uma média do valor pago para a Receita e faça uma provisão mensal para isso.

* Qualquer provisão, pote ou conta que você acumular dinheiro usando um BANCO, não deixe o dinheiro parado em conta corrente. No mínimo, deixe na poupança. Falarei mais sobre investimentos na próxima semana.

Jar2

Conta das Necessidades Reais (55%):

Jar55Metade de sua renda vai para as necessidades reais (NR), como alimentação, pagamentos de financiamento imobiliário da casa que você mora, comida, telefone, televisão, internet, gás, gasolina, seguros, etc. Se você não consegue cobrir todas as suas necessidades reais com apenas 55% da sua renda, você precisa adaptar o sistema:

  1. Simplificar a tua vida – descobrir como você pode gastar menos
  2. Ganhar mais – descobrir como você pode ganhar mais

Se mesmo depois de gastar menos e/ou ganhar mais, você não consegue viver com 50% da sua renda, adapte: determine um percentual da sua renda que é realmente necessário para viver, vamos dizer que chegou a 80%: distribua os outros 20% entre as outras contas, com 4% para cada uma e coloque-se como objetivo, reduzir as tuas despesas priorizando a redistribuição nos outros potes. No final explico na prática por que isso é importante e funciona para que você tenha uma vida mais feliz.

Coisas que você vai pagar com o dinheiro dessa conta:

  • Seguros
  • Despesas com Saúde + Plano de Saúde
  • Higiene
  • Escola das Crianças
  • Despesas do seu animal de estimação
  • IPTU
  • IPVA
  • Aluguel ou Financiamento da Casa
  • Manutenção do Carro + Financiamento do Carro
  • Água / Luz / Gás / Telefone / Internet / TV
  • Táxi
  • Pedágio
  • Cartão de Crédito + Dívidas do Cartão de Crédito
  • Dívidas já existentes até serem quitadas

As pessoas ricas fazem orçamento do seu dinheiro e controlam as despesas para que saibam onde estão gastando. Elas tratam cada moeda como uma semente de dinheiro que pode se transformar em uma árvore de dinheiro quando investido e por isso, são prudentes com seus gastos. Pessoas ricas pensam muito mais sobre o que é realmente necessário e não compram apenas por que algo é barato. Através de orçamento, elas já sabem mais ou menos quanto estão gastando em cada aspecto da vida. E através de rastreamento das despesas, sabem como eles estão em relação aos objetivos traçados.

Não digo que você precise controlar seus gastos com 100% de precisão. Se fizer isso, pode vir a ser muito estressante e você acabaria parando de fazer este processo de reeducação mental. Pense do ponto de vista de uma empresa (que não seja a sua). O seu chefe, dono da empresa, aprovaria este gasto? Você pode explicar o destino desta determinada compra para os acionistas? Se você tiver uma empresa e começar a pensar assim, vai conseguir simplificar a tua vida e a da empresa em muitos reais, acredite-me.

Conta da Liberdade Financeira (10%):

Jar1010% de sua renda vai para o pote da sua Liberdade Financeira (LF). O dinheiro deste pote  pode ser utilizado para investimentos (que geram lucro). Este frasco é usado para a construção de riqueza para o seu futuro financeiramente livre. Você nunca deve gastar esse dinheiro.

Imagina uma galinha dos ovos de ouro. Essa é a tua galinha, e o objetivo é alimentar ela para que no futuro, dê ovos de ouro para que você não precise mais se preocupar com os teus rendimentos. Você é terminantemente proibido de mexer no dinheiro desta conta. Tirar qualquer centavo deste pote é como matar a galinha. Os rendimentos desta conta devem permanecer na própria conta, engordando a galinha até que você decida viver exclusivamente da sua Liberdade Financeira.

Este pote é o seu bilhete da sua renda passiva. Você só vai gastar esse dinheiro quando você se tornar financeiramente
livre. Mesmo assim, você só irá gastar o lucro que obtiver mensalmente, NUNCA o principal que tiver acumulado até então.

Fazendo uma rápida projeção financeira: se você investir R$ 2.000 reais mensalmente e um investimento que pague 14% líquidos de impostos ao ano (taxa média atual da CDI), em 10 anos terá acumulado r$ 493.170 e em 15 anos, R$ 1.118.138. Esse 1 milhão de reais terá um rendimento aproximado de R$ 13.044 mensais. Se você optar por se aposentar em 15 anos, poderá sacar mensalmente não mais do que 13.044… Isso é bom ou bom? Vou falar mais sobre investimentos e inflação nos próximos posts.  

Poupança de Longo Prazo (10%):

Jar1010% de sua renda vai para o pote chamado Poupança de Longo Prazo (PLP). O objetivo deste pote é poupar dinheiro para aquisições futuras – por exemplo: um carro novo, uma viagem de férias, um sofá novo, pagamento de dívidas, uma casa nova, qualquer investimento de consumo que você venha a fazer. Se hoje você tem alguma dívida bancária para pagar, tenha por objetivo só fazer novas despesas após quitar as dívidas, o quando a amortização mensal delas ficar abaixo dos 10% da tua renda. Lembre-se que o financiamento imobiliário não vai nessa conta, mas sim, na de Necessidades Reais, afinal você precisa morar em algum lugar né?

Se você tem um segundo imóvel financiado, e ele gera renda,a amortização mensal do financiamento e a renda devem ser contabilizados no pote das Necessidades Reais

Se você tem um segundo imóvel financiado, e ele não gera renda, a amortização mensal do financiamento deve ser retirada desta conta – Poupança de Longo Prazo.

Se você tem um segundo imóvel quitado, e ele gera renda, a renda líquida que você recebe deve ser distribuída entre todos os potes como faz com o seu rendimento de trabalho.

Se você paga Imposto de Renda anualmente, faça uma provisão para isso nesta conta (mesmo se estiver fora dos 10%)

Conta da Educação (10%):

Jar10As pessoas de sucesso constantemente crescem investindo em educação. Assim, 10% de sua renda vai para o pote da Educação (E). Quanto mais conhecimentos e as habilidades você adquirir, maior sua capacidade de ganho. E quanto mais você ganha, mais você precisa saber (incusive como gerir a sua riqueza adicional, como aumentar o rendimento da sua conta de Liberdade Financeira, etc). Use o dinheiro a partir deste pote para o Desenvolvimento Pessoal ou Profissional – por exemplo na aquisição de livros, cursos, seminários, treinamentos, coaching, mentoring. Busque sempre aprender mais, pois se você não está crescendo, você está morrendo!

Se você tem filhos, o investimento realizado no colégio ou faculdade destes, sairá da conta de Necessidades Reais, pois este pote é apenas para investimentos em você

“Se você acha que a educação é cara, tente a ignorância.”

Benjamin Franklin

Conta da Diversão (10%):

Jar1010% de sua renda vai para o pote da Diversão (D). O objetivo deste pote é cuidar de ti. É importante aproveitar uma boa massagem, comprar algumas roupas novas, um jantar, comprar uma garrafa de vinho premiado, uma ida ao parque de diversões, ir à um jogo de futebol, alugar uma BMW por um final de semana, dirigir uma Ferrari por 1 hora… 

Para evitar o excesso de gastos ou subutilização, certifique-se de usar todo o dinheiro deste pote, pelo menos, a cada 3 meses. Isto vai permitir que você gaste sem culpa, aproveitando muito mais o momento – e também que você melhore gradualmente o seu nível de vida, conforme sua renda aumenta.

Os ricos sabem como aproveitar um pouco agora e aproveitar mais, depois; Os pobres sabem sofrer agora e aproveitar depois ou aproveitar enquanto podem

Quek Kai Hock

Doar (5%):

Jar55% de sua renda vai para o pote de doação (DOA). Mesmo que você não ache que tem condições de doar, sempre haverá alguém que está em um estado ainda pior, sem um teto ou um prato de comida decente para se alimentar. Além do fator sentir-se bem gerado pela ajuda às outras pessoas, doando parte de sua renda também ajuda você a sub-conscientemente desenvolver a mentalidade de riqueza de que você tem mais do que suficiente para dar de presente. Afinal, é melhor doar do que precisar receber doações de outros… Para este tópico, você não precisa doar apenas dinheiro, mas pode também doar teu tempo para uma ONG, com trabalho voluntário semanal, mensal ou ocasional – ou doar um valor mensal para um projeto que você acredite que desenvolva um bom trabalho.

Você também pode usar o recurso desta conta para ajudar alguém que esteja necessitando de ajuda para um tratamento médico ou por que teve uma grande perda recentemente.

A prática de doar uma parcela dos seus ganhos para causas que podem utilizar o seu dinheiro para educar ou de alguma forma melhorar as vidas de outras pessoas é espiritualmente ética.

Eu particularmente faço doações mensais para o Instituto Ayrton Senna, reconhecidamente uma instituição séria – e estou testando outras ONGs que no momento ainda não me mostraram indícios de má gestão, mas também não me mostraram o resultado das minhas doações. 

Casos específicos

É normal você não se encaixar no sistema – eu mesmo demorei um tempo para começar a praticar e me encaixar nas % estipuladas. Então essa é a parte legal: nada é engessado. Você pode adaptar conforme a sua necessidade.

Por exemplo, se hoje você consome 80% dos seus rendimentos com necessidades reais, eu sugiro que 10% vá para a sua liberdade financeira, 5% para educação, 2% para diversão, 2% para poupança de longo prazo, e 1% para doação. Por que o foco na liberdade financeira e na educação? Por que são as duas coisas principais que vão te tirar do lugar onde você está. Não pode esquecer da diversão, afinal sem diversão a vida é uma merda. E os outros 3% distribuídos em poupança de longo prazo e doação, para não perder o hábito. Se você está nesse caso ou parecido, tome ciência de que a tua vida corre grande perigo e é necessário um reposicionamento de necessidades reais urgente.

Obviamente, os números que apresentei são apenas bases. Dependendo das tuas circunstâncias financeiras, pode ser necessário ajustar as porcentagens ligeiramente. Mesmo se você está atualmente com muitas dívidas, há mais uma razão para começar a implementar este sistema de modo urgente.

3 passos simples para começar:

1. Conheça os seus percentuais.

Você não pode gerir o seu dinheiro sem saber o quanto você está ganhando e quanto são seus gastos. Você deve começar por calcular a sua renda mensal líquida atual e o valor a ser colocado em cada um dos 6 potes. Em seguida, controle a quantidade de dinheiro que você gasta diariamente.Tornando-se consciente de seus padrões de gastos já é um primeiro passo na direção certa. Para me controlar melhor, eu costumo usar o cartão de crédito em vez do dinheiro, pois na fatura mensal, vem discriminado tudo que gastei. Se existe a possibilidade de parcelar uma compra, eu evito parcelar para não estragar o meu controle mensal. 

2. Mude sua mentalidade.

Entenda que gestão de dinheiro não é restrição de liberdade. É criar uma posição de Liberdade Financeira. Daqui a vários anos, você poderá se aposentar oficialmente pela sua própria renda, com todos os seus bens quitados, enquanto seus amigos (que agora estão desfrutando da “vida boa”), ainda estarão pagando pelo seu estilo de vida caro, com juros. Repita diariamente em voz alta: “Eu sou um excelente gerenciador de dinheiro”. E a partir do momento em que você passa a usar o sistema de potes, essa é uma verdade incontestável. Você administrará o seu dinheiro melhor do que 89% da população Brasileira. Um ganho secundário deste sistema é que você irá acompanhar as tuas despesas mensalmente e poderá identificar o aumento ou redução do custo de vida mais rapidamente, buscando rendas alternativas – que irei falar daqui a 2 semanas. 

3. Evite as desculpas.

É fácil dizer “amanhã eu começo”, ou “eu não tenho tempo para isso”. A grande questão é se perguntar – o quanto você quer ser rico e financeiramente livre? Se você está comprometido com seus objetivos financeiros, então não há desculpas. Comece agora e mantenha o plano.

Questões pontuais

1. Minhas Necessidades Reais consomem menos de 55% da minha renda

Isso é muito bom! Eu sugiro manter os percentuais dos outros potes e colocar este excedente no pote da Liberdade Financeira.

2. Tenho dívidas! Como faço?

Infelizmente, a maioria das pessoas não usam um sistema como este e por isso elas tendem a estar sempre em dívida – seja no cartão de crédito, no banco ou no SPC. Uma das razões pelas você está sempre em dívida é porque usa o seu dinheiro extra para pagar as dívidas. Se você está constantemente usando o dinheiro extra para pagar a sua dívida, então você está ensinando o seu cérebro que o certo é comprar as coisas com o dinheiro que você não tem – e depois pagar a dívida com o dinheiro que sobrar.

Quanto mais você fizer isso, mais pro fundo você vai. Esse hábito vai ficar extremamente enraizado nas tuas conexões neurais – e isso acontece inconscientemente – te levando a uma consciência de pobreza. Quanto mais vezes você pagar as suas dívidas, quanto mais você pensar sobre isso, mais você vai sentir isso, e ADIVINHA: isso só vai atrair MAIS DÍVIDA para a tua VIDA! Por que? Por que no que você pensa, atrai.. pensou em dívida, atrai dívida. Pensou em rendimentos do teu dinheiro, mais dinheiro você atrai. Entende que tem que inverter o processo todo? É difícil, eu sei, já passei por isso também. Pode levar 1 ano, 2 anos… mas se você começar hoje, amanhã faltarão apenas 364 dias.

3. Meus filhos podem começar a fazer esse sistema?

Claro! Como eles não tem Necessidades Reais, vale o que sugeri caso você ganhe um prêmio na loteria: guardar 55 a 65% da mesada em um Fundo de Liberdade Financeira, investir 10% da mesada em livros, investir 10% da mesada em uma poupança de longo prazo (para comprar uma bike nova por exemplo), deixar 10 a 20% para diversão e doar 5% da mesada para uma instituição de caridade que vocês vejam em conjunto. Assim a vida fica divertida, leve e você ensina os teus filhos a criar o mindset de uma vida financeiramente organizada desde cedo!

3. “Eu adoraria fazer isso, mas eu não posso porque não tenho dinheiro suficiente” … ou “Minhas despesas são muito altas, não há nenhuma maneira que eu posso fazer estas porcentagens”

Bullshit!

Eu estou dizendo que você tem que colocar R$ 1.000 em seus potes ou contas todos os dias? Não, eu não disse isso.

A idéia não é um valor fixo, mas uma porcentagem da tua renda, de modo que cada pessoa, independentemente se você está ganhando R$ 1.000 por semana ou R$ 100 reais por semana, pode fazer o sistema. Sim, se você está ganhando R$ 10 reais por semana, você também pode praticar este sistema. Vai demorar mais, mas vai criar o hábito. Criar o hábito é infinitamente, mas muito mais importante do que qualquer outra coisa que te contei hoje.

O hábito é muito, muito mais importante do que a quantidade.

Eu não me importo se você está administrando R$ 100.000, R$ 1.000, R$ 100, R$ 10, R$ 1 ou 10 centavos. Tudo o que importa é que você vai gerenciar todo o dinheiro que você tem. TODO!

Um monte de você agora está pensando: “Eu não estou ganhando um monte de dinheiro. Eu nem sei como eu poderia fazer isso”. Simples: você vai pegar o que tem e dividir em moedas ou notas menores que possam ser divididas entre os potes ou contas. 

O segredo é o seguinte: da forma como o universo funciona, se você gerenciar seu dinheiro corretamente, você vai ter mais. Se você administrar mal o seu dinheiro, você vai perder ele. Quantos ganhadores da mega-sena você conhece que ainda são milionários? Por que a maioria perde tudo em 5 anos e volta a ficar pobre? Por que não sabe administrar o dinheiro. Se tivessem lido esse post e treinado com o que tinham, teriam o método para administrar o prêmio.

* Se você ganhar um prêmio como a Mega Sena ou Lotomania, ou a Capitalização que te empurraram no banco, sugiro colocar 65% na sua conta de Liberdade Financeira, 10% na conta de Educação, 10% na conta de Poupança de Longo Prazo, 10% na conta de Diversão e Doar os restantes 5%. 

A maneira mais rápida de fazer bem com o dinheiro é gerir o dinheiro que você tem. Basta mostrar para o universo que você sabe administrar R$ 1. Então veja o que acontece em sua vida. Milagres acontecem. Já aconteceram.

Mas não fale que “eu não tenho dinheiro para gerenciar”. Essa é a maneira como as pessoas eternamente quebradas falam.

Decida agora: você já encontrou no armário os 6 potes para começar a gerir o seu dinheiro hoje? Ou as 6 contas bancárias? Se for optar pelo banco, sugiro o seguinte arranjo para evitar despesas maiores:

  • Conta das Necessidades Reais -> sua conta corrente
  • Conta da Liberdade Financeira -> Investimento em um Fundo que te renda pelo menos 100% do CDI
  • Poupança de Longo Prazo -> Investimento em CDB-DI (que renda pelo menos 90% do CDI)
  • Diversão -> Pode sacar e deixar em um pote, em casa mesmo, é para gastar tudo dentro do mês, de preferência 😉
  • Educação -> Deixe na poupança, pois não tem custo de imposto de renda se precisar sacar antes de 30 dias
  • Doação -> Deixe na poupança até doar / se não quiser misturar com a tua conta de educação, abra outra poupança, não tem custo mensal.

Minhas considerações finais

Na minha opinião, este é realmente um grande e simples sistema de gestão de dinheiro, uma vez que abrange a maioria dos aspectos, se não todos, de como se costumamos gastar o nosso dinheiro. É tão surpreendente simples, mas profundo, pois funciona independentemente de quanto dinheiro você já tem! Ele funciona tanto para pessoas que nunca investiram dinheiro, como para pessoas que precisam aproveitar melhor o dinheiro que tem, doando e se divertindo, e também para aqueles que pararam no tempo e acham que já sabem tudo e não precisam aprender mais.

A melhor parte é que o sistema:

  • Te obriga a se divertir, sem culpa.
  • Te obriga a estudar, sem desculpas.
  • Te obriga a doar, a contribuir para uma sociedade melhor, de modo limitado de acordo com o teu tamanho.
  • Te obriga a guardar pelo menos 10% para o teu futuro, em uma conta que você vai administrar, e não o gerente do banco ou aquele plano de previdência privada que te empurraram.
  • Muda o teu mindset, de uma pessoa tomadora de crédito, para uma pessoa organizada, que planeja e recebe juros ao invés de pagar juros para os outros.

Mas isso tudo só é possível com persistência, viu? Tua mente vai tentar te sabotar várias vezes no começo, mas quanto mais consistência você conseguir na divisão do dinheiro, mais rápido vai virar um hábito inquebrável e tua vida financeira vai virar da falta de água, direto pro espumante. ?

Quer aprender mais? Dá uma lida no livro do Harv, Os Segredos da Mente Milionária ou participa do treinamento que ocorrerá no Brasil pela terceira vez, em Agosto: Millionaire Mind Intensive. A tua vantagem é que aqui eu estou te explicando o método juntando com a minha experiência, e as dúvidas que eu tive e pesquisei, coisas que não tem no livro. Mas o treinamento presencial é imperdível!

Tem dúvidas? Eu tive mesmo depois de ler o livro do Harv umas 5 vezes… Declare as tuas intenções de transformar as tuas finanças para o universo e deixe-me saber como está indo. Eu quero ouvir de você!

Fontes de pesquisa:
http://www.harveker.com/2015/09/22/stop-waiting-to-manage-your-money-the-habit-is-more-important-than-the-amount/
http://readingraphics.com/the-6-jar-wealth-management-system-by-t-harv-eker/
http://6jars.com/
Quer transformar tua vida?
Receba as próximas atualizações direto teu e-mail, e participe gratuitamente de sorteios semanais de livros. ?? LIVRE DE SPAM.

Comentarios

Mais em Abundancia, Coach Financeiro, Gerenciamento de Dinheiro, Gerenciar Dinheiro, Jars System, Segredos da Mente Milionaria, Sistema de Frascos, Sistema de Potes, Sistema de Vasos
Técnicas para meditação: aprenda as 23 técnicas de meditação mais eficazes

Na semana passada, escrevi sobre meditação básica, e te dei uma idéia de como praticar. Hoje vou aprofundar um pouco mais, com mais...

Fechar
rsl2016mmi