Humildade não é pobreza. É uma qualidade pessoal.

“Esta é a verdadeira humildade: não pensar menos DE si mesmo, mas pensar menos EM si mesmo” ~ C. S. Lewis

E para ser humilde não é preciso ser pobre, nem fazer voto de pobreza. Também não tem a ver com ser feio, ou não ter ambição. Humildade é aquela palavra que todo mundo acha linda, capaz de remover toneladas de culpa das costas e serve para dar a sensação que o reino dos céus irá facilitar a logística na hora da morte – mas a palavra deveria significar muito mais do que isso: a simplicidade capaz de alavancar o sucesso.

Ser humilde não tem a ver com isso, mas com o oposto do ego. O ego lida mal com a verdade de que ainda existe muito para aprender, muito para fazer por si mesmo e pelos outros. Nascemos humildes e desenvolvemos o orgulho, a insegurança, o medo – o medo de descobrir que na verdade, ainda tem muito para ser.

Mas a humildade tem o poder de vencer o medo. O orgulho potencializa o poder do medo. Sendo humildes, conseguimos aproveitar a vida e buscar mais dela. Nossa melhoria contínua, nos leva a saber mais, conhecer mais e evoluir mais, inclusive financeiramente. Curiosamente, todas as fortunas, sem exceção, foram construídas por quem humildemente trabalhou, lutou por elas – e não por quem orgulhosamente ficou preso em crenças e idéias antigas.

Ontem eu estava assistindo um vídeo do Tony Robbins (se você não conhece ele, dá uma olhada no Youtube). E ele estava falando da importância das coisas simples. Como um lutador de artes marciais chega na faixa preta? Treinando. E o que ele mais treina? Os fundamentos. E o que são os fundamentos? Os fundamentos são a base sobre a qual tudo se apóia. Opa, então um lutador de artes marciais treina fundamentos? E os golpes mais sofisticados? Também, mas depois de ter os fundamentos bem treinados e masterizados.

Masterizar é a palavra onde eu queria chegar. Masterizar é buscar ser especialista em alguma coisa, assunto, atividade. É um termo muito usado na língua inglesa (Mastery), e para masterizar, o que as pessoas fazem? Treinam os fundamentos. Ninguém consegue ser especialista se não tiver os fundamentos masterizados. E o fato é que o Tony Robbins estava falando que eventualmente, algumas pessoas perguntam: “o que você vai me ensinar de diferente hoje?”

O Paulo Vieira, outro mito, fala nos seminários do Método CIS, que a maneira como você vai ler um livro hoje ou um filme, será sempre diferente da maneira como você fez no mês passado, pois será com outros olhos, outros filtros, outro você. Cada vez que você masteriza os fundamentos, fichas diferentes caem. E ontem eu percebi com mais intensidade a simplicidade da repetição. A repetição leva à masterização, mesmo do conhecimento. E por isso que se você quer melhorar o entendimento de um livro, deve ler 5, 10, 15 vezes… em cada vez, será uma leitura diferente, quase como um livro novo, pois novos trechos chamarão a tua atenção.

E só é possível repetir os fundamentos com humildade para admitir que ainda temos muito para aprender, repetir, masterizar. Por que a experiência e a perfeição só se alcançam com prática constante, certo?

BOA TERÇA!

#SaiDaMedia #KiaKaha

Quer transformar tua vida?
Receba as próximas atualizações direto teu e-mail, e participe gratuitamente de sorteios semanais de livros. ?? LIVRE DE SPAM.

Comentarios

About The Author

Empreendedor em série, graduado em Administração de Empresas, cursou Técnico em Processamento de Dados na UFRGS e Engenharia Elétrica na PUCRS. Atua no mercado de Datacenter/Cloud desde 1998. Fundou a WeBrasil, HostNet e Cyberweb, atualmente controladora da KingHost - provedor de hospedagem de sites com 60 mil clientes. Em 2012, criou a Giga Internet, provedor de internet wireless que atende 15 cidades no Rio Grande do Sul. Em 2016, começou o projeto Riqueza Sem Limites, com visão de exportar inspiração e conhecimento de alto nível para além das fronteiras Brasileiras. Atualmente dedica 50% do tempo para estudar assuntos ligados à neurociência, psicologia comportamental e biohacking.

Related Posts

Leia o post anterior:
Frases de otimismo: as 50 melhores de todos os tempos

Frases de Otimismo Quando parece que o mundo inteiro está desmoronando, você olha ao seu redor, e parece não haver nenhuma...

Fechar
rsl2016mmi