Grandes líderes não buscam o poder. Eles respondem às necessidades.

Um líder é alguém que tem uma visão ampla e expandida da situação em que ele vive. Ele vê o que os outros não conseguem ver, o olhar da águia real, de cima, antecipando movimentos e prevendo catástrofes.

O líder deve ser um símbolo de integridade e capaz de inspirar o melhor naqueles que o rodeiam. Ser uma inspiração não significa necessariamente que um líder tem que ser muito carismático ou um amor de pessoa. Ele precisa saber chegar no fundo da alma dos liderados, virar as chaves necessárias para realizar profundas quebras de paradigmas antes que essas crenças derrubem todo o grupo.

Mahatma Gandhi inspirou simplesmente pelo seu compromisso absoluto com a causa, movendo milhões de pessoas simplesmente com um extraordinário senso de compromisso.

Três são as características que um líder precisa ter: Insight/Visão ampla, Integridade, e capacidade de Inspirar.

E eu falo de um líder global. Mesmo que você não tenha a intenção de liderar nada, você já lidera: as atividades na sua casa, na sua comunidade, no seu bairro, na sua igreja, no seu trabalho, no setor onde trabalha, ou talvez você tenha um cargo de liderança.

Tem uma única coisa que o líder precisa de fato ter: legitimidade. As pessoas precisam reconhecer um líder como tal. Não basta ter o “cargo”. O cargo não dá respeito – impõe medo.

E para obter legitimidade, é preciso liderar pelo prazer de servir, não pelo poder. O poder existe, é fato, mas não pode ser o principal objetivo. Dar as ferramentas, o empoderamento e a mentoria necessária para os liderados serem mais do que eles são hoje, esse deve ser o objetivo de um líder.

Por que se você quer ir rápido, vá sozinho, e se quer ir longe, vá acompanhado, de preferência, muito bem acompanhado. E você vai querer escolher as pessoas que vão te acompanhar, vai querer passar a sua visão para elas, para que elas andem no mesmo “platô” como dizem, ou “no mesmo nível”. E essa talvez seja a parte mais complexa da liderança: empoderar os liderados para que eles acompanhem o crescimento almejado, eliminando o ego da vida deles, buscando um crescimento contínuo (growth hacking), tirando o foco da competição coletiva, levando para a competição individual, ou seja, EU X EU. Quem eu fui ONTEM X Quem eu sou HOJE.

Quando eu consegui entender o sentido dessa “teoria”, foi como se muros caíssem ao meu redor e um mundo sem fronteiras aparecesse como um horizonte inteiro a ser conquistado.

Você não precisa limitar o teu crescimento pelas outras pessoas. Não deve na realidade. Por que quando você se compara, se rebaixa (ou rebaixa a outra pessoa). E quando você se compara consigo mesmo, gera energia, motivação e combustível para ser MAIS, por que você é o único responsável pelo que te acontece (ou deixa de acontecer), e a única coisa que vai mudar alguma coisa na TUA VIDA, É AÇÃO.

Hoje é SEXTA-FEIRA, 02 DE DEZEMBRO DE 2016. Último dia útil da semana do último mês do ano. Ainda dá tempo de mudar, por que eu acredito que se você está vivo e aprendendo, você está crescendo, e se você está crescendo, pode viver muito mais e melhor do que os teus antepassados.

Eu verdadeiramente acredito que você pode.

#saiDaMedia

Quer transformar tua vida?
Receba as próximas atualizações direto teu e-mail, e participe gratuitamente de sorteios semanais de livros. ?? LIVRE DE SPAM.

Comentarios

About The Author

Empreendedor em série, graduado em Administração de Empresas, cursou Técnico em Processamento de Dados na UFRGS e Engenharia Elétrica na PUCRS. Atua no mercado de Datacenter/Cloud desde 1998. Fundou a WeBrasil, HostNet e Cyberweb, atualmente controladora da KingHost - provedor de hospedagem de sites com 60 mil clientes. Em 2012, criou a Giga Internet, provedor de internet wireless que atende 15 cidades no Rio Grande do Sul. Em 2016, começou o projeto Riqueza Sem Limites, com visão de exportar inspiração e conhecimento de alto nível para além das fronteiras Brasileiras. Atualmente dedica 50% do tempo para estudar assuntos ligados à neurociência, psicologia comportamental e biohacking.

Related Posts

Leia o post anterior:
Pessoas de sucesso dizem: devo e vou

E assim falou o lobo de wall street "original", sim, por que o filme estrelado pelo Leonardo DiCaprio foi baseado...

Fechar
rsl2016mmi