Existem lobos que lideram ovelhas, e lobos que lideram lobos. Qual é você?

Existem lobos que lideram ovelhas, e lobos que lideram lobos. Qual é você?

“Coragem é a resistência ao medo, o domínio do medo, não a ausência do medo.” ~Mark Twain

E para ajudar, encontrei as 18 coisas que as pessoas mentalmente fortes fazem para manter uma resiliência acima da média.

Penso que é mais produtivo focar no que devemos fazer, ao invés das coisas não devemos fazer, até por que muitas vezes, deixamos de praticar os melhores hábitos por desconhecimento.

? PRATICAR A GRATIDÃO
Contando suas bênçãos, ao invés dos seus fardos, ajuda mentalmente pessoas fortes a manter a vida em uma perspectiva adequada. A escolha em ser grato transparece através do humor e comportamento. Sentir gratidão nas menores vitórias da vida é o caminho para entender melhor o valor das grandes conquistas.

☝? RETER A ENERGIA
Pessoas mentalmente fortes não permitem que pessoas negativas tenham poder sobre elas, pois se recusam a culpar alguém por arrastá-los para baixo. Existem pessoas que vampirizam, que drenam nossa energia, sempre sabem os detalhes das piores catástrofes, situações que apenas tiram nossa energia e alegria de viver. Saber dar um basta neste tipo de energia, e evitar estas pessoas é o caminho para sobrar mais energia no final do dia. Se você trabalha em um ambiente assim, a solução é elevar ainda mais a sua energia no começo do dia, com uma boa música e muito alto astral, além de repor as energias no meio do dia, com 10 minutos de prática de meditação.

? ACEITAR DESAFIOS
As pessoas mentalmente fortes vêem as adversidades como oportunidades para se fortalecerem. Cada obstáculo que superam, ganham confiança em sua capacidade de se tornarem ainda melhores. Entendem que os desafios aparecem para serem ultrapassados, e que eventualmente, vão precisar ser melhores do que já são para ultrapassar as dificuldades.

? CONCENTRAR NAS COISAS QUE PODE CONTROLAR
As pessoas mentalmente fortes permanecem produtivas e eficazes, concentrando-se nas coisas que tem controle. Em vez de desperdiçar energia preocupando-se com o temporal que se aproxima, elas investem seus esforços em se preparar para as coisas que dependem de suas ações. Se algo não depende diretamente delas, então a energia investida será muito menor.

? ESTABELECER FRONTEIRAS SAUDÁVEIS
Criar limites físicos e emocionais saudáveis dá às pessoas mentalmente fortes o espaço que precisam para crescer. Mesmo sabendo que podem decepcionar outras pessoas, estão dispostos a dizer não, se for ecológico. Ecológico no sentido de algo que é benéfico para ambas as partes, espiritual, emocional e fisicamente.

? ASSUMIR RISCOS CALCULADOS
Pessoas mentalmente fortes equilibram suas emoções com a lógica para que possam calcular cada risco que enfrentam. Elas estão dispostas a sair da zona de conforto e procurar oportunidades que ajudarão a alcançar seus objetivos. Riscos calculados eventualmente necessitam a assessoria de pessoas especializadas, como bons advogados, médicos, contadores, engenheiros, então elas não pensam duas vezes antes de consultar uma segunda opinião, quando existe algum especialista no assunto em questão para ser questionado.

? FAZER AS PAZES COM O PASSADO
As pessoas mentalmente fortes refletem sobre o passado para que possam aprender com ele, mas não se debruçam sobre ele. Eles se recusam a viver uma vida de arrependimento e eles se livram de rancores. Fazer as pazes com o passado não é entrar em depressão e se afogar em lágrimas. É entender o passado, perdoar e libertar as pessoas que achamos que nos fizeram algo de ruim e seguir em frente, livres do passado. O passado deve servir como mera referência para que tomemos melhores decisões no futuro.

? APRENDER COM OS ERROS
Ao invés de brigar com os seus erros, pessoas mentalmente fortes se concentram em aprender com eles. Eles aceitam a total responsabilidade por seus comportamentos e optam por avançar de forma produtiva. Eu já comentei isso em outros posts: seja o motorista do carro da sua vida. Não deixe que os outros sejam responsáveis pelo que acontece com você. Assuma 100% das suas decisões, aprenda com os erros e acerte mais!

? CRIAR A PRÓPRIA DEFINIÇÃO DE SUCESSO
Ao invés de se ressentir da sorte dos outros, as pessoas mentalmente fortes se sentem livres para compartilhar sua alegria. Elas reconhecem que as realizações das outras pessoas não diminuem as suas próprias. A prosperidade disponível no mundo é infinita. O fato de uma pessoa ter mais, não significa que outra terá menos. Cada um é responsável pelo seu sucesso, e pelas suas conquistas, mesmo que em um time, cada um tem a sua parcela de participação. Injusto? Injusto é ficar chorando ao invés de arregaçar as mangas, estudar e trabalhar mais profundamente para ter melhores resultados. Pessoas mentalmente fortes não se lamentam, abençoam o sucesso dos outros. Tudo o que você abençoa, atrai para si.

? VER O FRACASSO COMO OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO
O fracasso é parte de qualquer jornada. Pessoas mentalmente fortes aceitam isso e optam por usar cada fracasso, cada falha, cada erro, como uma oportunidade para crescerem mais sábios. Eu aprendo muito mais com os meus próprios erros, do que com livros, ou apenas vendo os outros errarem. E você?

? RESERVAR UM TEMPO PARA FICAR SOZINHO
Pessoas mentalmente fortes tiram um tempo para ficarem a sós com seus pensamentos. Seja escrever em um diário, praticar meditação, ou sentar-se silenciosamente e refletir, eles sabem que um pouco de solidão é essencial para o bem-estar da sua individualidade.

? ACEITAR A PLENA AUTORRESPONSABILIDADE PELA VIDA
Pessoas mentalmente fortes criam oportunidades para si mesmas. Eles não perdem tempo esperando o mundo para dar-lhes o que eles pensam que eles são devidos. Esperar ganhar na loteria para realizar os sonhos? Esperar ganhar aquele processo na justiça para comprar a casa própria? Esperar que uma grande venda aconteça para mudar de carro? “Esperar que algo aconteça” é para os milhares de loosers que ficam esperando que dinheiro caia do céu. Para alguns até acontece, mas é muito mais confortável saber que você está trabalhando pelo seu sucesso, do que esperar que alguma coisa mude e então as coisas se realizam.

? PRATICAR A PERSEVERANÇA
Pessoas mentalmente fortes sabem que as melhores coisas da vida valem a pena esperar. Eles exercitam paciência e persistência como eles se esforçam para seus objetivos. Tome nota: esperar pela consumação de um trabalho estruturado, com objetivos claros, onde você é protagonista do seu próprio caminho, é diferente de esperar que as coisas aconteçam.

? MODIFICAR CRENÇAS RUINS
As pessoas mentalmente fortes se recusam a permitir que crenças limitantes restrinjam seu potencial. Eles entendem que suas mentes podem ser seu melhor trunfo e seu pior inimigo. Crença é qualquer conceito que não e uma verdade absoluta. Se existir UM único exemplo para provar o contrário do que diz um conceito ou uma idéia, então deixa de ser um conceito para ser uma crença, que por sua vez, pode ser modificada com o conceito contrário. Exemplo: pessoas ricas são avarentas -> existem pessoas ricas e generosas? sim! -> então -> pessoas ricas são generosas. Você prefere acreditar em qual dos dois conceitos? Obviamente, que pessoas ricas são generosas, ou então estará cometendo uma autossabotagem contra si próprio, uma vez que o teu cérebro impedirá qualquer tentativa de se tornar rico enquanto você pensar que pessoas ricas são avarentas (ou algo ruim).

? GASTAR ENERGIA MENTAL COM SABEDORIA
Em vez de queixar-se sobre coisas que não podem mais ser alteradas ou sobre algo que aconteceu ontem, as pessoas mentalmente fortes dedicam sua energia às tarefas produtivas, que pode ser feitas para mudar a situação atual. Elas não desperdiçam recursos limitados, como tempo e energia, em coisas que não são úteis. Ficar se lamentando “como seria se” só será positivo quando servir de estímulo para tomar uma atitude agora para que o futuro seja diferente. O futuro pode ser mudado. O passado, jamais.

? PRATICAR OTIMISMO REALISTA
As pessoas mentalmente fortes falam consigo mesmas como um treinador de confiança. Elas se recusam a acreditar em previsões pessimistas, mas também não se permitem tornar-se excessivamente confiantes. Excesso de confiança pode levar à exageros e consequentemente, ao erro. Praticar o realismo, eventualmente pode se tornar algo negativo, então escolha ser otimista, dentro da realidade. Vai dar certo, desde que (…) aconteça. E trabalhe para que isso se transforme em realidade.

? TOLERAR O DESCONFORTO
Pessoas mentalmente fortes não têm medo de sofrer um pouco de dor. Se elas continuam correndo quando suas pernas estão cansadas ou resistem à gratificação instantânea, eles praticam a auto-disciplina, mesmo quando for desconfortável. Vivemos em uma sociedade altamente voltada para a gratificação instantânea: compre agora em 60x sem entrada; use primeiro, pague daqui a 3 meses; endivide-se; use um crédito consignado; não invista, compre, compre, compre. Não é à toa que investir é um hábito… mudando o hábito de investir parte do rendimento antes de gastar com as despesas do mês é extremamente saudável para a economia no médio prazo: você deixa de fazer compras impulsivas, começa a planejar suas próximas compras e não desperdiça dinheiro pagando juros pelo dinheiro dos outros. A auto-disciplina é como um músculo: na medida que você pratica mais o fato de não optar pelo mais fácil, por comprar agora, cada vez mais fácil fica para todas as coisas. Escolha emocionalmente, mas pague racionalmente. Comprar no calor da emoção é a chave para eventual dor no futuro.

? PERMANECER FIEL AOS VALORES
As pessoas mentalmente fortes mantêm suas prioridades de acordo com seus valores. Eles são corajosos o suficiente para viver de acordo com seus valores, mesmo quando não é a escolha mais popular. O que é importante para você? Família, Dignidade, Lealdade (Fidelidade), Fé, Honestidade, Ousadia, Respeito, Educação, Sabedoria, Humildade, Vaidade, Diversão, Ajudar os outros, Aprender, Amizade, Justiça, Conforto? Ser fiel aos seus próprios valores evita tomar decisões erradas que podem gerar arrependimento depois.

#saiDaMedia

Quer transformar tua vida?
Receba as próximas atualizações direto teu e-mail, e participe gratuitamente de sorteios semanais de livros. ?? LIVRE DE SPAM.

Comentarios

Texto publicado no Facebook @RiquezaSemLimites

About The Author

Empreendedor em série, graduado em Administração de Empresas, cursou Técnico em Processamento de Dados na UFRGS e Engenharia Elétrica na PUCRS. Atua no mercado de Datacenter/Cloud desde 1998. Fundou a WeBrasil, HostNet e Cyberweb, atualmente controladora da KingHost - provedor de hospedagem de sites com 60 mil clientes. Em 2012, criou a Giga Internet, provedor de internet wireless que atende 15 cidades no Rio Grande do Sul. Em 2016, começou o projeto Riqueza Sem Limites, com visão de exportar inspiração e conhecimento de alto nível para além das fronteiras Brasileiras. Atualmente dedica 50% do tempo para estudar assuntos ligados à neurociência, psicologia comportamental e biohacking.

Leia o post anterior:
É muito melhor perceber um defeito em si mesmo, do que dezenas no outro, pois o seu defeito, você pode mudar.

"A arte de viver está menos em eliminar nossos problemas do que em crescer com eles" ~Bernard M. Baruch Taí...

Fechar
rsl2016mmi