Exigir é fácil, apontar é fácil, delegar é fácil, julgar é fácil, reclamar é fácil. Dar o exemplo é a melhor opção

“Dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outro. É a única” ~Albert Schweitzer

Somos copiadores por natureza. Nascemos copiando os que nos cercam: pais, irmãos, colegas de pré-escola, pessoas com quem convivemos. No início, só sabemos isso: copiar.

Depois de um certo tempo, achamos que paramos de copiar, mas continuamos copiando os que estão a o nosso redor, nem que seja para manter o sentimento de pertencimento à um grupo: não havendo conflitos de valores, copiamos o que o grupo a quem queremos pertencer, pratica.

O Jim Rohn, mentor do Tony Robbins, uma vez falou que somos a média das 5 pessoas com quem mais convivemos. A explicação para isso é que invariavelmente, acabamos copiando jeito de falar, de andar, se vestir, das pessoas com quem mais convicemos, às vezes até os cacoetes.

E a PNL (Programação Neurolinguística) de modelagem quando queremos ser parecidos (ou iguais) à outra pessoa, modelando (copiando) seu jeito de falar, andar, se vestir, até que ops, conseguimos.

Lavosier disse há mais de 200 anos que na natureza, nada se cria, tudo se transforma. Somos a maior evidência disso: vivemos nos transformando baseado nas pessoas que nos influenciam, influenciando outras pessoas do nosso círculo, transformando comportamentos, como uma passagem de bastão do exemplo.

O ser humano além de copiador, é um ser congruente, buscando sempre a homeostase. Homeostase é a capacidade de um corpo de se voltar à um estado anterior, após uma mudança de estado. Em outras palavras, é o que faz você engordar sem muito esforço depois de emagrecer, ou o contrário (emagrecer depois de engordar um ou dois quilos). A congruência é o nosso olho fiscal…

A palavra congruência significa relação lógica e coerente estabelecida entre duas ou mais coisas. Para não em extender muto, dar o exemplo é ser congruente: faça o que eu faço. E ser congruente, dando exemplo, com um propósito, é a chave mestra para qualquer comunicação com alto nível de engajamento das partes envolvidas.

Se quer que algo seja bem feito, não faça você mesmo: comunique o propósito, dê o exemplo, monitore e aplauda. Sem exigir, sem apontar, sem julgar, sem reclamar.

Como Gandhi disse uma vez, seja você a mudança que quer ver no mundo.

#saiDaMedia

Quer transformar tua vida?
Receba as próximas atualizações direto teu e-mail, e participe gratuitamente de sorteios semanais de livros. ?? LIVRE DE SPAM.

Comentarios

Texto publicado no Facebook @RiquezaSemLimites

About The Author

Empreendedor em série, graduado em Administração de Empresas, cursou Técnico em Processamento de Dados na UFRGS e Engenharia Elétrica na PUCRS. Atua no mercado de Datacenter/Cloud desde 1998. Fundou a WeBrasil, HostNet e Cyberweb, atualmente controladora da KingHost - provedor de hospedagem de sites com 60 mil clientes. Em 2012, criou a Giga Internet, provedor de internet wireless que atende 15 cidades no Rio Grande do Sul. Em 2016, começou o projeto Riqueza Sem Limites, com visão de exportar inspiração e conhecimento de alto nível para além das fronteiras Brasileiras. Atualmente dedica 50% do tempo para estudar assuntos ligados à neurociência, psicologia comportamental e biohacking.

Leia o post anterior:
Mesmo que você ainda não tenha a vida que sonhou, provavelmente tem a vida que muitos sonham. Dê valor.

A neurociência explica o poder da gratidão na nossa vida, manifestada em nosso corpo através do sistema hormonal. Quando geramos...

Fechar
rsl2016mmi