Eu não confio apenas em palavras. Eu acredito em ações.

Eu não confio apenas em palavras. Eu acredito em ações.

A fórmula do sucesso em 6 passos:

✍? Seja CURIOSO: pergunte, sem medo do ridículo, tire suas dúvidas, busque maior profundidade nas coisas que faz, saiba o porque, o como, entenda o cenário com uma visão superior.

✍? Continue APRENDENDO: sempre, pelo menos 1 hora por dia. No pior cenário, você vai conseguir ler 15 páginas por hora, o que irá dar 450 páginas por mês. Livros bons tem de 180 a 400 páginas, então vai dar para ler de 13 a 30 livros por ano. Só por curiosidade, você já parou para pensar quantos livros deixou de ler no ano passado? Além dos livros, de quantos cursos de aprimoramento pessoal ou profissional você participou em 2016? Em quantos pretende participar em 2017? Eu já fiz a minha agenda deste ano, e você?

✍? FAÇA: você pode ser o REI da teoria. Se não colocar em prática, não adianta. A teoria vai para o túmulo com você. Praticar é tão importante quanto aprender. Praticar envolve ajustar a teoria à realidade, e assim, ter um conhecimento mais sólido.

✍? Falhe OU tenha sucesso: tanto faz…. o importante é chegar em um resultado. Se for um resultado não esperado, comece de novo. Mas recomece rápido. Se for um resultado bom, parabéns, pode melhorar?

✍? Meça, AJUSTE: você só pode melhorar aquilo que mede. Descubra quais pontos podem do seu produto, serviço, idéia, sistema ou projeto podem ser medidos. Meça, acompanhe, e ajuste quando necessário. Se for preciso ajustar, ajuste rápido. Não espere pela próxima segunda-feira, ou pela próxima sprint.

✍? REPITA: seja CURIOSO. APRENDA, tenha RESULTADOS, AJUSTE…

E se você conseguisse fazer 3 vezes mais coisas do que você faz hoje… na metade do tempo?

Isso é possível, com um HIPERFOCO.

Falar que é necessário ter foco já é algo rotineiro.

Ainda assim, o que mais me chama a atenção é a falta de foco dos times dentro de uma empresa. Os times precisam ter foco. As pessoas precisam ter foco. Isso é muito claro – mas como podemos fazer isso de maneira mais efetiva?

Normalmente consideramos “focada” aquela pessoa que não se distrai com as banalidades do dia a dia, como: tomar café, fazer piadas, ver as redes sociais, entre outras situações.

Porém, verdadeiramente focada é quem entende plenamente qual é o objetivo que quer alcançar. Ela sabe avaliar o quanto suas atividades o deixam mais perto ou mais longe da sua meta. Com base nessa mensuração, ela é capaz de escolher dizer “sim” ou “não” aos projetos ou ações que lhe são demandadas.

Por saber qual posição deseja ocupar e o que precisa fazer para obtê-la, a pessoa hiperfocada consegue direcionar suas ações para aquilo que realmente importa. Gerenciar (ou não) o foco dá ao indivíduo a capacidade de colocar ou tirar o poder em suas próprias mãos.

Para atingir o estado de hiperfoco, precisamos começar eliminando as distrações:

– coloque o celular em modo avião
– desligue a TV
– feche as redes sociais (inclusive o face, o snap, o insta e o whats)
– isole-se do mundo (se alguém te interromper, peça para aguardar)
– por apenas 30 minutos.

Esse estado vai ajudar a treinar a Flexibilidade Cognitiva: a capacidade de entrar e sair do estado de elevada concentração, mudando para outro conteúdo e depois voltando ao anterior.

O objetivo é conseguir pelo menos 5 espaços de 30 minutos durante o teu dia, para fazer atividades que precisam ser concluídas nesses 30 minutos. O importante é que o cérebro estará condicionado a trabalhar com alto foco nestes 30 minutos, e depois disso, você irá alternar com outra atividade, até dispersiva. Se você assistiu o filme A REDE SOCIAL, lembra que o Mark tinha seus momentos de hiperfoco, totalmente intocável, como sugerido aqui.

E assim você produziu 3 vezes mais.

Essa técnica é utilizada largamente no “Vale do Silício”, na Califórnia e teve sua eficiência demonstrada inúmeras vezes por diversas pesquisas mundo afora, que dizem ainda que 30 minutos é o “tempo ideal” de produtividade, acima disso nós cansamos e começamos a dispersar. Levante, tome uma água, um café, disperse, converse com as pessoas…

E volte para uma nova ilha de 30 minutos.

#saiDaMedia

Quer transformar tua vida?
Receba as próximas atualizações direto teu e-mail, e participe gratuitamente de sorteios semanais de livros. ?? LIVRE DE SPAM.

Comentarios

About The Author

Empreendedor em série, graduado em Administração de Empresas, cursou Técnico em Processamento de Dados na UFRGS e Engenharia Elétrica na PUCRS. Atua no mercado de Datacenter/Cloud desde 1998. Fundou a WeBrasil, HostNet e Cyberweb, atualmente controladora da KingHost - provedor de hospedagem de sites com 60 mil clientes. Em 2012, criou a Giga Internet, provedor de internet wireless que atende 15 cidades no Rio Grande do Sul. Em 2016, começou o projeto Riqueza Sem Limites, com visão de exportar inspiração e conhecimento de alto nível para além das fronteiras Brasileiras. Atualmente dedica 50% do tempo para estudar assuntos ligados à neurociência, psicologia comportamental e biohacking.

Related Posts

Leia o post anterior:
Sobrenome: Guerreiro. Nome: Sempre

"A única coisa que está entre você e o teu objetivo, é a historinha que você continua contando para si...

Fechar
rsl2016mmi