Estou com muitas dívidas, o que eu faço?

Estou com muitas dívidas, o que eu faço?
5 (100%) 1 avaliações

Olá,

Criei esta página para auxiliar as centenas de pessoas que me questionam através do Facebook, como podem sair de situações em que se colocaram, estando agora aflitas e precisando de uma luz. Se você é uma dessas pessoas, dá uma lida nos conselhos que escrevi abaixo:

Se você:

  • Tem um negócio próprio e a “crise” pegou: Assim… vamos considerar que a crise está na tua mente. Para imediatamente de ver televisão, as notícias ruins nos jornais e falar com pessoas que só falam nisso. Lembre-se que você é a média das 5 pessoas com quem mais convive. Se você passa o dia todo falando em dívidas e crise, é natural que você tenha ido para este caminho. O T. Harv Eker tem uma frase genial, que diz: “o que você foca, aumenta“. Em outra palavras, aquilo que você coloca a tua atenção, a tua energia, vai aumentar na tua vida. Se você focar em gerar mais receita, idéias vão surgir do nada, clientes vão aparecer, e o teu negócio vai crescer. Não precisa acreditar em mim, apenas faça. Os teus resultados falarão por mim. Não pense na crise. Perceba que uma porção relativamente grande de pessoas, está lucrando com a crise, e se você mudar o seu radar para ver o que eles estão fazendo, você também pode ser uma dessas pessoas. E se existem pessoas lucrando com a crise das outras pessoas, você também pode. A palavra-chave aqui é: tenha idéias que ninguém teve ainda, inove, atenda diferente, divulgue diferente. Faça coisas que ainda não fez, e quando o mercado eventualmente melhorar, você sairá na frente de todos os outros, surfando a crista da melhor onda. Uma revista que eu sugiro ler no lugar de notícias de televisão e jornais, é a Exame PME – é uma das poucas que mostram o que de bom está acontecendo no mercado. Livros: Pense e Enriqueça, do Napoleon Hill e Os Segredos da Mente Milionária, do T. Harv Eker. Filme: A Virada (2003), Desafiando Gigantes (2006), Na crise é que se Ganha (Paulo Vieira).
  • Tem um negócio próprio, mas as dívidas cresceram muitoOk, parece que a crise já não importa mais, o problema é mais profundo. Primeira coisa a fazer: estancar a sangria. Para isso, é necessário aumentar a receita e reduzir a despesa. Renegocie com os fornecedores que puder, para pagar parceladamente as suas contas atrasadas em 6x, renegocie com os bancos para pagar o que deve em 24x (cuide para que os juros não ultrapassem 4%, que é um número aceitável para renegociações). Se você tem uma poupança, use parte dela para amortizar as dívidas bancárias, que são as mais caras; se tem um veículo e o seu trabalho não depende dele, venda para amortizar dívidas as mais caras (com juros e multas maiores) e passe a andar por algum tempo de Uber (se tiver na sua cidade) ou com um veículo de menor valor. Após isso, o negócio é correr para aumentar a receita. Livros: O Poder da Ação e Fator de Enriquecimento, do Paulo Vieira,  Filme: Para Sempre Vencedor (2008).
  • Não tem um negócio próprio, mas está com muitas dívidas: Imagino que nessa situação, você é um trabalhador assalariado, empregado, e ainda não recebeu seu décimo-terceiro ou férias. A primeira coisa a fazer é cortar todos os supérfulos da sua vida: a TV por assinatura, o celular pós-pago, a ração premium do cachorro, o ar-condicionado, as festas semanais, as idas ao shopping para comprar roupas, o chocolate do final de semana… (brincadeirinha, o chocolate não precisa). O objetivo aqui é eliminar coisas que você pode viver sem (eu posso), de forma que você consiga viver com 50% do seu salário líquido. Se você mora de aluguel e esse é um custo considerável, pense na possibilidade de usar o seu FGTS e apertar mais o cinto para dar entrada em um apartamento SEU. Por que isso? Porque a prestação do imóvel cai a cada ano que passa, e o aluguel sobe todos os anos. Use seu décimo-terceiro para amortizar as dívidas bancárias mais caras, e depois as mais antigas (as que você está quase terminando de pagar), pois pelo método de cálculo das prestações, a Price, a partir de 60% do pagamento das parcelas é que você quitou metade do seu empréstimo. Antes disso, você corre o risco de ter pago um caminhão de dinheiro e ainda dever quase um caminhão de dinheiro para o banco. Se você possui dívidas com lojas, outras pessoas ou amigos, seja corajoso, faça uma promessa de pagamento mensal, nem que seja e 50 ou 100 reais. Pague quanto puder, mas pague religiosamente conforme combinado. Isso manterá a tua credibilidade perante as outras pessoas. Se você pode tirar férias, negocie com o seu empregador para vender 10 dias. Se você for tirar férias no segundo semestre do ano, pode pedir a antecipação de parte do décimo-terceiro. Use esse dinheiro extra para quitar parte das suas dívidas. Em hipótese alguma pense em negociar a sua demissão para pegar o dinheiro e pagar as contas… em pouco tempo você estará em situação pior e sem emprego. Antes das férias, pense o que você pode fazer durante as suas férias para gerar uma receita adicional e assim, acelerar a saída desse buraco infernal. Livros: O Poder da Ação e Fator de Enriquecimento, do Paulo Vieira e Pense e Enriqueça, do Napoleon Hill. Filme: Para Sempre Vencedor (2008). Sugiro ainda a leitura do meu post sobre o método de gerenciamento de dinheiro baseado nos potes, do T. Harv Eker.
  • Não tem um negócio próprio, nem emprego, e está com muitas dívidas: meu leitor, você está em apuros, eu consigo sentir daqui a tua angústia. O seu maior problema nem são as dívidas, mas buscar uma fonte de renda urgente. E nesse caso você vai precisar ser muito comprometido, e a primeira coisa a fazer é desenhar (sim, papel e caneta) o teu emprego (ou negócio próprio) ideal. Desenhe, imagine, viaje por uns 5 minutos, pense em cada detalhe: como é o escritório ou a loja, veja as pessoas entrando, falando com você, imagine como você está vestido, que perfume usou, o corte de cabelo, observe o sorriso na face das outras pessoas, perceba que elas te dão os parabéns por ter conquistado esse posto! Feito? Agora vem a segunda fase: vamos atrás dessa fonte de renda ideal. Se você imaginou um emprego em um escritório, vá atrás dos escritórios que se pareçam com o que você imaginou e entregue seu currículo. Se tiver a disponibilidade, procure na internet antes, vai economizar sola do seu calçado, e eu sei que nesse momento, o importante é usar os recursos que tem de forma inteligente. Você também pode buscar colocações nos sites de emprego InfoJobs e Sine – são gratuitos para os candidatos, pois eles tem sua receita do que cobram das empresas. Enquanto isso, peça aos seus credores um prazo: 60 dias para começar a pagá-los. Isso lhe dará certa tranquilidade para poder focar na busca do seu emprego ideal. Não escolha muito, confie que o melhor emprego para você aparecerá logo, tenha fé, e vá à luta! Livros: O Poder da Ação, do Paulo Vieira e Os Segredos da Mente Milionária (além das livrarias, você também pode encontrar em PDF no google), do T. Harv Eker. Filme: À Procura da Felicidade (2006).
  • Acha que a culpa é do governo, do seu patrão, ou de qualquer outra pessoa que não seja você – pela merda de vida que você está tendo, pela situação de aflição e desespero que está passando, antes de mais nada, leia o livro Autorresponsabilidade, do Paulo Vieira.

Alguns livros são encontrados em formato PDF no Google, outros em formato de ebook na Amazon, e também em formato físico nas livrarias Cultura e Saraiva. Verifique também a disponibilidade no Ubook (livros audíveis). O Youtube eventualmente também tem os livros em formato audível – pessoas que se dispõe a ler o livro e gravar em vídeo.

Alguns filmes são encontrados no Youtube, e outros no Netflix.

As indicações de livros tem objetivo de você reconstruir seu mindset no seu lado racional do cérebro (lado esquerdo). Os filmes tem como objetivo, você reconstruir de forma positiva e focada no sucesso, seu lado emocional do cérebro (lado direito).

Por enquanto são essas as dúvidas mais comuns que recebo. Se tiver alguma algo nesse assunto, envia uma mensagem privada no Facebook -> fb.com/RiquezaSemLimites

Quer transformar tua vida?
Receba as próximas atualizações direto teu e-mail, e participe gratuitamente de sorteios semanais de livros. ?? LIVRE DE SPAM.
rsl2016mmi