Declaro e decreto uma semana cheia de bençãos e abundância!

A semana já começou, mas cada dia é uma nova oportunidade de começar novamente, de realizar os nossos decretos, por que estamos sempre buscando a homeostase.

Homeostase é a tendência que temos de manter o equilíbrio e conservação de elementos fisiológicos e do nosso metabolismo através de alguns mecanismos de regulação. Um organismo está em homeostasia quando substâncias químicas estão em concentrações adequadas, a temperatura é estável e a pressão é apropriada.

O pensamento negativo leva a emoções negativas como ansiedade, medo, depressão, baixa auto-estima, e às vezes, o medo de fracassar ou o medo do sucesso que resultam em procrastinação e homeostase. É por isso que parece ser tão difícil para a maioria das pessoas ser feliz e bem sucedida na vida.

O pensamento positivo, ao contrário, não necessariamente lhe dará o que quer na vida, mas gerará SENTIMENTOS positivos e de bem estar.

A homeostase se manifesta em vários campos e situações da vida, não apenas da vida humana, mas da natureza em geral.

O nosso corpo é totalmente homeostático. Sempre procura manter a estabilidade em termos bioquímicos, de temperatura, de fluxos hormonais e em todos os sistemas e órgãos. Quando vamos fazer uma dieta para perder peso, estamos tentando reverter a condição homeostática que havia anteriormente e criar uma nova condição. Quando se diz para evitar furar uma dieta, é exatamente porque o corpo fará de tudo para voltar à condição anterior. Ao se adquirir e manter uma nova condição, o corpo fará de tudo para manter esta nova condição que foi estabilizada (mesmo que à duras penas).

No nosso corpo, o Hipotálamo (uma região do nosso cérebro) tem a função primordial de comandar ajustes endócrinos e comportamentais com objetivo de manter a nossa homeostase, ou seja, após uma mudança, buscar manter as coisas como elas estão.

Por isso é tão difícil adquirir um novo hábito. Por isso, a motivação precisa ser reativada diariamente, até que se ganhe consistência. Por isso, por mais que você queira ficar rico e ter sucesso, mas ao mesmo tempo, chega atrasado em reuniões, não termina aquilo que começa, desiste fácil dos seus projetos, não consegue ler mais do que 10 páginas de um livro por semana, não tem autodisciplina, se endivida no cartão de crédito com coisas que não precisa, enfim, um conjunto de atitudes que não é congruente com o comportamento de uma pessoa rica de sucesso – e nesse caso não vale o que eu entendo por sucesso, mas o que VOCÊ entende por uma pessoa de sucesso.

Agora, se você conhece um modelo de pessoa que é realmente assim: chega atrasado em reuniões, não termina aquilo que começa, desiste fácil dos projetos, não lê livros, não tem autodisciplina e se endivida no cartão de crédito com coisas que não precisa, e você ACHA que ela tem sucesso, cuidado, as aparências enganam. Talvez você não queira ser b.ili.oná.rio, mas o Ricardo Geromel, jornalista da Forbes (a revista de negócios que divulga o ranking dos mais ricos do mundo) escreveu um livro sobre bi.lio.nár.ios e lá ele traça um perfil de multimilionários e bilionários brasileiros, que é congruente com o que eu escrevi acima.

Para buscar a homeostasia de uma pessoa de sucesso, rica ou feliz (ou as três coisas juntas), você precisa MODELAR as atitudes que o teu MODELO DE SUCESSO pratica. E quando eu cito atitudes, é justamente isso: o teu modelo de sucesso acorda cedo? Acorde cedo consistentemente. Teu modelo de sucesso é uma pessoa realmente pontual que nunca se atrasa em reuniões, e quando está em uma, dá 100% de atenção para os presentes, mantendo o celular desligado? Comece a praticar… lembrando que o teu hipotálamo vai tentar fazer você voltar ao padrão anterior. Será preciso persistência para mudar; você VAI ERRAR, e em alguns dias, você VAI VOLTAR A PRATICAR O PADRÃO ANTERIOR. Não se preocupe, é normal, tenha consciência de voltar ao NOVO PADRÃO que você está estabelecendo. Internalize a importância disso para o seu inconsciente.

Tenho certeza que em pouco tempo as pessoas do teu convívio começarão a te questionar: o que aconteceu? O que mudou? Teu MINDSET começou a mudar…

E isso basta para chegar lá? Não, mas é o primeiro passo. Vai doer? Sim, vai. Vai ser difícil? Claro!

Você já ouviu aquela frase: “EU SOU MEU PIOR INIMIGO”? Pois então… o hipotálamo é o pior inimigo das pessoas que querem mudar um comportamento. E o melhor amigo de quem quer manter um comportamento novo.

Quanto mais você conseguir se manter na nova rotina, nos novos hábitos, mais condições irá criar para se manter na rota dos novos objetivos. E quanto menos estável for a sua rotina, mais chances terá de alcançar um sucesso pessoal mais rapidamente.

BOA TERÇA, EXCELENTES MUDANÇAS!

Quer transformar tua vida?
Receba as próximas atualizações direto teu e-mail, e participe gratuitamente de sorteios semanais de livros. ?? LIVRE DE SPAM.

Comentarios

Leia o post anterior:
Segunda-feira: um dia ordinário para fazer o extraordinário

Ordinário: Habitual; que está dentro da ordem natural das coisas; conforme ao uso corrente; normal, comum, vulgar; costumado; frequente; que...

Fechar
rsl2016mmi