Confia nas tuas habilidades. Confia no teu trabalho. Confia em você mesmo!

Confia nas tuas habilidades. Confia no teu trabalho. Confia em você mesmo!IMPOSSÍVEL apenas quer dizer que você AINDA não encontrou a SOLUÇÃO.

Existem coisas na vida, que precisamos um pouco de autoconfiança para começar, ou continuar. Autoconfiança é a convicção que eu tenho, de que sou capaz de fazer ou realizar alguma coisa. No meu caso, eu acredito que tanto eu como você, somos capazes de fazer QUALQUER coisa, se tivermos a preparação adequada.

Há alguns anos atrás, o pessoal da Harvard publicou 8 pontos para aumentar a autoconfiança, e estou reproduzindo eles, com minha adaptação pessoal.

1. ERRADO: ASSUMIR ILUSÕES DESTRUTIVAS COMO VERDADEIRAS

Se você acha que não pode, não conseguirá. A Diretora de Operações do Facebook, Sheryl Sandberg, uma vez disse que sobretudo mulheres de grande talento muitas vezes “desistem antes de desistir”, por assumirem que não serão promovidas (ou bem-sucedidas caso se tornem mães). Afinal, o que vêem na maior parte dos casos, são homens em cargos de liderança. E assim, passam a se fechar para as oportunidades, em um processo de AUTOSSABOTAGEM. Mas é preciso ter em mente que uma coisa é ser realista, e outra completamente diferente, é agir como um PERDEDOR antes que o jogo termine – às vezes, antes que comece.

2. ERRADO: ACREDITAR QUE APENAS GRANDES REALIZAÇÕES CONTAM

Ter objetivos e metas muito grandes pode minar a confiança se houver uma lacuna temporal muito grande entre a meta final e as ações diárias. Você concorda que A CONFIANÇA VEM DE PEQUENAS VITÓRIAS QUE ACONTECEM REPETIDAMENTE? O que é a confiança, senão a certeza de que algo poderá se repetir, uma vez que já aconteceu? Cada pequeno passo aproxima você do seu objetivo maior. Pessoas que tem o poder de serem grandes realizadoras, focam no grande objetivo final, mas conseguem ter a sutileza de acompanhar e vivenciar o dia a dia, o passo a passo, as pequenas ações cotidianas.

3. CUIDADO: COMEMORAR A VITÓRIA ANTES DA HORA

Cada pequeno passo deve ser comemorado. Cada vitória diária deve ser comemorada, com objetivo de suprir nossa demanda por recompensas. E isso é diferente do eterno dilema de quem entra para um regime alimentar: perder os primeiros quilos desperta tanta alegria que a comemoração vem com aquele super pedaço de bolo. Quando os quilos voltam, a pessoa se sente desencorajada e come ainda mais bolo para se sentir melhor. Outro caso é quando um time dá como certa sua vitória no jogo por estar vencendo no primeiro tempo, ou ainda, o time dá como conquistado o campeonato por ter vencido alguns jogos… Antídoto: DISCIPLINA GERA RESULTADOS. RESULTADOS GERAM AUTOCONFIANÇA. AUTOCONFIANÇA REQUER DISCIPLINA.

4. ERRADO: PENSAR QUE VOCÊ PODE FAZER TUDO SOZINHO(A)

Acreditar que o suporte de um sistema ou de outras pessoas é dispensável, é uma armadilha perigosa. Para melhorar a sua autoconfiança, é preciso que os outros também se sintam confiantes numa cultura em que todos acreditam que podem ter sucesso. Ao mesmo tempo que você os ajuda, eles também irão ajudar você, como um ciclo de retro-apoio positivo. O Noah St. John, o Tim Ferriss e outros autores chamam isso de a pessoa que vai nos encorajar a continuar subindo quando precisarmos de um apoio externo.

5. ERRADO: CULPAR OS OUTROS

Aprender como ser confiante tem MUITO a ver com se responsabilizar pelo próprio comportamento – a famosa autorresponsabilidade. Até nas situações mais difíceis, você pode escolher como agir. E se der errado, colocar a culpa nas outras pessoas, apenas irá destruir a confiança do grupo. Ser responsável pelos teus próprios atos é a única maneira de ser o piloto da tua vida. Sempre, 100% das vezes, você tem a possibilidade de decidir o que fará com a tua vida, e o resultado é 100% resultado da tua escolha. Eventualmente algo de ruim e não planejado pode ocorrer por teórica imperícia de outra pessoa, e nesse caso, mesmo assim, cabe a você entender que foi uma decisão sua estar ali naquele momento. E também é uma decisão sua o que será feito deste momento em diante, se tomará uma atitude vencedora, de responsabilidade, ou continuará dando a direção da tua vida para os outros.

6. ERRADO: FICAR SEMPRE NA DEFENSIVA

Uma extensão da anterior. Uma coisa é escutar e responder críticas. Outra é respondê-las antes que sejam feitas. Não se defenda se não foi atacado. Peça desculpas apenas PELOS SEUS ERROS. JAMAIS pelo que você é. Você não deve explicações, nem desculpas pelo que você é. Da mesma maneira, quando for julgar, julgue as atitudes dos outros, não os outros. Exemplo: falar que “aquela pessoa é uma barbeira no trânsito”, você está julgando a pessoa. Mas quando fala “aquela pessoa fez uma barbeiragem no trânsito”, é julgar a atitude da pessoa. A diferença é sutil, mas a energia emitida nas palavras, é completamente diferente.

7. ERRADO: NEGLIGENCIAR FATOS PROBLEMÁTICOS

Ter confiança não é ser um otimista cego, que diz que tudo vai ficar bem não importa o que aconteça. Sim, você pode acreditar que vai dar tudo certo, mas precisa tomar atitudes para que isso aconteça. Sim, acontecem erros, problemas e pequenas perdas no caminho das grandes vitórias. A confiança aumenta quando você vê o que pode dar errado, pensa em alternativas e se sente preparado para qualquer coisa, principalmente depois de ter passado por várias ruins no trajeto, o que não significa que ficar de braços cruzados, vai levar à uma solução adequada. A solução é manter o foco na melhor solução, e trabalhar para que isso aconteça.

8. ERRADO: CONFUNDIR AUTOCONFIANÇA COM ARROGÂNCIA

Não deixe que a confiança se transforme em arrogância. A diferença entre as duas é bem pequena: o excesso de confiança leva economias inteiras à bancarrota, corrompe líderes, e também liderados, que se sentem no direito de ter sucesso em vez de trabalharem por ele. Sabe aquela pessoa que tem “talento nato” e por isso acha que não precisa aprender mais? Trata-se de um “arrogante nato”. Arrogância leva à cegueira e à surdez, armadilhas tanto para as pessoas quanto para empresas. A humildade ajuda a controlar a arrogância e a ter quantidade certa de confiança.

#saiDaMedia

Quer transformar tua vida?
Receba as próximas atualizações direto teu e-mail, e participe gratuitamente de sorteios semanais de livros. ?? LIVRE DE SPAM.

Comentarios

Texto publicado no Facebook @RiquezaSemLimites

About The Author

Empreendedor em série, graduado em Administração de Empresas, cursou Técnico em Processamento de Dados na UFRGS e Engenharia Elétrica na PUCRS. Atua no mercado de Datacenter/Cloud desde 1998. Fundou a WeBrasil, HostNet e Cyberweb, atualmente controladora da KingHost - provedor de hospedagem de sites com 60 mil clientes. Em 2012, criou a Giga Internet, provedor de internet wireless que atende 15 cidades no Rio Grande do Sul. Em 2016, começou o projeto Riqueza Sem Limites, com visão de exportar inspiração e conhecimento de alto nível para além das fronteiras Brasileiras. Atualmente dedica 50% do tempo para estudar assuntos ligados à neurociência, psicologia comportamental e biohacking.

Leia o post anterior:
Vencedores não dão desculpas

Essa é brilhante: "O TRABALHO PESADO supera o TALENTO quando o TALENTO não TRABALHA PESADO". Então, seja qual for a...

Fechar
rsl2016mmi