Mindset: eliminando crenças de pobreza e incapacidade de uma vez por todas

Como eu havia antecipado no post anteriorhoje vamos entrar mais fundo no assunto crenças limitantes.

Você já deve ter ouvido falar muito deste termo, que está ficando tão popular quanto mindset.

IMPORTANTE: não sou médico, nem psicólogo. Os assuntos abordados neste artigo refletem os autores renomados que li, treinamentos que participei, pesquisas realizadas por psicólogos e neurocientistas e os resultados que eu consegui na minha vida. As verdades que escrevo abaixo deram resultado para mim, e o resultado que darão para você dependerá apenas da tua determinação em seguir as idéias que reproduzo abaixo. 

E o que são crenças limitantes?

CavaloCadeira

Percebemos o mundo através dos sentidos (visão, audição, paladar, tato e olfato), mas a nossa mente seleciona as percepções que mais interessam, pois do contrário seria impossível lidar com a imensa quantidade de estímulos que nos cercam. Nossos objetivos são um exemplo disso. Quem nunca decidiu comprar um carro e a partir daí, passou a enxergar um número acima do normal desse carro e cor nas ruas? Eu já. Quando lançaram o Honda City, eu fui um dos primeiros a comprar, logo no lançamento. No princípio fiquem em dúvida se seria uma boa aquisição, se ele desvalorizaria mais ou menos, já que haviam poucos proprietários para dar opinião. Na semana em que peguei o carro na concessionária, passei a ver Honda City prata em tudo que era canto (mesmo sendo um lançamento). E a mulher que engravida e descobre que uma quantidade enorme de mulheres grávidas no bairro e na rua onde mora? – Não vale as que encontra na obstetra. Isso é um filtro do nosso cérebro, que acaba recebendo nosso foco para coisas em comum com a nossa vida ou situações que estamos vivenciando.

Outro tipo de filtro, mais poderoso porque ocorre de maneira inconsciente, são nossas crenças (não confunda com credo religioso), ou seja, o significado que damos para determinadas situações ou o modo como interpretamos algo. Elas se formam ao longo de nossa vida, mas principalmente na infância, e constituem o mindset.

Recapitulando que o teu mindset é a estrutura da forma como tu pensa, as crenças (nada a ver com credo religioso) são comandos que você recebeu durante a vida, que fizeram alterações em teu mindset. Essas crenças podem ser positivas  ou negativas (limitantes).

A maioria das nossas crenças surgem e se instalam geralmente até os 7 anos: as positivas e as limitantes. Acontecimentos posteriores podem modificá-las, mas algumas delas continuam funcionando desde o momento da sua formação. Naquela época, você cresceu como uma esponja absorvendo, em um nível subconsciente, aceitando todas as informações ao seu redor, sem questionar nada. Como você ainda não tinha condições de avaliar ou raciocinar sobre as experiências, também não tinha meios para saber se o que estava acreditando como verdade era bom ou não para você.

Teus pais, embora normalmente bem intencionados, desempenharam um papel importante no processo de construção das tuas crenças: primeiro porque eles te ensinaram as próprias crenças deles e também porque muitas vezes utilizaram o medo como recurso didático. Você sabia que existem dois modos poderosos para motivar alguém a fazer alguma coisa? Um é o medo, o outro é a recompensa. A recompensa é sempre algo positivo – desde que não crie um vício. O medo é o mais fácil de se usar, pois exige menos estruturação e eventualmente é fácil de se comunicar ou entender, inclusive por que ele já está impregnado no nosso DNA – um estudo de neurociência publicado na revista nature de 2014 co-relaciona eventos traumáticos que podem ter impacto sobre o nosso DNA e ser repassados para as próximas gerações.

Quanto mais intensa a experiência emocional, maior é o impacto e mais poderosa a crença e a programação criadas baseados na experiência, seja positiva ou negativa – Livro “Terapia Cognitivo-Coportamental baseada em evidências”, dos psicólogos Dr. Deborah Dobson e Dr. Keith Dobson, pesquisadores do Departamento de Psicologia da Universidade de Calgary (Canadá).

Educadores também contribuem para as crenças limitantes nos alunos, por exemplo, usando o medo para que os alunos façam trabalhos ou lições de casa. Em algumas escolas, o aluno que não conclui a tarefa, escreve um bilhete na própria agenda informando os pais que não realizou o tema e solicitando ciência dos pais ou responsáveis. A escrita de um atestado de incompetência. Muito melhor seria o educador premiar os alunos que fizeram a tarefa, elogiando-os em frente à turma, em detrimento dos que não fizeram. Penso que se existem duas maneiras de obter o mesmo resultado, a que gera efeitos positivos deve ser sempre priorizada – minha opinião.

Em outras vezes, são os pais que possuem os sentimentos limitantes, mas a criança percebe e interioriza, passando a sentir como se fossem sentimentos seus, como empatia. Crianças que crescem ouvindo os pais falando que “a raiz de todo mal é o dinheiro”, ou “todo rico é ganancioso e desonesto”, ou ainda “só é rico quem teve sorte ou foi escolhido pelo destino”, com certeza não terão muitas crenças positivas sobre seu futuro financeiro.

Crenças sobre relacionamentos também são muito comuns. Uma menina cujos pais se separaram cedo, cresce ouvindo a mãe dizendo que “todo homem é safado”, “homens são violento”, também não terá muita confiança no sexo masculino. A menina até pode ter tido um bom exemplo em casa, mas em qualquer momento da vida dela, um evento de forte impacto emocional relacionado a homens se não bem conduzido, também pode causar essa mesma crença.

Percebe que as crenças partem de uma experiência na tua vida, ou conjunto de experiências e depois disso, se torna uma generalização, que é tomada como verdade absoluta, moldando o teu comportamento e fundamentando tuas decisões no futuro?

Pois bem, estas são as crenças: elas formam o teu mindset e estão te dizendo como será o teu futuro.

Você deve tomar consciência das tuas crenças limitantes, por que elas podem ser as responsáveis por você não estar obtendo sucesso em alguma área da sua vida. A boa notícia é que você pode mudar qualquer crença negativa ou limitante, substituindo-as por crenças positivas e empoderadoras.

AquiloQuePensa

A Psicóloga Social Carol S. Dweck, fruto de seu trabalho de mais de 20 anos nos alerta no livro Por que algumas pessoas fazem sucesso e outras não: “a opinião que você adota a respeito de si mesmo afetará profundamente a maneira pela qual você leva sua vida. Ela pode decidir se você se tornará a pessoa que deseja ser e se realizará aquilo que é importante para você”. Não está satisfeito com o jeito que está levando a sua vida hoje? Mude a forma como você pensa, mude as suas crenças, acredite mais em você!

IconeHarv“Você se torna aquilo que pensa”
John Assaraf

O que você pode fazer para vencê-las?

Você tem um potencial imenso, eu também – todos temos. Mas pode estar se limitando por causa de suas crenças. Você só é capaz de fazer o que acredita ser possível. Por este motivo é tão importante avançar progressivamente todos os dias para expandir a sua flexibilidade de pensamento e fazer algo que o ajude a crescer e romper com as crenças limitantes.

Identificando essas crenças, você estará apto para eliminar a auto-limitação e expandir o seu sucesso. Basicamente o processo mental funciona assim: crenças geram pensamentos, que geram sentimentos, que leva à ação, que determina o resultado. Eu não inventei isso, é uma cadeia lógica estuada pela neurociência.

T. Harv Eker escreveu: pensamentos geram sentimentos, que geram ações, que determinam os resultados da tua vida.

Paulo Vieira melhorou: tuas crenças influenciam teus pensamentos, que geram sentimentos, que geram ações, que determinam o resultados da tua vida

Nota que as crenças influenciam teus pensamentos. Você age e toma decisões baseado nos teus sentimentos e tem os resultados que estão aí.

Não terminei… teus resultados reforçam tuas crenças.

CRENÇAS -> PENSAMENTOS -> SENTIMENTOS -> AÇÕES -> RESULTADOS -> Reforçam tuas Crenças

Duvida? Para de ler agora e faz um teste…

  • Pensa em um resultado ruim da tua vida hoje.
  • Que ações você tomou para chegar a este resultado?
  • Com que sentimentos você decidiu tomar estas ações?
  • Que pensamentos você teve para estes sentimentos?
  • Qual a crença que determinou que você pensasse desta maneira?

Percebe o ciclo vicioso?

Para quebrar isso você deve trabalhar em 3 passos: identificação da crença limitante, ter idéia da causa, e substituir a crença limitante.

Descobrindo as tuas crenças limitantes

Nesta etapa você deverá fazer um reconhecimento interno para identificar quais crenças limitantes você possui. Não se preocupe em resolver todas as crenças, elas não vão brotar da sua mente agora só por que você quer. O exercício de identificação é constante, então para identificar as tuas crenças limitantes, sugiro policiar todo e qualquer pensamento negativo de incapacidade que surgir na sua mente em qualquer momento do teu dia. No início não vai ser tão natural, mas rapidamente vai se tornar um hábito e então… as idéias começarão a brotar.

Historinhas como:

Eu não consigo me organizar porque…

Eu não posso ter isso porque…

Eu não aprendo coisas novas porque…

Eu não consigo fazer isso porque…

Eu não tenho dinheiro porque…

As historinhas que você conta para os outros e para si mesmo para justificar o não fazer, o não cheguei lá, o não posso sair daqui, o não posso ser feliz, são tuas crenças limitantes. Quando identificar a historinha, pare o que você estiver fazendo e anote a situação e a historinha. Agora você acabou de identificar uma crença limitante. Outros exemplos geralmente começam por:

Eu não sei… 

Eu não posso… 

Eu não consigo… 

Eu não tenho … porque…

Os outros são…

… isso acontece por que é assim.

Continue esse exercício por toda a tua vida, sempre cuidando os padrões que mais se repetem para mudar eles – ou não, afinal isso é uma escolha tua. A felicidade pertence a você e não a mim, assim como as crenças. Quanto mais um padrão negativo se repetir, e quanto mais atenção você depositar nele, melhor vai ser o resultado.

A origem da crença limitante

Como escrevi anteriormente, as origens podem ser na infância, de comandos que você recebia ou ouvia dos seus pais, avós, tios, ou alguém que tivesse grande influência sobre a tua educação – talvez você nem se lembre. Se lembrar, MELHOR. Se não lembrar, não te preocupa, uma hora “brota”; das novelas (ahhhh sim, as novelas também geram crenças, já explico); dos filmes (aham, você precisa cuidar o que assiste); das situações do dia a dia no seu emprego, na sua comunidade…

  • Novelas: tirando algumas excessões, 90% das novelas tem o poder de reprogramar teu subconsciente com imagens e falas fortes sobre: como é comum trair; é normal não ter dinheiro; pessoas sem dinheiro é que são felizes (e podem ser, é verdade); que ricos são desonestos, exploradores ou de mau-caráter. Aí você não sabe por que tenta crescer a todo custo, ganhar mais dinheiro e acaba gastando tudo… ops. Porque a tua mente diz: que ser rico é ruim, pois ricos são pessoas ruins, legal é terminar o mês com a conta zerada! Cada um tem a novela e a conta zerada que merece. Note que o comando é extremamente sublime, mas de tanto repetir, você acredita!!!! Ou você conhece algum noveleiro de carteirinha que fica das 17:30 às 22h plantado na frente da televisão com uma carteira cada vez mais recheada de dinheiro?  
  • Filmes: você já viu bandido pobre nos filmes de Hollywood? Engraçado que bandido quase sempre é um milionário ou se financia por roubos a bancos, ou é um imigrante que explora outros imigrantes, que o mocinho, (tirando o Batman) geralmente é uma pessoa de vida normal… e que no fim, o crime não compensa. O mesmo vale para ter dinheiro, afinal compensa ser o mocinho… agora me conta se o ator que fez o mocinho leva uma vida “normal” ou é o milionário na vida real? A propósito, falo dos grandes lançamentos do cinema, pois filme em que bandido é pé-rapado ladrão também existe.

Outras origens: eventos de forte impacto emocional, como mortes e acidentes que você presenciou e de alguma maneira, te geraram uma mensagem ruim sobre algum assunto.

Mas fique tranquilo, cada um tem as crenças que merece. E também tem a capacidade de mudá-las, inclusive as geradas por forte impacto emocional.

Eliminando as crenças negativas e reescrevendo teu mindset – uhuuuuu

Como é possível quebrar os padrões negativos da nossa mente? As pessoas gostam de dizer que isso é muito difícil (outra crença limitante), mas na verdade é um fácil (essa é a minha crença), precisa de determinação e persistência, e não precisa saber quais são todas as tuas crenças limitantes, eu chamo isso de passar o rodo. Escolha escrever as crenças que você quer acreditar e com algumas técnicas e algum tempo, essas crenças positivas prevalecerão sobre as limitantes.

Para cada crença limitante que você encontrar, faça-se a seguinte pergunta:

  • Que evidências você tem de que isso é realmente assim, de que isso é realmente VERDADE? Quem te falou isso? Qual a fonte concreta e real que você tem de que isso é um FATO, e não uma verdade tua (ou de quem te falou)?

Em tudo que você comunica, podem existir dois tipos de coisas:

  • Um FATO, uma verdade universal que afeta necessariamente todos os seres independente das suas crenças
  • Uma VERDADE TUA, ou seja, uma crença que pode ser alterada.

Com esse questionamento, DETERMINE ACREDITAR DIFERENTE. DETERMINE A MUDANÇA. Depois de demonstrar os efeitos das crenças negativas sobre a tua vida, será bom você estar pronto para aceitar uma nova maneira de pensar, sentir e agir.

Seguindo a linha do dinheiro (lembre-se que crenças limitantes podem ser em relação à tua saúde, auto-estima, educação, marido/esposa, enfim, tudo), você já se perguntou por que quer ser rico? Imagino que uma crença limitante que é algo que te incomoda, que atrapalha a tua vida, que torna mais difícil o sucesso, que te faz se sentir inferior. Agora, você concorda que é muito mais fácil quebrar uma crença limitante se você tiver um objetivo para resolvê-la? Sim, e sabe por que eu sei disso? Por que eu também penso assim.

Se esse for o teu caso – e por que eu já notei que muita gente diz que não tem motivos para ser rico, aqui vão os meus motivos

  • Para poder comprar o que eu quiser a hora que eu quiser, sem financiar, pedir dinheiro ou conferir o orçamento do mês.
  • Para poder viajar para onde eu quiser e me hospedar nos melhores hotéis, por que acredito que se existem os melhores hotéis, é para alguém se hospedar neles, e como ser humano plenamente capaz, eu tenho total direito a isso.
  • Para poder usar o carro que eu quiser, o modelo que melhor me convier, sem recorrer a bancos ou taxas de juros, podendo negociar descontos para pagamento à vista com maestria.
  • Para poder doar para os necessitados – você sabia que mais de 40 bilionários do mundo irão doar mais de 50% da sua fortuna para projetos em regiões pobres do mundo?
  • Para investir em projetos de pesquisa em saúde (Fundação Bill & Melinda Gates) – você sabia que Bill Gates já doou mais de 37 bilhões do próprio dinheiro para projetos de pesquisa?
  • Para investir na educação de crianças carentes.
  • Para elevar o Riqueza Sem Limites a um nível mundial, com neurocientistas pesquisando as melhores técnicas para ensinar o maior número possível de pessoas a ser mais feliz.

Ok, agora temos a crença limitante para quebrar – ou mudar, afinal você não remove ela da tua mente, você corrige ela; um forte motivo para pensar diferente. O que falta? Agir. AGIR! COMO???? Para onde? De que forma?

Me segue…

Eu conheço algumas maneiras de re-escrever crenças. Nos últimos 6 meses eu participei de 4 seminários com treinadores (treinadores mesmo, não palestrantes) internacionais, ou nacionais de renome internacional – e tenho programados mais 8 até o final do ano. E nestes seminários eu aprendi algumas técnicas fantásticas:

IconeHarv“Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo”.
Henry Ford.

Afirmações Positivas – céticos: leiam até o fim

A técnica mais simples, que eu faço todos os dias, de manhã ao acordar, eventualmente ao meio dia, e à noite, antes de dormir. Por que antes de dormir? Se antes de dormir dermos uma ordem específica ou um comando ao subconsciente, ele passará a noite executando, sem qualquer interação consciente da nossa parte. Mesmo que você não se lembre do que ocorreu durante a noite, o subconsciente enviará estímulos ao longo do dia, que surgirão como flash de forma repentina. Dá uma lida na revista Exame o que o neurocientista Daniel Levitin pensa sobre isso.

Você irá pegar cada frase que caracteriza suas crenças negativas e vai reescrevê-las em formato positivo. Procure formular afirmações que provoquem emoções positivas em você. Afirmações que não provocam nenhuma emoção demoram mais para provocar mudanças. Se você vincular a frase à uma visão de futuro positiva, 10x melhor.

Os 8 benefícios que as afirmações positivas lhe darão

  1. Entusiasmo sobre o seu dia quando você sair da cama de manhã
  2. Capacidade de amar facilmente a si mesmo – o tempo todo – assim como você é
  3. Auto-aprovação de quem você é, incluindo todas os seus hábitos pouco peculiares
  4. Completa paz com os seus erros e arrependimentos passados
  5. A energia positiva que atrai sucesso e riqueza para você
  6. Manifestação de amor, carinho e relacionamentos saudáveis
  7. Confiança em si mesmo para gerenciar seus desafios muito bem
  8. Maior facilidade para dormir profundamente e pacificamente a cada noite.

*** Como qualquer ferramenta, você tem que saber quais afirmações usar para as situações da tua vida, quantas vezes usá-los para maior eficácia, que hora do dia é melhor usá-los, como aplicá-los a uma situação de vida particular e como dizer se está funcionando.

Então:

AFIRMAÇÕES POSITIVAS + EMOÇÃO/SENTIMENTOS + VISUALIZAÇÃO = Mudanças ocorrem mais rapidamente

Algumas frases positivas para você ler, sentindo que o que você lê acontece para você – as minhas preferidas em negrito. Agora, é importante que você realmente esteja determinado em mudar a crença que te limita tua vida e vivenciar, sentir o que vai afirmar, do contrário, não funciona mesmo. Como eu já citei antes, também precisa uma dose de persistência, afinal essa técnica é morna, fácil de executar, com resultados em algumas semanas.

Repita diariamente em frente à um espelho, quantas vezes for possível. Repita 3x, 10x, 50x. Quantas tiver tempo para fazer. Quanto mais repetir, são dias a menos para obter resultado.

  • O dinheiro vem fácil para mim.
  • O passado não é igual ao futuro.
  • Há sempre uma maneira de fazer se eu estou comprometido.
  • Não há fracassos, só os resultados, contanto que eu aprenda algo que eu estou conseguindo.
  • Se eu não posso, eu devo; se for preciso, eu posso.
  • Eu encontro grande alegria nas pequenas coisas: um sorriso, uma flor, um pôr do sol.
  • Eu dou mais de mim para os outros do que esperam.
  • Eu crio a minha própria realidade e sou responsável pelo que eu crio.
  • Se eu estou confuso, eu estou prestes a aprender alguma coisa.
  • Eu atraio pessoas e situações que tornam minha vida mais fácil, lucrativa e divertida.
  • Eu acredito na minha prosperidade sem limites
  • Eu tomo ações para alcançar meus objetivos todos os dias
  • Eu crio dinheiro de forma fácil e com pouco esforço
  • Os meus pensamentos prósperos criam minha vida próspera
  • Eu honro meu valor e a minha palavra
  • Eu contribuo para agregar valor ao mundo todos os dias
  • Cada célula do meu corpo vibra com energia e saúde
  • Eu sou enérgico
  • Eu sou carismático
  • Eu crio um time incrível em torno de mim.
  • Eu estou sempre em harmonia com o universo
  • Eu escolho amor, alegria e liberdade
  • Eu sou uma pessoa radiante de energia positiva
  • Eu sou grato por cada momento da minha vida
  • Eu atraio apenas relacionamentos saudáveis
  • Eu sou a fonte de inspiração para minha família, amigos e milhões de pessoas.
  • Tudo que eu toco é um sucesso.
  • Os meus clientes e visitantes amam os produtos e serviços que eu forneço
  • As minhas escolhas diárias levam aos meus objetivos para viver minha minha visão e cumprir minha missão!
  • Tudo acontece por uma razão e propósito, e isso me serve positivamente.
  • A Minha vida é cheia de abundância, realizações e bênçãos. Tudo o que eu desejo já está sendo trazido para mim.
  • Eu cumpro meus compromissos e coloco prazo em todos eles para que sejam finalizados.
  • Eu amo o trabalho que faço e sou bem remunerado por ele.
  • Eu vivo num universo de amor, abundância e harmonia, e agradeço por isso.
  • A vida satisfaz todas as minhas necessidades com grande abundância. Confio na vida.
  • Eu me alegro com a segurança financeira que é uma constante em minha vida.
  • Eu pago as minhas contas com amor e o dinheiro volta multiplicado. A abundância flui livremente através de mim.
  • Eu me liberto de toda resistência ao dinheiro e permito que ele flua alegremente para a minha vida.
  • Neste exato momento, há muita riqueza e poder ao meu dispor. Eu escolho sentir que eu os mereço.
  • Eu escolho realizar os meus desejos e meu sucesso agora, sim.
  • Eu sou a riqueza do Universo em ação agora manifestada em minha vida e em meu mundo.
  • Eu sou manifestando abundância: aqui, agora e sempre!
  • A riqueza é alcançada por aqueles que seguem a sua paixão e usa para preencher um, espaço, uma necessidade

A frase precisa ser algo que não seja uma mentira, mas cuja verdade seja possível, e benéfica para anular a crença limitante negativa.

Exemplo: “eu sou um fracasso” => “eu tenho sucesso em muitas coisas que fazem a diferença na vida de outras pessoas”. Imagina uma coisa pequena, não precisa ser nada grande. É nas pequenas coisas que fazemos, que trazem os maiores benefícios. É importante que você acredite realmente no que está falando.

Depois de repetir as tuas afirmações positivas, talvez você se ache um idiota. Talvez depois de alguns minutos, você continue se sentindo um bocó… mas quando você entrar no jogo de verdade, não importa se parece um idiota ou um bocó… será um bocó feliz, por que sente que aqueles momentos fazem diferença para o teu dia começar e terminar positivo. E um dia que começa positivo, meu amigo, minha amiga, vai por mim, tem tudo para dar certo!

A quebra de uma crença limitante e sua substituição por uma poderosa só ocorrerá através da prática constante. Quando você vivenciar alguma das situações onde, anteriormente, surgia uma frase limitadora, e de repente, surgir a frase poderosa que você criou, é porque o processo está funcionando. Persista. Se necessário, refaça todo o processo.

Com o passar do tempo, com a mensagem nova registrada, você vai se sentir menos necessidade de fazer as afirmações (ou fazer menos repetições). Obviamente, se a mensagem que você está substituindo está profundamente enraizada, vai demorar mais tempo. O importante é começar, hoje!

Fortalecendo mais a técnica:

Alguns autores citam o fato de escrever à mão cada afirmação 50x no papel (não no computador), vai fixar melhor a afirmação na tua mente, pelo conjunto de sensações envolvidas (pensar, sentir, escrever).

*Em todo caso, repetir algumas vezes em frente ao espelho, 2x ao dia já é bastante eficaz.

Seu cérebro precisa de tempo e repetição para incorporar esse novo conhecimento. Não queira substituir um treinamento de anos (o tempo que você levou ‘fortalecendo’ suas crenças) em algumas semanas. Mas com foco e paciência você consegue.

Lembre-se que você NÃO É as suas crenças. Você pode reinventar a sua realidade de modo que ela reflita o que você quer ser.

Suas crenças afetam tudo em sua vida: como cria seus filhos, onde decide morar, com quais pessoas se relaciona, o estado da sua saúde, o trabalho que faz, o dinheiro que ganha ou tem e o seu equilíbrio mental e emocional. Literalmente, suas crenças constróem o resultado da tua vida.

Mudar as crenças negativas e instalar outras novas e poderosas é essencial para criar a vida que você deseja, em alinhamento com seu Propósito e com seus Valores.

Enquanto estiver começando a técnica, é importante cuidar o que vai ler. Considere-se como em um tratamento. Alguns livros podem trazer mensagens opostas, o que pode ser contraditório e atrapalhar o andamento do processo de limpeza das crenças negativas. Com o tempo, você vai blindando as tuas novas crenças e informações contraditórias não vão ter tanto efeito.

Outro ponto importante é ficar menos tempo com pessoas que projetam percepções negativas em você. Mesmo se forem teus pais ou “amigos” do trabalho, pelo menos até que você tenha tratado devidamente a mensagem negativa associada à pessoa em questão. Mesmo assim, esteja ciente de que pode ir a qualquer momento no banheiro mais próximo e repetir novamente as tuas afirmações positivas.

Agora que o tratamento está em andamento, se você não descobriu a origem da crença negativa, e ela não brotou na sua mente, vale a pena fazer um esforcinho, pois a fonte pode estar cavada lá no profundo do teu subconsciente, e ter noção de que ela existe, vai te ajudar a re-escrever ela mais corretamente, diretamente na raiz.

  • Por exemplo, através deste tipo de introspecção, eu percebi que a minha falta de interesse em acumular dinheiro era algo que tinha estado comigo desde a infância, uma vez que praticamente tudo que eu ganhava, eu acabava ajudando na casa, o que me deixava frustrado, pois nunca conseguia montar uma poupança para no futuro comprar algo que queria. Sempre que eu recebia dinheiro, corria para comprar o que pudesse ou precisasse, pois sabia que cedo ou tarde, seria requisitado para ajudar nas contas do mês, me deixando literalmente liso. Através desta visão, eu percebi que uma das razões pelas quais eu tinha dificuldade em acumular dinheiro era associada com a infelicidade – já que eu logo “perderia” o dinheiro para algo que eu não considerava minha responsabilidade, afinal era uma criança e posteriormente, um adolescente. Essa crença me ajudou a entender por que por muitos anos, fui impulsivo ou contra acumular dinheiro sempre encontrando algo para “investir”, mesmo que com resultados nem sempre assertivos. Entender essa auto-sabotagem não me fez re-escrever a crença com uma afirmação positiva, mas com um modo de agir diferente em relação ao dinheiro, forçando uma poupança de X% dos meus rendimentos mensais, bem como outros X% para doação e compras somente à vista, nada mais parcelado.
  • Depois que eu descobri este raciocínio no meu subconsciente, eu fui capaz de alvejar diretamente com auto-afirmações como “Eu quero fazer mais dinheiro para que eu possa fazer mais bom” – que substitui a relação entre dinheiro e infelicidade com um entre dinheiro e capacidade de fazer o bem e “Eu crio dinheiro de forma fácil e com pouco esforço” – que substitui a relação entre guardar dinheiro e gastar dinheiro.
  • Perceba que eu não comecei a corrigir a crença pela afirmação, mas pela ação. É um círculo, lembra? Ações geram resultados e resultados reforçam crenças…
  • Estou constantemente reavaliando as minhas auto-afirmações, de forma a melhorá-las para que façam mais sentido, então esse processo nunca termina.

Você fez tudo ao máximo empenho, mas não funcionou. E agora?

Se você se esforçou, dedicou e mesmo assim se sente cético sobre o poder da mudança das crenças, você faz parte da maioria da população que só acredita no que de ruim acontece na vida delas e nas coisas que não dão certo, e as que deram certo, bem, foi sorte né. Sim, você pode participar de uma grande comunidade de céticos, que acreditam que essa história de crença é apenas uma modinha. Posso afirmar com categoria que depois de alguns anos de prática – sim, eu já conhecia o assunto há anos – , minha vida mudou para muito melhor: mais segurança, mais auto-confiança, e mais resultados positivos, que é o que importa no final. E continuo em busca de novas crenças limitantes para melhorar minha vida ainda mais. Isso quer dizer que vai demorar anos para dar resultado para você? NÃO! Significa que uso as afirmações há anos. Só isso.

Você agora pertence a uma vida melhor. Então dê uma chance a si mesmo, afaste-se da negatividade popular e energia tóxica da nossa sociedade, para fazer parte de uma comunidade que tem aproveitado esta incrível fonte de energia e positividade para voltar a dirigir o curso de suas vidas através uma experiência incrível. O mais importante: TOME O CONTROLE DA SUA VIDA. As coisas boas não acontecem por sorte. Acontecem por que você está preparado para que aconteçam, por que você cria o ambiente com o teu pensamento, que gera sentimento, que faz tu levantar da cadeira e fazer alguma coisa, que te gera resultados bons e positivos

Leme

Porque talvez eu tenha uma visão melhor para você do que você tem para si mesmo, tenho certeza de que você é totalmente merecedor de toda a riqueza que possa existir à tua disposição. Qualquer idéia contrária, é uma crença limitante, cuidado!

PERSISTÊNCIA

Algumas crenças que você tem, foram herdadas da família, amigos ou dos teus pais e eles continuarão a repetí-las. Cabe a você blindar a tua mente para cada vez que ouvir novamente, sem criticar a pessoa que está emitindo os comandos limitantes, mentalmente pense: “obrigado por compartilhar” e deixe o comando ir embora. Não absorva. Let it go. Deixe ir.

Reafirme diariamente o teu novo sistema de crenças, de forma inabalável, até que você possa ajudar e encorajar outros a melhorar o seu próprio sistema de crenças e seguir o processo que você usou para chegar onde você está agora.

Se você tem um relato que possa ajudar mais pessoas a ir fundo na mudança de crenças limitantes, posta aqui abaixo! 

 

Quer transformar tua vida?
Receba as próximas atualizações direto teu e-mail, e participe gratuitamente de sorteios semanais de livros. ?? LIVRE DE SPAM.

Comentarios

Mais em Abundancia, Crencas Limitantes, Mindset
Mindset: afinal que bicho é esse? Monte um mindset vencedor e vença crenças limitantes

Ultimamente, assim como surgiu o cachorro-quente gourmet, a cerveja gourmet, o picolé gourmet, o café gourmet, outro nome passou a coexistir no...

Fechar
rsl2016mmi