Como eu fiz para acordar às 5:50 todos os dias nos últimos 90 dias

“A maneira como você começa o seu dia, determina como você vive o seu dia. A partir das cinco horas até as oito horas são As Horas de Ouro que os empreendedores mais bem sucedidos no mundo usam para configurar seus dias para o sucesso.”

Tony Robbins

Acordar cedo é um desafio humano generalizado. É mais fácil você acordar cedo quando tem um compromisso, um horário para chegar em algum lugar (no trabalho, na escola, na faculdade), pois isso te dá um grande “PORQUE“. 

Entendo que muitas pessoas acordam às 4h ou às 5h de segunda a sexta para poder dar tempo de chegar ao trabalho às 8h. Se você se encaixa nesta categoria, esse post não é para você.

Também entendo que muitas pessoas trabalham de madrugada, e voltam para suas casas às 5, 6, 7 da manhã, quando então vão dormir para acordar à tarde. Se você se encaixa nesta categoria, esse post não é para você.

Há alguns anos, durante o calendário escolar, eu tenho o compromisso de levar minha filha para o colégio e para isso, eu me obrigava a acordar todos o dias pelo menos até às 7:15 – era meu tempo limite para vestir uma roupa e sair de casa com ela. Esse era o meu grande PORQUE. Ocorre que durante as férias, inacreditavelmente, eu tinha extrema dificuldade em levantar antes das 9:30. Uma grande diferença, você concorda? O mesmo valia para os Sábados e Domingos.

Mas eu mudei, hoje consigo despertar às 5:50, todos os dias da semana. Quer saber como? Continua lendo…

Eu não conseguia entender por que isso acontecia, até recentemente me deparar com um artigo que faz todo sentido: “se você não tem um forte compromisso, com horário para levantar e começar o dia, então você precisa um GRANDE PORQUE.

Mesmo sem saber disso, há alguns meses, eu coloquei como meta, levantar às 5h e para isso, criei um GRANDE PORQUE, que é a minha motivação para acordar cedo todos os dias. Ainda não cheguei nas 5h, mas estou no caminho.

E o que é um GRANDE PORQUE?

Imagine que nos Estados Unidos, tinha uma grande família sem muitas condições financeira, que morava na costa leste (Florida) e decidiu se mudar para a costa oeste (Califórnia). Eles não pegaram um avião, nem ônibus, mas foram migrando de cidade em cidade em direção à costa oeste. Semanas se passaram durante a grande jornada, com inúmeras dificuldades: fome, sede, frio à noite, calor de dia – atravessar o deserto que existe no caminho é complicado quando não se tem luxo ou conforto dos carros mais caros – alguns parentes acabaram perecendo pelo caminho, afinal é uma looooonga jornada de 4,2 mil Km. Considere que no Brasil seria como sair de Pelotas, no Rio Grande do Sul e ir para Rio Branco, no Acre. Não bastasse as dificuldades naturais do caminho, faltando 397 Km para chegar na Califórnia, em uma noite muito fria, céu nublado, a lua encoberta, com baixa iluminação, fazendo 2 graus, eles foram assaltados por um bando de delinquentes que fazia roubos na região. Alguns familiares reagiram, e acabram mortos pelos assaltantes. 3 pessoas sobreviveram: uma mulher, Clair, um bebê de 3 meses que havia nascido durante a viagem – Joseph, e o pai dela, Rudolf. Passado o incidente, os três resolveram seguir viagem, afinal eles tinham um objetivo a cumprir e ficar no meio do caminho não traria nenhum resultado. Até que faltando 100 Km para o destino final, depois de terem percorrido 4.100 Km em 5 meses, Rudolf pára, cai de joelhos e pede para Clair continuar sozinha, com Joseph, pois ele estava muito debilitado e não poderia mais prosseguir, iria aguardar a morte chegar. Clair, em uma atitude totalmente insana, coloca Joseph nos braços do pai, Rudolf e fala: eu estou indo, você é o responsável por levar Joseph a partir de agora. Sabe o que aconteceu? Chegaram na tão sonhada Califórnia e Joseph viveu ainda por mais 12 anos. Sabe por que? Por que ele tinha um GRANDE PORQUE. A vida estava nas suas mãos e esse GRANDE PORQUE lhe deu forças para levantar e seguir rumo ao objetivo, ou tanto ele quanto o neto, morreriam no meio da jornada.

Todos precisamos de um GRANDE PORQUE, que nos motive para levantar quando caímos, para seguir em frente, para acordar cedo todos os dias. E se UM GRANDE PORQUE não for suficiente, tenha DOIS! Estabeleça uma META, mire na meta com toda a tua força e siga de modo obstinado até que seja concretizada – e então, crie uma nova meta.

O 5AM CLUB

Algumas pessoas fazem parte do “5AM Club“, ou o chamado Clube das  5 da manhã. Robin Sharma, um dos principais pensadores do mundo sobre liderança, crescimento pessoal e gestão da vida chama de a “Hora Santa”. O nosso corpo é naturalmente definido para promover uma limpeza nas primeiras horas da manhã. É o melhor momento para resolver qualquer dúvida subconsciente e medos. Sharma diz que “quando você acorda hiper-cedo, você tem o seu dia, o seu caminho. Não permanecer na cama após o despertador tocar. Sair da cama e acender a luz. Você só precisa de 66 dias para que se torne um hábito. Ser capaz de levantar às 5:00 fará você transformar coisas difíceis em coisas mais fáceis – porque você irá superar uma das coisas mais difíceis que mantém as pessoas longe do sucesso: sair da cama”.

Perceba que um dos maiores presentes do clube 05:00 é o desenvolvimento de força de vontade e resistência. Você levantará somente se desejar, o que é uma vitória sobre o hábito anterior.

Entre às 5:00 e 08:00, são horas quando temos menos interrupções – o silêncio impera no lado de fora (não vale para quem mora ao lado da 23 de Maio em São Paulo), a casa inteira normalmente está dormindo ainda, e a mente fica em branco e cheia de potencial. Mas nem todos podem acordar cedo – o nosso mundo cheio de gadgets, nos deu distrações suficientes para nos manter acordados, mesmo quando estamos na cama. E alguns de nós fazemos isso porque depois de um dia agitado, a noite é o único horário em que temos um tempo privado para nós mesmos. No entanto, existe uma consciência crescente dos benefícios de levantar às 5h. Empreendedores de sucesso em todo o mundo, acham que acordar antes do sol tem um bônus especial: eles tem uma vantagem psicológica de levantar antes do restante das pessoas daquele fuso horário.

O CEO da Apple, Tim Cook, o CEO da Disney, Robert Iger e a ex-secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice levantam às 04:30. A CEO da Xerox Ursula Burns, acorda às 5h15. O primeiro-ministro Narender Modi também, começa seu dia mais cedo. Richard Branson, fundador, Grupo Virgin, é um fervoroso divulgador do clube 05:00, assim como o CEO da Pepsi, Indra Nooyi.
Gretchen Ruben, popular autor de O Projeto Felicidade, acorda às 5 da manhã e começa a trabalhar antes de sua família acordar. Laura VanderKam, em seu livroO que as pessoas mais bem-sucedidas fazem antes do café da manhã“, diz que “acordar cedo permite que você comece seu dia focado na vitória“.

Jeff Sanders, em seu podcast “The 5 AM Miracle” – em português “o milagre das 5 da manhã” – diz que é um momento milagroso do dia, que tem o poder de transformar um conjunto lamentável de hábitos em uma deslumbrante variedade de estratégias poderosas. “O clube 05:00 é um modo de vida. É uma estratégia de produtividade, e um meio para alcançar tudo o que sempre quis.” Em seu podcast Sanders incentiva os ouvintes a “despertar-se emocionalmente, espiritualmente, fisicamente e mentalmente“. O amanhecer é um bom tempo para se exercitar. Estudos mostram que mais de 90 por cento das pessoas que se exercitam regularmente, fazem na parte da manhã, quando não há outras distrações.

Para Vani Kapoor, jogador de golfe, “acordar cedo me dá confiança e força. Eu posso planejar e criar estratégias com a cabeça limpa.”

O blogueiro Nimish Goel diz: “Depois da minha vida de estudante, eu perdi o hábito de acordar cedo. Eu recentemente voltei ao normal, porque eu percebi que levantar cedo me dá uma vantagem psicológica sobre aqueles que ainda estão dormindo. Você controla o dia em vez de o dia controlar você” – igual o Robin Sharna disse.

Sunil Chhetri, capitão da Seleção de Futebol Indiana, diz: “O ritual das 05:00 me faz bem sucedida e feliz.” Para Ananda Shankar Jayant, uma dançarina clássica, acordar cedo mantém seu alerta durante todo o dia. “Levantando cedo, eu me sinto emocionalmente e mentalmente no controle da minha vida“.

Um estudo do biólogo da Universidade de Heidelberg, Christoph Randler, descobriu que os madrugadores (que levantam cedo, não que ficam acordados na madrugada) antecipam problemas melhor e são mais pró-ativos do que as outras pessoas. Fonte

Lembre-se, isso tudo é bem legal, mas você não precisa participar do Clube 5AM, pode ser o 6AM, ou o 7AM.

26 idéias matadoras para criar o hábito de acordar cedo todos os dias

Os que melhor funcionam para mim são a #1, #2, #9 e #13!

1. Pergunte a si mesmo por que você quer acordar cedo no primeiro lugar

Vamos ser honestos aqui por um minuto. Você não pode convencer-se de acordar cedo apenas porque leu esse post. Aprender a acordar cedo não é tão simples como desligar as luzes e ir para a cama cedo. A psicologia por trás dele é importante, também. Antes de dormir esta noite, pergunte a si mesmo: “O que eu ganho se acordar cedo?”Tudo o que você responder, certifique-se que você realmente quer isso, porque isso é o que você vai usar para convencer-se a sair da cama quando o alarme dispara. Você precisa criar uma razão para acordar cedo. Para que? Para atividades pessoais? Para trabalhar mais? Para obter uma vantagem inicial no seu dia? Para ir para a academia e melhorar o físico? Quase todas as tentativas de acordar cedo falham porque não há uma razão forte o suficiente para realizar esta mudança de hábito.  Se você realmente quer acordar cedo, você precisa primeiro ter uma forte razão sobre por que você quer fazê-lo.

2. Comece devagar

Treine o seu corpo para antecipar o sono. Sim, você pode fazer isso dormindo e acordando na mesma hora todos os dias. Eu comecei fazendo decrementos de 15 minutos, até chegar atualmente nas 5:50, com duas semanas de intervalo. Claro que em alguns dias eu perdi o horário e acabei acordando 15 minutos DEPOIS – acontece viu, é humano.

Se você sempre acorda entre 10 e 11h, não é muito realista esperar que você vá acordar imediatamente às 5h do dia seguinte. Comece por melhorar o seu horário de despertar por 15 a 30 minutos todos os dias até chegar no seu objetivo.

Ao contrário de outras dicas para acordar cedo, essa é muito sustentável porque é apenas uma pequena alteração. Você nem vai sentir a diferença de 15 minutos! Se você fizer isso continuamente, você verá resultados rápidos em menos de um mês.

3. Modifique o ambiente

Bloquear todas as fontes de luz, mesmo a pequena luz vermelha indicando que a tua TV está desligada. Coloque seus gadgets (ipod, tablet, etc) longe da sua cama, e pare de assistir TV pelo menos duas horas antes de deitar. A luz azul das telas de LCD e das lâmpadas afetam a melatonina, o hormônio que regula o seu ciclo de sono.

Se você quiser ler, use um livro real e uma luz da noite – evite ler em um dispositivo emissor de luz branca ou azul. Mantenha seu quarto em um frio confortável. Se você mora em um bairro barulhento, invista em isolamento acústivo no seu quarto ou use uma biblioteca de músicas que reproduza sons suaves para abafar o barulho.

4. Corte os estimulantes

Evite estimulantes que afetam o teu horário de sono, ou seja, a cafeína (coca-cola, pepsi, café) e o álcool. Estes mexem com o seu sono e qualidade do seu sono, que afeta posteriormente o seu tempo de vigília. Evite tomar qualquer estimulante depois das 16h da tarde.

5. Crie uma recompensa

Criar uma recompensa para realizar o objetivo, cria motivação adicional. Como: se você cumprir a rotina de por 7 dias, acordar no horário programado, se dê um prêmio, um presente, um almoço, uma janta…

6. Coloque seu objetivo em um local de destaque

O reforço ambiental do teu objetivo vai incorporá-lo de forma consciente e inconsciente na tua mente. Se você tiver um mural, você pode colocar o seu objetivo ali, ou em um quadro na parede.

7. Compartilhe a tua responsabilidade com os outros – também chamado de accountability

Compartilhar o seu objetivo com amigos, familiares e conhecidos cria a responsabilidade de manter o que você falou que vai fazer, ficando mais fácil acordar cedo e levantar.

8. Planeje uma agenda não-negociável para o dia seguinte 

Essa agenda deve começar desde o ponto em que você acordar até o dia terminar. Se você não acordar, você vai atrapalhar completamente a sua agenda do dia e acabar com um acúmulo de trabalho no final, além de se sentir frustrado. Já aconteceu comigo, é normal viu…. mas o sentimento não é bom.

9. Crie urgência 

Configurar tarefas extremamente importantes e urgentes como os primeiros itens do dia, por isso você tem que acordar e resolver elas.

Marcar um encontro com alguém no início da manhã. Deve estar com alguém realmente importante quem você não pode cancelar ou haverá conseqüências terríveis. Este é de longe foi um dos métodos mais eficazes para mim. No entanto, se você tem uma deficiência crônica de acordar cedo, por favor, tente outros métodos antes. Você não quer correr o risco de arruinar sua reputação e sua relação com a pessoa se você acabar dormindo demais.

10. Durma mais cedo

Seja realista – se quer acordar às 5:00, não durma às 1:00 ou 2:00 da madrugada. Você provavelmente irá falhar no teu objetivo. Se isso ocorrer por algum motivo, se dê este dia de presente para dormir até às 8h e assuma tudo o que vier junto. Mas lembre-se: na vida, é mais fácil manter um hábito 100% do que 99%, ou seja, se você abre uma excessão, certifique-se de que é UMA EXCESSÃO, e não se repetirá a menos que tenha um EXCELENTE MOTIVO. 

11. Acerte o despertador

Provavelmente você já ouviu quando as pessoas dizem que acordaram tarde porque se esqueceram de configurar o horário no despertador ou no alarme do celular – ou definiram os horários de forma errada! Se você está tentando entrar em uma nova rotina de dormir, um despertador corretamente funcional vai ser essencial nas primeiras semanas. Uma vez que você entrar no ritmo do hábito de acordar cedo, você provavelmente vai começar a acordar automaticamente em torno da mesma hora sem necessidade do despertador.

12. Defina vários horários de alarme

Se você tem sono pesado, essa é para você. Defina vários despertadores com intervalo de 5 minutos entre eles.

13. Coloque o seu despertador longe

O mínimo possível que te faça levantar da cama para alcançá-lo. Claro, não voltar para a cama depois de desligá-lo!

14. Configure a sua música favorita no alarme 

A maioria dos telefones celulares de hoje tem essa função. Quer melhor maneira de acordar para um novo dia do que ouvindo a sua música favorita? No momento em que a música terminar a reprodução, você vai estar mais acordado e pronto para se levantar. De preferência coloque um ritmo para acordar, não para dormir!

15. Programe o teu cérebro

Antes de dormir, mentalmente informe o teu cérebro o horário que você quer acordar. Isto pode parecer maluco, insano, mas funciona para mim. Inicialmente eu pensei que era só eu, até que alguém me disse recentemente que foi capaz de acordar cedo usando este método. Nosso subconsciente trabalha em suas próprias maneiras misteriosas. 

16. Saia da cama imediatamente depois de ouvir o alarme

Você sabe como se sente na parte da manhã quando acorda  Imagine você aquela voz em sua cabeça tentando te persuadir para voltar a dormir por toda a manhã, apesar das tuas melhores intenções de querer levantar. Em vez de dar a oportunidade para essa vozinha, pule para fora de sua cama loco que o despertador ou alarme tocar. Mesmo que você possa sentir como chumbo nos primeiros 5 a 10 minutos, a sonolência começa a reduzir, acabando em seguida. Antes que você perceba, você estará acordado e pronto para começar o dia. Uma das coisas que me ajuda muito, é ir para o banheiro e ligar uma luz branca relativamente forte, que me desperta totalmente em menos de 15 segundos. 

17. Estabeleça como um hábito diário.

Transforme acordar cedo em um hábito diário . É muito mais fácil manter um hábito diário (segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo) do que um que por apenas 5 dias por semana. Se você continuar tendo que equilibrar em torno de diferentes programações de tempo durante a semana e fins de semana, o relógio do seu corpo tem que ajustar constantemente e faz sua tarefa muito mais difícil. Lembra do que eu escrevi sobre ser mais fácil manter uma consistência de 100% do que 99%?

18. Vá a um Camping por uma semana

Pesquisadores descobriram que você pode sincronizar horário de sono do seu corpo com o nascer do sol e o pôr do sol, se você passar uma semana sem luz artificial.

Tente ir acampar por uma semana, e deixar todos os seus gadgets em casa ou, pelo menos, não use-os depois do pôr do sol.

19. À noite, leia ficção em vez de ler livros de autoajuda, notícias ou e-mail

Email lembra-o de trabalho, notícias vão te estressar, e os livros de auto-ajuda vão te animar e encher seu cérebro com idéias. Nenhum deles vai te ajudar a dormir.

Leia ficção, de preferência contos que não excitam ou romances que você já tenha lido antes e saiba que não vão matar o teu sono.

20. Crie uma rotina de redução de esforço

O que você faz antes de dormir é o gatilho do seu corpo para dormir, de modo que a melhor coisa a fazer, é manter atividades relaxantes como uma rotina.

Por exemplo, você poderia tomar um banho de água fria, em seguida, ler um livro de ficção por 15 minutos antes da hora de dormir. Se você mantiver essa rotina por muito tempo, seu corpo vai logo reconhecer que essas atividades significam que o dia terminou e é hora de relaxar. É importante repetir estas atividades pelo mesmo tempo todos os dias.

21. Coma um jantar leve

Dr. Kenny Pang, um ENT especializado em distúrbios do sono, sugere que comer um almoço pesado e um jantar leve ao invés de um almoço leve e jantar pesado, é extremamente benéfico para o seu sono. Fonte

22. Invista em automação

Acordar com um sol brilhante irá minimizar a sua lerdeza corporal ao acordar e irá fazer você se sentir mais alerta depois de acordar. Se possível, use uma cortina automatizada e programe-a para abrir as cortinas pelo menos 30 minutos antes do seu horário oficial de acordar.

Você também pode usar uma lâmpadas inteligentes, e programá-las, no caso do seu quarto não ter uma janela, ou possuir uma persiana ou se a visão de sua janela está bloqueada.

23. Engane o seu cérebro

Qual é a tua primeira reação quando o alarme para acordar dispara? Aperta o SONECA e volta a dormir, certo? Para esta dica, você pode pressionar o soneca, mas desta vez, em vez de voltar a dormir, levante-se, mas apenas por 10 minutos.

Isto é chamado de soneca invertida. Em vez de você forçar-se a levantar-se imediatamente, barganhe com você mesmo, “É apenas 10 minutos”. O que você faz durante esses 10 minutos é problema seu, mas a condição é que você não pode voltar para a cama, ou dormir no sofá. Você pode abrir as janelas, preparar o café, ou ligar a TV. Assim, quando o despertador tocar na próxima vez, você já vai estar totalmente acordado e não vai apertar o soneca novamente.

24. Use o seu animal de estimação como um despertador

Os animais são bons relógios de alarme, especialmente se você der comida para eles no início da manhã. Eles são consistentes, barulhentos e implacáveis, eles vão bater na tua porta e pular na tua cama para acordá-lo até que você lhes dê um pouco de comida.

Claro, se você ama seus animais de estimação, você vai achar esta dica adorável, mas conheço pessoas que detestam este modo de acordar.

25. Não deixe seu cérebro te enganar.

Quando você é uma coruja da noite, seu cérebro provavelmente vai rejeitar todas as tentativas de acordar cedo por convencê-lo que é melhor voltar a dormir. Não se entregue! Se você dá para o seu cérebro a chance de racionalizar com você, você nunca será um madrugador – e ele sempre vai achar uma desculpa para você continuar dormindo.

26. Resista à tentação de “só mais 5 minutos”

Por alguma terrível ironia do destino, você acorda 5 minutos antes de seu alarme. O que você faz? Volta a dormir para gastar os 5 minutos restantes, certo? Certo. NÃO

Se você fizer isso, vai entrar automaticamente em um ciclo de sono mais profundo, tornando mais difícil se levantar quando o alarme se tocar. É por isso que quando as pessoas apertam o SONECA e voltam a dormir por 5 a 15 minutos, elas acordam pensando que o tempo passou rápido – além de se sentirem mais cansadas.

Ao acordar…

Siga a tua programação, o teu ritual, e:

  • não comece o dia lendo e-mails
  • não comece o dia pagando contas
  • não leia notícias
  • leia
  • estude
  • faça exercícios
  • ouça podcasts
  • planeje o restante do dia
  • beba água
  • tome um banho de água gelada

E seja feliz. Muito sucesso para você!

PS: peço desculpas, pois na sexta-feira passada, dia 10/06, eu não fiz nenhum post. Eu estava em um treinamento de Marketing Online em São Paulo; esqueci a bateria do notebook em casa e não consegui fazer a bateria durar as 4 horas que eu precisava para este post. Então terminei ontem (cheguei Domingo às 23:57h em casa) e hoje estou postando. Minhas sinceras desculpas, isso não deve se repetir.

PS2: hoje é meu aniversário ?

 

Quer transformar tua vida?
Receba as próximas atualizações direto teu e-mail, e participe gratuitamente de sorteios semanais de livros. ?? LIVRE DE SPAM.

Comentarios

Mais em 5AM Club, Abundancia, Acordar Cedo, Clube 5AM, Clube das 5 da Manhã, Hábitos, Levantar Cedo, Mindset, Porque Acordar Cedo
Rapport: use a arma secreta dos mestres da persuasão para melhorar sua comunicação e relacionamentos

O que é Rapport? Rapport é uma palavra de origem francesa que tem como significado, "relacionamento", "relação", "hamornia". Deriva ainda...

Fechar
rsl2016mmi