Biohacking e BulletProof: você alguma vez desejou viver com mais energia?

Biohacking é juntar biologia com a ética hacker, usando, para isso, conceitos da cultura “faça você mesmo” e a capacidade de aprender conceitos científicos sozinho, sem a ajuda de professores. Com isso, esses entusiastas (biohackers) acabam gerando pesquisas independentes e que abordam desde mudanças corporais, como a inserção de implantes magnéticos até o sequenciamento genético completo realizado em casa.

O termo começou a aparecer por volta de 1998, mas somente nos últimos anos, com o desenvolvimento tecnológico, ganhou força a aplicação prática fora dos laboratórios universitários. O que diferencia o biohacking do restante do universo do desenvolvimento pessoal é a abordagem a partir de um ponto de vista biológico.

Analisando a cultura de um modo amplo, consigo destacar pelo menos duas linhas do biohacking, e ambas tem o mesmo objetivo: aumentar a performance física e mental, que por sinal é um dos objetivos do Riqueza Sem Limites:

  • Abordagem interventiva: é a prática de melhorar o próprio corpo com o uso de implantes que melhorem a sua capacidade. Isso vai desde a mulher que implanta um chip no braço que libera anticoncepcional periodicamente, ou como ocorreu no ano passado, o Ciência para as Massas, um grupo de biohackers americanos, anunciou a descoberta de um composto que injetado nos olhos, que permite ao paciente obter visão noturna. Esses biohackers são conhecidos como Grinders;
  • Abordagem não interventiva: é o uso de elementos externos para melhorar a sua performance. Podem ser áudios binaurais para aumentar a concentração, luz laranja ou vermelha para dormir mais profundamente, jejum intermitente para aumentar os níveis de energia ou um café com manteiga para te dar energia por até 7 horas (meu récorde).

Hoje eu vou dar destaque para o que é possível fazer sem implantes, buscando práticas e descobertas que foram testadas pelos próprios biohackers – que funcionaram com a bioquímica deles, podendo os resultados variar de pessoa para pessoa.

Ao contrário do que você possa pensar, não é preciso injetar nenhum líquido estranho no seu corpo para ser um biohacker. Existem algumas idéias simples e seguras de serem implementadas e usadas que podem melhorar a tua produtividade diária em 100%. Gostou dessa parte? ☑️

Disclaimer: as idéias divulgadas nesta página tem sua eficiência divulgada na internet por biohackers, eu me considero um beta tester, daqueles que estão atrás de inovações e dispostos a testar tudo antes de ver resultados comprovados há pelo menos 90 dias, buscando otimizar a cada semana de acordo com os resultados que estou obtendo, mas se você tiver dúvida sobre a eficácia, sugiro consultar um médico antes de qualquer coisa, afinal não tenho formação de Nutrólogo, Nutricionista, nem Médico. Também não sou um biohacker alfa; me considero um mero beta-tester.

Quando comecei minha pesquisa pelo assunto, eu estava insatisfeito com o minha performance diária e acabei indo atrás de informações e livros (a literatura ainda é 99% em inglês) sobre melhora de performance mental, alimentos considerados “super-food”, qual a lógica de comer a cada 3 horas ou apenas quando sente fome, o que faz você ganhar o peso que perdeu dormindo e ainda, por que você tem fome e sente-se cansado 1 hora depois daquele mega café da manhã. Descobri quando é o melhor momento para comer os alimentos e que efeito eles vão ter no restante do meu dia, e testei, uma vez que muitos dos consensos que a sociedade impõe como “verdades absolutas” são baseados em estudos que não foram comprovados e muitas vezes nem terminados. Quer dois exemplos? O ovo (hoje considerado o segundo alimento mais completo do mundo – possui 13 vitaminas essenciais e minerais, proteínas de alta qualidade, gorduras insaturadas (saudáveis) e antioxidantes, com apenas 70 calorias), o sal (segundo o Médico Nutrólogo Lair Ribeiro, sal faz bem para a saúde), a dieta Paleo… considerando que qualquer coisa em excesso não nos trás benefícios, vou abordar cada um desses e outros pontos mais abaixo.

Quem são os biohackers?

Como mostrei acima, biohackers não tem qualquer relação com os hackers de computadores; são em sua maioria, profundos pesquisadores individuais de alimentos, vitaminas, de técnicas de meditação e sono, de combinações que melhoram a performance diária. Já que o dia tem 24 horas tanto para mim, para você, para o Bill Gates, penso que tirar o melhor proveito dessas 24 horas é o que podemos fazer de melhor para sermos mais felizes, saudáveis e ter sucesso mais rápido, conseguindo fazer mais e melhor.

Dave Asprey talvez seja atualmente o o mais famoso, principalmente pelo seu café à prova de balas (bulletproof coffee), desenvolvido a partir de uma visita ao Tibet em 2004, onde teve contato com o chá de manteiga tradicional tibetana, chamada po cha. 

Com origens na Ayurveda (a medicina milenar Indiana), cada ingrediente do chá de manteiga tem um propósito. O chá pode melhorar a agilidade mental e capacidade cognitiva, e os compostos de polifenóis podem ajudar a obstruir o estresse gerado pela altitude. O sódio equilibra os efeitos diuréticos do chá, enquanto manteiga de iaque contém cerca de 2,5 por cento de ácido linoleico conjugado (CLA). O CLA tem sido demonstrado que possui propriedades anti-cancerígenas e pode ajudar a reduzir a fome, a diminuir a massa de gordura corporal e aumenta a massa corporal magra em algumas pessoas. No ambiente único e áspero do planalto tibetano, o chá de manteiga é bebido durante todo o dia para a energia, hidratação e combustível para a agricultura e peregrinação.

Quando Dave voltou para casa e começou a pesquisar manteiga, o chá, os tipos de gordura e como a gordura afeta o cérebro, focando em recriar impulso mental e físico que sentiu após a caneca de chá de manteiga de iaque. Algumas mudanças, testes e algum tempo de pesquisa em sua própria cozinha, Dave chegou ao conjunto CAFÉ, Manteiga e um Óleo MCT. Na semana que vem eu falo mais sobre o café à prova de balas do Dave e como isso me fez perder 12 quilos em 3 meses.

Dave também pratica o uso de óculos com lentes alaranjadas para uma noite de sono mais tranquilo (as lentes laranjas filtram a luz branca, que estimula o cérebro) e a audição de sons binaurais para ter mais foco.

Biohacking é a arte de usar a tecnologia com o objetivo de mudar o ambiente tanto dentro quanto fora do corpo, para assumir o controle do organismo e fazê-lo agir como se deseja. ~ Dave Asperey

Tim Ferriss, autor e blogueiro, tem se especializado em Biohacking no seu corpo. Seu blog, é uma introdução para o seu livro mais recente sobre Biohacking: “4 Horas para o Corpo“. Timothy é também conhecido pelo bestseller “Trabalhe 4 horas por semana

JJ Virgin, celebridade especialista em nutrição, blogueira e autora do best-seller “Dieta Virgin” (não tem nada a ver com virgindade), tem ajudado muitos milhares de pessoas a perder peso, abordando alergias alimentares, sensibilidades alimentares e outras intolerâncias alimentares.

Abel James Bascom: também é mais um autor best-seller, empresário, músico, e apresentador do popular “Fat-Burning Man Show”. Como autor do livro “The Wild Diet” (ainda não traduzido para o português), Abel traz princípios ancestrais da  verdadeira comida Paleo para o centro da discussão. Abel conduziu estudos de pesquisa, apresentações e palestras para empresas da Fortune 500, Ivy League e o Governo Federal dos Estados Unidos. Seu site é LeanLifestyleInsider.com.

Darryl Edwardsprincipal autor do livro “Paleo Fitness“, publicado em 2013 e fundador Fitness Explorer Training & Nutrition (Londres). Decidiu se tornar um treinador de movimento depois de aprender a tornar-se mais apto e mais forte aos quarenta anos do que em qualquer período da vida. Darryl desenvolveu a metodologia primality para inspirar outros a tornar a atividade física verdadeiramente divertida e saudável. Saiba mais sobre o seu blog em: TheFitnessExplorer.com. Para Darryl, os melhores biohacks são uma dieta paleo e ácidos graxos Omega 3.

Emily Fletcher é o fundadora da Meditação Ziva e criadora do zivaMIND, primeiro treinamento de meditação on-line do mundo. Considerado como uma doa principais especialistas em meditação védica, empresas como Google, Barclays Bank, Viacom, Relativity Media e Sweetgreen foram ajudados por Emily paara subir de nível do desempenho das empresas através da meditação. O melhor biohack para o cérebro segundo Emily: melhor sono, melhor desempenho e melhor sexo através da meditação.

O biohacking não intrusivo

Como você pode ter percebido até aqui, alguns cientistas biohackers ou em posições afins do biohacking trabalham com: nutrição, meditação, sono, enfim, saúde. A melhor performance que você vai conseguir obter com o teu corpo só será conquistada masterizando a tua saúde com vitaminas, técnicas e conhecimento. Parte deste conhecimento você vai aprender aqui e agora, hoje.

Alimentação

Alimentos industrializados são repletos de açúcar, conservantes químicos e outras substâncias que acabam com nossa saúde e reduzem sensivelmente a nossa performance. Hackear a sua dieta significa escolher cuidadosamente e consumir adequadamente os alimentos que vão melhorar exponencialmente a sua saúde, o seu foco, a sua produtividade, baseado na ciência e na sua condição genética.

Hoje qualquer pessoa pode no Brasil, pode fazer um teste de ressonância ou ainda testar o próprio DNA (Food Detective)  contra mais de 220 alimentos para saber quais deles são mais bem tolerados pelo organismo.

Segundo o Dr. Tom O’Bryan, o nosso cérebro e o nosso sistema digestivo estão intimamente interconectados. Se você tem algum tipo de intolerância e mesmo assim consome o alimento, sofre com inflamações. E inflamações deixam nosso cérebro mais lerdo. Por mais interessante que sejam os artefatos tecnológicos, não existe nenhuma variável mais poderosa do que a alimentação quando se está tentando controlar o corpo para atingir o resultado desejado. O mais eficiente hack para melhorar sua saúde, ter mais energia e manter-se com baixo percentual de gordura corporal é trocar a fonte primária do seu corpo de carboidratos para gorduras.

Outro hack muito utilizado para ter mais foco é praticar o jejum intermitente uma vez por semana, seguindo protocolos como o descrito no livro Eat, Stop, Eat, do Brad Pilon.

Sono

Esqueça os remédios para dormir e seus efeitos colaterais. A abordagem do biohacking para ter uma melhor noite de sono inclui evitar a exposição à luz branca horas antes de dormir, o uso de aplicativos para mudar a radiação do computador e do celular, eliminar a cafeína depois das 14h, usar suplementos de magnésio e filtros contra emissões eletromagnéticas.

Um bom protocolo para começar é:

  • Dormir em um quarto absolutamente escuro
  • Nada de cafeína após as 14h
  • Evitar luzes brancas no ambiente, no celular, no tablet e no computador
  • Evitar grandes refeições antes de dormir
  • Evitar exercícios físicos à noite
  • Colocar o celular no modo avião

Pela abordagem biohacker, a qualidade do sono é muito mais importante do que a quantidade. Para alguns, um sono de 8 horas é exagero. Eu mesmo tenho um dia muito produtivo dormindo apenas 6 horas completas por noite.

O principal ponto do sono é que ele permite que nossos órgãos se regenerem e que nosso cérebro limpe as toxinas acumuladas durante o dia.

Essas técnicas de biohacking voltadas para o cérebro, inclusive, recebem o nome de neurohacking .

8 idéias de biohacking para melhorar a tua vida

Todas testadas e praticadas regularmente por mim.

1. BULLETPROOF COFFEE

Começar o dia com um café bulletproof – e apenas isso. O Dave Asprey cita no livro “Bulletproof: a dieta à prova de balas“, que o café deve ser tomado logo ao acordar, e depois disso, você só vai comer no almoço. Nos primeiros 3 dias, dá uma vontade louca de comer algo 2 horas depois, não te preocupa, é pura força do hábito. Resolve a vontade com 2 copos d’água e segue a vida. Nos próximos dias, vou publicar um vídeo de como faço o meu café diariamente há mais de 60 dias. O processo é simples, e o mais importante é a qualidade dos ingredientes. Se você procurar no Youtube, vai encontrar gente fazendo de qualquer jeito, com qualquer ingrediente: não faça por favor. Anota a lista e o método:

  • Café Orgânico (em pó ou grão – eu comecei com café em pó, comprei um moedor elétrico e hoje compro em grão e moo (ô palavra estranha) na hora.
  • Manteiga Ghee (ela é mais cara que a manteiga normal, pois passa por um processo para retirada de impurezas, inclusive a caseína, ou seja, ela pode ser usada por alérgicos a leite). Se você não tiver condições ou não encontrar na sua cidade, pode usar manteiga normal, sem sal. Lembrando que quanto mais puro o ingrediente, melhor o resultado.
  • Óleo MCT (óleo de Coco Refinado MCT – encontrado em casas de suplementos alimentares – ele praticamente não tem gosto nem cheiro de coco. O Óleo de Coco Refinado MCT é mais puro do que o Óleo de Coco Extra Virgem).

Procedimento:

  • Usar 1g de café para cada 15 mL de água – ou 20g de café para 300 mL de água.
  • Aquecer a água em local apropriado – ou em uma cafeteira.
  • Passar o café em uma cafeteira (ou manualmente em filtro de papel com um caneca, como eu faço)
  • Juntar uma colher de sopa de manteiga ghee ao café
  • Juntar duas colheres de sopa de óleo MCT
  • Bater com um mixer ou liquidificador
  • Beber tudo!

Segundo especialistas em café, quanto mais puro o café, menos amargo ele fica. Evite usar o açúcar, pois vai interferir na insulina, quebrando a lógica do funcionamento metabólico do café. O resultado desse café é um café com gosto amanteigado, variando o sabor de acordo com a qualidade do grão.

O resultado depois de 30 dias é surpreendente. Há pelo menos 10 anos eu tinha peso beirando 105 a 108 Kg. Há 2 anos, parei completamente de tomar refrigerantes e sucos não naturais. Mesmo assim, não conseguia baixar o meu peso dos 100 Kg. Em menos de 60 dias tomando diariamente o café bulletproof – fora em algumas ocasiões em que viajei e acabei tomando café da manhã de hotel, perdi 14 Kg. Minha capacidade cognitiva em alguns dias que não tomei o café, baixou consideravelmente.

O Dave Asprey transformou o café bulletproof em um negócio e hoje vende no site dele, centenas de variações do produto. Vale conferir.

2. OVOS

É largamente conhecido que o consumo de gorduras saturadas provoca o aumento do colesterol sanguíneo. O ovo contém quantidades muito baixas de gorduras saturadas (1,5g das 5,5g de gorduras insaturadas). Apesar dos resultados dos últimos 30 anos de pesquisas nunca terem comprovado a relação entre o consumo de ovo e as doenças cardíacas, muitos evitam ovos por medo do colesterol. Um Estudo realizado em 2007 – com 9.500 pessoas – reportado no “Medical Science Monitor”, demonstrou que o consumo de um ou mais ovos por dia não aumentou o risco de doenças do coração ou infarto entre adultos saudáveis, e que o consumo de ovos pode estar relacionado com a redução da pressão sangüínea. Os pesquisadores concluíram que a recomendação genérica para limitar o consumo do ovo pode estar distorcida, particularmente quando as contribuições nutricionais do ovo são consideradas. Por que comer ovos?

  • Nutrição: Um ovo contém 13 nutrientes essenciais em quantidades variadas, necessários ao bom funcionamento do organismo, incluindo proteínas de alto valor biológico, colina, ácido fólico, ferro e zinco. Tudo isso com apenas 75 calorias. Ovos são importantes para as dietas de emagrecimento, força muscular, funcionamento do cérebro, a saúde dos olhos e muito mais. Um ovo grande contém 6 g de proteínas, quase metade delas na gema. Tem 4,5 g de gorduras (7% das necessidades diárias). Somente um terço dessa gordura é saturada. Não contém gordura trans.
  • Controle de peso: as proteínas de alta qualidade dos ovos contribuem para a sensação de saciedade prolongada e para manter a energia do organismo. Fonte
  • Gestação saudável: a gema do ovo é excelente fonte de colina, nutriente essencial que contribui para o desenvolvimento do sistema nervoso central do feto, importante para a prevenção de anomalias fetais. Dois ovos provêm cerca de 250 miligramas de colina, ou seja, metade das necessidades diárias para uma mulher gestante ou amamentando. Fonte
  • Função cerebral: a Colina também é muito importante para a função cerebral em adultos, mantendo a estrutura das membranas celulares. É componente-chave para a neuro-transmissão, que é responsável por transmitir as “mensagens” do cérebro através dos nervos para os músculos. Fonte
  • Saúde da visão: luteína e zeaxantina, dois antioxidantes encontrados no ovo, ajudam a prevenir a degeneração macular, que é a causa principal da cegueira nos idosos. Apesar de possuir quantidade pequena dos dois nutrientes, pesquisas demonstram que a luteína dos ovos é mais biodisponível que a luteína de outros alimentos. Fonte

3. OUVIR SONS BINEURAIS

Aqui vai o meu segredo pessoal para o foco de hackers: coloco meus fones de ouvido. Abro o Spotify. Conecto em um rock instrumental ou músicas épicas. Quando faço isso, o mundo ao meu redor desaparece e eu posso me aprofundar no meu trabalho.

Para aprofundar o áudio como um biohack, é importante entender como o cérebro funciona em um nível elevado.

Seu cérebro tem 100 bilhões de neurônios que usam a eletricidade para falar uns com os outros. A qualquer momento, milhões de neurônios estão falando ao mesmo tempo, o que produz uma grande quantidade de atividade elétrica. Quando esta atividade é medida com um eletroencefalograma, o resultado é um padrão de ondas chamadas de ondas cerebrais.

A frequência destas ondas cerebrais depende do que você está fazendo.

Ondas cerebrais 101:

  • Beta (14-30 Hz): acordado, concentrado, alerta. Passamos a maior parte do dia aqui.
  • Alfa (8-14 Hz): estado meditativo, acordado, mas relaxado, estado crepuscular entre o sono e a vigília, a melhoria da recuperação da memória.
  • Theta (4-8 Hz): sonho leve, acesso à mente inconsciente.
  • Delta (0,1-4 Hz): sono profundo e sem sonhos, restaurador, completa perda de consciência.

Em um processo chamado de Resposta em Frequência, uma onda de som consistente foi apresentada para alterar suas ondas cerebrais.

O médico búlgaro Dr. Georgi Lozanov,  criou um método extremamente eficaz de ensino com base em como o cérebro realmente aprende. Lozanov descobriu que qualquer pessoa, em um estado mental denominado por ele “estado de vigília relaxada”, aprende com mais facilidade em um espaço de tempo reduzido.

O estado de vigília relaxado é alcançado quando o nosso cérebro entra em “alfa”, o que não tem nada a ver com misticismo ou com o sobrenatural. O estado alfa é quando o cérebro opera na faixa de 8 a 14 ciclos por segundo.

Lozanov verificou que, ao ouvir música barroca, a freqüência mental de seus alunos era reduzida e entrava em “alfa”. O resultado percebido foi que seus alunos tiveram uma melhora altamente significativa na percepção, processamento, memorização e recuperação das informações transmitidas.

Sabendo que o cérebro em estado “alfa” está livre de estresse e trabalha de forma mais concentrada e afinada com o restante do nosso corpo, catalisando o processo de aprendizagem, você já pode dar uma turbinada em seus estudos introduzindo áudios que realmente funcionam em seu ambiente de estudos.

Felizmente existe uma forma simples de atingir o estado alfa, basta ouvir com sons binaurais.

Este processo consiste basicamente em aplicar estímulos auditivos em ambos os ouvidos. A ideia é tocar um tom num ouvido e outro tom, ligeiramente diferente, no outro ouvido. Ao processar estes dois tons captados pelo ouvido direito e esquerdo, o cérebro assimila a diferença entre os mesmos e, num efeito de harmonização, entra nesta frequência. Ou seja, se o nosso ouvido esquerdo captar um som com uma frequência de 97 Hz e o direito captar um som com uma frequência de 103 Hz, o nosso cérebro irá percepcionar um diferencial de 6Hz e assim entrará nesta frequência, que se enquadra no intervalo de ondas Theta.

De igual forma o nosso comportamento começará gradualmente a alterar-se, entrando num estado de profundo relaxamento e sono.

Ao escutarmos estes sons binaurais podemos percepcionar um tom ondulante (uma espécie de wha wha). O fantástico é que este tom ondulante não está sendo transmitido pelos fones de ouvido, este efeito de vibração é na verdade uma criação da nossa mente, ao sintetizar os dois sons. Quando escutamos um tom num ouvido e outro tom, ligeiramente diferente, no outro ouvido, os hemisférios do nosso cérebro ficam sincronizados e é esta sincronização que produz o tom ondulante.

Com os sons binaurais, conseguimos produzir e chegar ao estado Alfa com facilidade. Basta ouvir o áudio e permitir que a mágica aconteça! Faça o teste com o vídeo abaixo.

A propósito, o Spotfy também tem sons bineurais.

Sites e aplicativos com sons otimizados: brainwave.fm e focusatwill.com.

4. VITAMINA D GRÁTIS

Para você produzir de forma segura a vitamina D, tome banho de sol de 15 a 20 minutos por dia, sem o uso de protetor solar. Para você que tem a pele morena ou negra, o tempo deve ser de 40 minutos a 1 hora por dia, pois quanto mais escura for a sua pele, mais difícil será a absorção de vitamina D.

A principal fonte de vitamina D para o corpo é produzida na pele, pois os alimentos como fígado e peixes não conseguem fornecer a quantidade mínima diária necessária deste nutriente.

O melhor horário para se tomar sol é depois das 11h da manhã até as 14:00h da tarde. Tome cuidado e evite se expor por longos períodos nos horários mais quentes do dia, entre 12h e 15h.

Outros benefícios do sol:

  • Fortalecimento das articulações e ossos, através da vitamina D produzida pela pele;
  • Redução da depressão, pois ajuda o cérebro na produção de serotonina, que é uma substância natural anti-depressiva;
  • Promove bem-estar e relaxamento, por causa do aumento da temperatura, que faz os músculos relaxarem e facilita a circulação sanguínea;
  • Prevenção de alguns tipos de câncer, como: mama, próstata, ovários e principalmente no cólon, pois reduz os efeitos da mutação das células.

5. POTENCIALIZAR O SONO

O nosso organismo possui um relógio biológico em nosso cérebro, que regula o ciclo-cardiano, ou ciclo sono-vigília, que é responsável por várias funções em nosso metabolismo.

O ciclo cardiano é o nosso determinador de quando é hora de ser produtivo e ficar acordado e quando ficar com sono e dormir.

Esse ciclo é auto-regulado periodicamente por sinais externos, como a luz do dia e a escuridão da noite. O problema é que ultimamente, a popularização das lâmpadas eletrônicas brancas, acabam emitindo luz azul e enganando o ciclo cardiano.

Quando chega o anoitecer, a glândula Pineal do nosso cérebro, secreta o hormônio melatonina, que é responsável por sinalizar para o nosso corpo, que está no momento de “ficar cansado” e dormir. A luz azul dos dispositivos (lâmpada branca, monitor, celular, tablet) inibem a produção de melatonina, evitando que o nosso corpo perceba que é a hora de dormir reduzindo a quantidade e qualidade de sono.

A forma mais simples de bloquear a luz azul é usar um óculos com lentes alaranjadas a partir das 20h, uma vez que ele bloqueia qualquer luz diferente da laranja, evitando que o cérebro receba a informação errada para repassar para o ciclo cardiano.

O iPhone, no IOS 9.3, já vem com um recurso de “night shift” onde ele reduz a intensidade da claridade da tela e deixa a tela amarelada, justamente visando dar esse efeito. No Android, o aplicativo Twilight faz o mesmo efeito. Em compuadores e notebooks, recomenda-se usar o software f.lux para redução da claridade e ajuste de cor.

6. BEBA ÁGUA ALCALINA

Para entender a água alcalina é preciso entender sobre ácidos e alcalinos (equilíbrio ácido base). É essencial para o nosso corpo manter um pH no sangue entre 7,35 e 7,45 para estarmos saudáveis. Mas o que é pH? Segundo o Médico Nutrólogo Dr. José Irineu Golbspan, o corpo humano é uma grande máquina que precisa produzir energia para funcionar, ou seja, precisa consumir elétrons para funcionar. No nível celular, quando consumimos elétrons, sobram os prótons. O próton mais simples é o H+. No pH se mede a quantidade de prótons (íons H+). Quanto mais prótons temos, menor é o pH e mais ácido é o meio. Quando nosso corpo gasta energia, nós consumimos elétrons, temos excesso de prótons e o nosso organismo acidifica.

Nós precisamos eliminar este excesso de ácido que é prejudicial à saúde. Isto é feito através da urina, quando eliminamos ácido úrico, através da respiração, quando eliminamos ácido carbônico na forma de CO2, através do estômago quando eliminamos ácido clorídrico e através da transpiração – portanto somos uma grande máquina que produz energia (consumindo elétrons) e uma grande máquina de eliminar ácidos.

Importante saber que as doenças degenerativas (que vem naturalmente com a idade) se desenvolvem em meio ácido. Quando comemos e tomamos líquidos ácidos, comuns ao nosso cotidiano (ex: refrigerantes, produtos industrializados, frituras, etc), temos mais dificuldade em eliminar o excesso de ácido e estamos mais propícios a desenvolvermos essas doenças. O principal órgão que elimina ácidos é o rim. Para o rim funcionar adequadamente, precisamos tomar muita água. Mas qual água devemos tomar? Uma água ácida que faz com que o nosso organismo acidifique mais e tenha que eliminar mais ácidos, ou uma água alcalina que facilita a eliminação dos metabólitos ácidos e neutraliza o excesso de prótons produzidos? Pelo menos 6 copos de água alcalina diariamente.

E como você encontra água alcalina? Existem filtros específicos que alcalinizam a água, basta você pesquisar o que fica mais próximo para sua aquisição.

7. MEDITAR

Para alterar onde direcionamos nossa atenção, precisamos nos tornar conscientes de nossa atenção. Então, podemos criar conscientemente os estados internos, comportamentos, sentimentos, situações e sentido que desejamos.

A meditação é o caminho experimentado e verdadeiro a consciência expandida.

Existem métodos avançados de meditação, como neurofeedback e 40 anos de Zen, mas a meditação é sempre acessível e livre.

Comece com a meditação.

Tim Ferriss tem uma regra geral sobre a meditação: quanto menos tempo você acha que tem a meditar, mais tempo você precisa gastar meditando.

Aprenda a meditar com a Amanda Dreher

8. BANHO GELADO

Sempre que criamos desconforto conosco, é o começo do nosso desenvolvimento. É quando saímos do nosso conforto comum e partimos para algo desconhecido, até então não trilhado, ou por algo que já passamos, mas não conseguimos resolver. Qualquer situação desagradável é uma oportunidade de aprendizado, seja para ultrapassar esse limite que você mesmo se coloca, como para treinar para um dia passar com louvor por essa situação.

Banhos frios tem provado ter um efeito surpreendente em sua saúde e bem-estar. Algo tão simples pode realmente ter uma grande melhoria na sua vida. Assim, agora você não só vai aprender os 15 benefícios de banhos frios, mas como realmente ganhar coragem para começar a praticar, por que é preciso muita coragem.

Para te ajudar a criar coragem, dá uma lida em 15 benefícios:

  • Constrói força de vontade: para um virgem de banho gelado, a quantidade de força de vontade necessária para entrar no banho frio pode parecer a de um monge Shaolin, porque, para o homem comum é um grande salto. Fazer algo que você é tão resistente, todos os dias, mesmo quando você acorda, precisa muita força mental. Com o tempo, esta força mental e disciplina vai se tornar um hábito, que ecoa em cada área da tua vida.
  • Melhora resiliência emocional: Você se perturbado, ansioso ou irritado facilmente? Banhos frios podem ajudar. Sério, banhos frios treinam o seu sistema nervoso para ser mais resistentes ao estresse. Como mostrado neste estudo , banhos frios agem como uma pequena forma de estresse oxidativo em seu sistema nervoso. E com o tempo, o corpo se adapta a isso. Essencialmente, você ficará mais calmo e tranquilo. Na primeira vez em que tomar o banho gelado, você não será capaz de pensar direito, muito menos de respirar. Mas depois de um mês, você estará pensando sobre o seu dia altamente focado. Isso se traduzirá em sua vida como você eliminar besteiras que gerem stress e estragam o teu humor.

Isto pode ser visto como uma adaptação ao stress oxidativo repetido, e é postulada como um mecanismo de endurecimento corpo. Endurecimento é a exposição a um estímulo térmico natural, resultando num aumento da tolerância ao stress, por exemplo, doenças. Fonte

Pense no James Bond. Nos livros, James Bond sempre toma banho no que é chamado de ducha escocesa, onde ele começa quente e termina com água gelada. Eu faço assim 😀

  • Reduz o stress: junto com o aumento da sua adaptação a situações estressantes, os banhos gelados vão reduzir os níveis de ácido úrico, e aumentar os níveis de Glutationa no sangue, tornando-o menos estressado em geral. Fonte
  • Aumentar a vigilância:  se você é uma das almas corajosas que já tomaram um banho gelado, então você vai saber que num primeiro momento, é difícil respirar. Mas não tenha medo. Esta respiração profunda às 8 da manhã, todas as manhãs, vai aumentar drasticamente o seu consumo de oxigênio e freqüência cardíaca, resultando em uma dose natural de energia ao longo do dia. No topo da água gelada, esta respiração profunda vai deixar você sentir alerta, em vez de um zumbi grogue como seus colegas de trabalho.
  • Melhorar a pele e o cabelo: uma das melhores maneiras de melhorar a sua pele (e cabelo) é tomando banho frio. Além disso, é grátis! De acordo com a dermatologista certificada, Jessica Krant , água gelada pode ajudar a nossa pele, impedindo-a de perder muitos óleos naturais. E seu cabelo fica o mesmo benefício. Junto com isso, um dos benefícios do banho frio é como ele vai ajudar o seu cabelo parecer brilhante, forte e saudável, mantendo os folículos plano e aumentar a sua aderência ao couro cabeludo. Esta é uma grande notícia para qualquer um de vocês que estão com medo de perder seu cabelo. Fonte
  • Estimular perda de peso: a maioria das pessoas não sabem disso, mas existem dois tipos de gordura em seu corpo. A gordura marrom e a gordura branca. A gordura branca é ruim. É a gordura corporal que todos odeiam tanto. A gordura marrom é boa. Sua função é gerar calor e manter o seu corpo quente. Quando você toma um banho de água fria, a gordura marrom é ativada, resultando em um aumento na energia e calorias queimadas para manter seu corpo quente. Tanto é assim que de acordo com este estudo , as temperaturas baixas podem aumentar a gordura marrom em 15X o valor normal, o que pode resultar na perda de 4 quilos por anoTim Ferris é também observou em seu livro, 4 Horas para o Corpo, que tomar banhos gelados era uma forma incrível para promover a perda de peso. Fonte
  • Aumentam a testosterona nos homens: quanto é difícil dizer, mas de acordo com este estudo , o calor (mesmo em pequenas quantidades) tem um efeito sobre o nosso DNA, RNA e síntese de proteínas nos testículos. Este estudo corrobora esta afirmação, mostrando que apenas 15 minutos de aumento de calor em testículos de ratos mostrou uma grande queda nos níveis de testosterona. O excesso de calor destrói os hormônios testosterona. Fonte
  • Aumenta a fertilidade: mais testosterona = +esperma +fertilidade. Tomar banhos quentes foi provado ser um contraceptivo masculino eficaz. Um estudo na USCF mostrou que os homens que pararam de tomar banhos quentes regularmente, tiveram um aumento de contagem de esperma de até 491%.
  • Melhoram a circulação:  chuveiros frios melhorar a circulação por meio do envio de sangue para os órgãos para mantê-los aquecidos. Esta estimulação do sistema circulatório é ótima para sua saúde cardiovascular global.
  • Drenam seu sistema linfático: o sistema linfático ajuda a eliminar os resíduos das células. Isso é fundamental na defesa de seu corpo de infecções indesejadas. E quando o sistema linfático é bloqueado, ele vai aparecer em sintomas como resfriados freqüentes, infecções e dor nas articulações. Chuveiros frios, quando alternado entre água quente e fria vai ajudar o seu sistema linfático, contraindo os vasos linfáticos quando expostos ao frio e relaxante-los quando exposto ao calor. Isto essencialmente bombeia o líquido que pode ter estagnado em seus vasos linfáticos, resultando em um sistema imunológico mais forte e saudável você.
  • Aceleram a recuperação muscular:  se você é um atleta do que você sabe que tomar um banho de gelo após o treinamento intenso é uma das melhores coisas que você pode fazer para recuperar mais rapidamente. Mas você não precisa de um centro de treinamento de alta tecnologia com submersíveis de água fria para ser capaz de alcançar esses benefícios. Basta tomar um banho frio. Apesar de não ser tão eficaz como um banho de gelo totalmente submerso, que irá melhorar a circulação, e ajudar a remover algum ácido láctico. Tente alternando entre muito quente e muito frio para deixar o sangue ir e vir à superfície. Fonte
  • Aliviam a depressão: banho frio estimula o que é conhecido como “a mancha azul”, que é a fonte primária de noradrenalina no cérebro – um produto químico que desempenha um papel em aliviar depressão. Além disso, o eletrochoque leve recebido ao cérebro pelo banho da água fria, envia uma enorme quantidade de impulsos elétricos a partir de terminações nervosas periféricas para o cérebro, o que poderia resultar em um efeito anti-depressivo. Existe uma elevada densidade de receptores de frio na pele, muito mais do que existem para o registo de calor.  No final de cada chuveiro, eu gosto de simplesmente deixar que a água fria caia no topo da cabeça por tanto tempo quanto eu posso aguentar. Fonte
  • Dá sono: ironicamente, enquanto chuveiros frios te acordam pela manhã, a terapia fria é uma das melhores maneiras de obter uma incrível noite de sono. Tim Ferris fala terapia cerca de frio no seu livro 4 Horas para o Corpo, tomando um banho de gelo de 10 minutos: “o resultado: é como ser atingido com um tranquilizante elefante, mesmo que a melatonina é omitido. Não espere que ele seja agradável em primeiro lugar”.

Você não precisa começar com um banho gelado!

Ufah… sim, você pode começar com um banho quente e aí começar a ligar a água fria aos poucos, e quando chegar lá, manter por pelo menos 3 minutos. E vai ser frio… mas você vai focar nas tuas metas que tem que cumprir e não vai sentir nada.

E aí, como foi a prática? Me conte como aconteceu, nos comentários abaixo!

Quer transformar tua vida?
Receba as próximas atualizações direto teu e-mail, e participe gratuitamente de sorteios semanais de livros. ?? LIVRE DE SPAM.

Comentarios

Mais em Abundancia, Biohacking, BulletProof Coffe, Café BulletProof
Mindset: eliminando crenças de pobreza e incapacidade de uma vez por todas

Como eu havia antecipado no post anterior, hoje vamos entrar mais fundo no assunto crenças limitantes. Você já deve ter ouvido falar muito...

Fechar
rsl2016mmi