Amor próprio: o caminho verdadeiro para o sucesso

Estar comprometido com o sucesso é uma coisa, mas não é a tua vida. Se estar comprometido com o sucesso é tudo na tua vida, você tem um grande problema, porque… o que acontece se você não for tão bem sucedido quanto você busca ser?

Aprender a se amar significa aprender a encontrar valor fora do sucesso tradicional.

Esse é um texto traduzido e adaptado do T. Harv Eker

Deixe-me dizer que depois de mais de 40 anos, e ter sido bem sucedido por 30 desses anos, eu sei a diferença nos erros que cometi quando eu estive quebrado, em relação a como estou hoje, muito mais rico e muito mais feliz.

Aprenda a ser grato

Sim, ser comprometido ajuda. Fazer o que for preciso ajuda, e comparar qualquer um desses dois comportamentos com a auto-estima ou sua dignidade, não é apropriado, e era isso que eu estava fazendo.

A vida é vida, e você precisa agradecer por todos os momentos que você vive, seja você ultra-bem-sucedido, moderadamente bem-sucedido, um pouco bem-sucedido ou não muito bem-sucedido. Você pode começar agradecendo pelo teu sistema respiratório e pelo teu sistema nervoso autônomo, que te mantém vivo. Você tem ideia de quantas pessoas vivem só por que uma máquina faz isso por elas?

* Uma dica que eu, Juliano, aprendi recentemente, é imaginar como seria a vida sem determinada coisa, e então agradecer verdadeiramente por que temos essa coisa, pessoa, situação ou contexto presente na nossa vida.

Quando você é agradecido e feliz pela posição onde você está – não importa o seu nível de sucesso – você emite e expressa uma energia de felicidade. Isso é alta energia, e as pessoas vão querer estar ao seu redor. Você atrairá pessoas até você. Lembre-se, de onde vem todo o seu dinheiro? Você obtém dinheiro, das outras pessoas.

* O dinheiro é apenas energia, uma maneira de representar as trocas, criado como uma forma de facilitar as trocas, que começaram no início da civilização, com bois (capita, origem do termo capital), depois veio o sal (origem do termo salário), o metal, as moedas, o dinheiro, e agora, o dinheiro eletrônico.

É difícil de ganhar dinheiro você é um idiota. O dinheiro é desafiador quando você tem medo. Mais importante ainda, o dinheiro é desafiador quando você está excessivamente estressado e ninguém quer estar perto de você.

Hoje, posso sentir o cheiro nas pessoas porque eu tenho sucesso. Eu posso cheirar o medo, a falta de confiança e a falta de auto-estima. Você está atraindo pessoas ou está repelindo-as. É um ou outro.

Talvez você esteja dizendo: “Harv, você está falando comigo. O que devo fazer?”

Faça amizade com você mesmo

O primeiro passo para aprender a se amar é aprender a se tornar seu melhor amigo. Pense nisso. Se você tivesse um amigo que o tratasse da maneira que você se trata, você nunca seria seu amigo. Além disso, se você tivesse um amigo que continuasse a detoná-lo como a tua mente faz; um amigo que vive apressando você ou um amigo que continua procurando coisas que estejam erradas com você, você seria seu amigo? NUNCA.

* Você gostaria de um amigo que te falasse constantemente: “você é um idiota”, “você é estúpido”, “como você é burro, vive esquecendo as coisas”, “como você é otário, deixa os outros te passarem para trás” ou qualquer xingamento que eu sei que você faz, mas para si mesmo, trocando o “você é” por “eu sou”… Caiu a ficha? Essas frases se tornam crenças autorrealizáveis, e assim você acaba se comportando.

Você pensaria que essa pessoa é um panaca, um idiota. Mas está tudo bem se você fizer isso, certo? Não, não está bem.

O fato é que a maioria de nós não conhece a amizade com nós mesmos, especialmente a amizade incondicional com nós mesmos.

A partir daqui, largue porrete. Solte o chicote. Chicotes não funcionam. Porretes não funcionam. Pare de se bater com o que você pensa que deveria ser, poderia ser como, o que seria bom ser. Ou seja, você deve descartar todas essas expectativas ruins que você tem de si mesmo. Seja gentil com você mesmo.

Amor-próprio = Sucesso

As pessoas me dizem o tempo todo, “Harv, como eu tenho sucesso?” Eu digo: “Se você quer ser um sucesso, então você precisa ser o sucesso. Você precisa ter cheiro de sucesso.”

Isso não significa necessariamente, ter muito dinheiro neste momento.

Isso não significa necessariamente uma vida perfeita agora.

Isso significa que eu estou bem, como estou, aqui e agora. Eu estou bem. Tudo está bom. A vida é boa. Eu agradeço. Sou grato por isso. Eu me concentro no bem, na minha vida, não no que existe de ruim.

Se isso demora um pouco mais ou um pouco menos, sinceramente, seu melhor amigo começará a capacitá-lo. Quanto mais tempo você passou se batendo, se xingando, mal-tratando teu corpo, teu espírito, talvez treinar você mesmo seja mais desafiador, entretanto, os resultados tendem a aparecer mais rapidamente. Além disso, esse empoderamento vai trazer uma energia de sucesso para você. Quando você atinge esse nível, novas idéias, novas pessoas e novas oportunidades virão para você.

É hora de começar a se tornar sua maior líder de torcida! Quais ferramentas, provas ou estratégias ajudam você a permanecer positivo?

* Um das minhas práticas diárias preferidas é, me olhando no espelho, me auto-elogiando pelas minhas conquistas, pelo que aprendi, pelas coisas importantes que fiz no dia, validando quem eu estou me tornando, transmitindo a mim mesmo, meu próprio orgulho, e assim, fortalecendo minha auto-estima e minha auto-confiança. Entenda, que fazendo isso você não estará se gabando, afinal, é de ti, para ti mesmo.

Esse é um texto traduzido e adaptado do T. Harv Eker. 

Direitos autorais das imagens deste post: diversos sites, pesquisados em Google Images. 

Quer transformar tua vida?
Receba as próximas atualizações direto teu e-mail, e participe gratuitamente de sorteios semanais de livros. ?? LIVRE DE SPAM.

Comentarios

About The Author

Empreendedor em série, graduado em Administração de Empresas, cursou Técnico em Processamento de Dados na UFRGS e Engenharia Elétrica na PUCRS. Atua no mercado de Datacenter/Cloud desde 1998. Fundou a WeBrasil, HostNet e Cyberweb, atualmente controladora da KingHost - provedor de hospedagem de sites com 60 mil clientes. Em 2012, criou a Giga Internet, provedor de internet wireless que atende 15 cidades no Rio Grande do Sul. Em 2016, começou o projeto Riqueza Sem Limites, com visão de exportar inspiração e conhecimento de alto nível para além das fronteiras Brasileiras. Atualmente dedica 50% do tempo para estudar assuntos ligados à neurociência, psicologia comportamental e biohacking.

rsl2016mmi