A única pessoa que você precisa ser melhor é a pessoa que você foi ontem

Carol Dweck é professora, reconhecidamente uma das maiores autoridades em motivação como pesquisadora da Universidade de Stanford. Há 6 anos atrás, a Carol juntou anos de pesquisa e escreveu o livro Mindset: A nova psicologia do sucesso. Bom, o que eu quero trazer hoje é que a Carol, em anos de pesquisa e estudos, identificou que existem dois tipos de mentalidades: uma estática, parada, que ela chama de mindset fixo, e outra dinâmica, em constante evolução, que ela chama de mindset progressivo (ou growth mindset). O livro tem pouco mais de 400 páginas, então vou resumir em alguns parágrafos.

Caso você não esteja ambientado ainda com o termo mindset, eu criei um post há alguns meses atrás, dá uma conferida aqui: https://bit.ly/MindSetOQue

Simplificando, mindset significa “configuração da mente”, ou ainda como sua mente está “programada” para interpretar as coisas à sua volta que te afetam e como essa “programação” mexe com a tua vida e a própria mente, teus pensamentos, sentimentos, ações e resultados.

Então, segundo a Carol, as pessoas pode ter mindset fixo, mindset progressivo ou os dois, ao mesmo tempo. Doido isso né? Saca só:

O mindset fixo é quando você é programado desde criança, ou reprogramado em sua vida adulta, para atingir objetivos, não importa como. O importante é o resultado, e quando você atinge, você é O MÁXIMO! A mentalidade fixa premia o menor esforço, o fácil. Sabe o pai que elogia o filho quando ele tira 10 na prova, ou quando ele consegue terminar uma tarefa? Ele acaba entendendo que o mais importante é o resultado, não o estudo, e com isso, ele passa a renegar o estudo, o erro… errar? Errar é péssimo – pensa a pessoa de mentalidade fixa).

Por outro lado, pessoas com mindset progressivo são focadas no processo, no como, e o resultado importa, mas não é o que mais importa. Se uma pessoa com mindset progressivo não atingir o resultado, está tudo certo, pois o objetivo é melhorar o processo, treinar mais e tentar novamente. E a graça da vida é repetir novamente. A mentalidade progressiva premia o esforço. Errar? Errar faz parte do jogo. E vamos novamente – pensa a pessoa de mentalidade progressiva.

Entretanto, pessoas com mindset fixo, ao não atingir um objetivo, se sentem frustradas; ao conquistarem o que queriam, sentem-se desmotivadas (deu, cheguei e agora, o que eu faço para manter o status???), como se faltasse algo que elas nem sabem o que é.

Pessoas com mindset progressivo, por terem uma atitude mental de crescimento, de esforço contínuo, mesmo que não conquistem o objetivo, o foco está no caminho, não no alvo, então valeu ter vivido aquele momento. E quando atingem o alvo, criam um novo alvo, para subir de nível.

Outras características das pessoas com mentalidade fixa:

– Foge ou tenta desviar dos desafios: sendo uma pessoa que precisa manter a imagem de inteligente, errar pode fazer desabar essa imagem. Então para que correr o risco?
– Desiste facilmente de obstáculos: para que colocar à prova o que já é certo ou o status já garantido?
– Considera inútil o esforço, além de ser para os burros.
– Não aceita ou ignora a crítica.
– Vê o sucesso alheio como uma ameaça, com grande inveja dos outros que já atingiram o que ele quer atingir.
– Resultado: fica sempre na mesma e nunca realiza seu pleno potencial.

Pessoas com mentalidade de crescimento
– Se motiva com desafios
– Persiste nos obstáculos
– O esforço é a única maneira de aprender.
– A crítica é uma oportunidade de aprender�: o sucesso alheio é inspirador e contém lições a ser tiradas�- Resultado: está sempre aprendendo coisas novas e sentindo-se realizado

Eu identifiquei alguns aspectos da minha vida com mentalidade fixa, e decidi mudar. A vida parece muito mais fácil do ponto de vista de mindset progressivo… Mas eu preciso treinar mais. Afinal, mudar hábitos é algo que pode demorar, você viu o post de ontem sobre homeostase?

E você? Qual você escolhe praticar a partir de hoje?

Quer transformar tua vida?
Receba as próximas atualizações direto teu e-mail, e participe gratuitamente de sorteios semanais de livros. ?? LIVRE DE SPAM.

Comentarios

Leia o post anterior:
Declaro e decreto uma semana cheia de bençãos e abundância!

A semana já começou, mas cada dia é uma nova oportunidade de começar novamente, de realizar os nossos decretos, por...

Fechar
rsl2016mmi